GÊNERO TEXTUAL – ENTREVISTA

Gênero Entrevista

Fundamentação teórica para introduzir o Gênero Entrevista, antes das atividades práticas.

A entrevista é uma das formas mais comuns de se obter dados para notícias e reportagens. É uma matéria jornalística organizada sob a forma de perguntas e respostas. Há diferentes objetivos quando se vai entrevistar uma pessoa ou um grupo de pessoas. Conforme a intenção, ou seja, o que se pretende obter do entrevistado, tem-se os seguintes tipos de entrevistas:

1) Entrevista noticiosa: pretende extrair do entrevistado informações sobre fatos que vão se tornar notícias;

2) Entrevista de opinião: a que levanta a opinião do entrevistado sobre o assunto pesquisado;

3) Entrevista “de ilustração”: levanta aspectos biográficos do entrevistado, registrando suas ideias, preferências, ambiente em que vive modos de falar, entre outros;

4) Entrevista coletiva: aquela em que o entrevistado responde a perguntas de diversos repórteres, de diferentes veículos de informações.

A entrevista em relação a sua estrutura compõe-se dos seguintes elementos:download

1) Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante;

2) Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado.

3) Perguntas e respostas – Basicamente é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.

Algumas entrevistas não seguem o esquema apresentado acima, apresentando um roteiro mais conciso, somente de perguntas e respostas; outras, ainda, em invés de retratar as falas em seu modo literal, optam por transcrevê-las usando um discurso indireto.

Confira a entrevista já trabalhada em sala de aula sobre o tema “gravidez na adolescência”

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez-na-adolescencia-2/

Atividade—Relacione os aspectos mais significativos em relação ao tema trabalhado. Comente sobre as causas pelas quais tantas meninas engravidam precocemente segundo a entrevista do DR Drauzio Varella e Dra. Adriana Lippi Waissman é médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especialista em gravidez na adolescência.

gravidez

About these ads

25 thoughts on “GÊNERO TEXTUAL – ENTREVISTA

    • Certamente será, Eder. É um tema importantíssimo a ser trabalhado, pois o número de mães adolescentes é assustador. É preciso que a escola realmente faça um trabalho direcionado, para os números apresentados diminuam.

  1. Elas não engravidam por falta de informação, 92% delas conhecem pelo menos um método contraceptivo, mas não usam pois acham que issso jamais irá acontecer com elas.

  2. A gravidez na adolescência é um problema que está afetando muitas famílias.A maioria das causas da gravidez na adolescência é o descuido de tais, nas relações sexuais.
    Normalmente as mães adolescentes largam os estudos , e as vezes ficam sozinhas para cuidar seus filhos ,por que os pais não aceitam o fato, de que sua filha engravide tão nova.
    Campanhas são muitas por todo o mundo conscientizando as adolescentes a usarem os cuidados devidos. Então previna-se.
    Júlia.

  3. A gravidez na adolescência é um problema muito grave para a sociedade,as adolescentes não se previnem, e acabam grávidas ou então com uma doença sexual como a aids, por isso se você que é adolescente se cuide e não façam relaçõess sexuais sem preservativos, pois isso ira afetar sua vida na escola………
    Jéssica..

  4. Isso sempre aconteçe por falta de estudo, dizem alguns textos, quanto menos a menina estuda sera mais facil dela engravidar,e muitas dessas meninas engravidam por descuito proprio e muitas vezes para se segurar um menino o pai da criança, mas muitas nao so descuido da menina, mas sim do menino. Hoje em dia de 13 a 14 anos é mais facil dela engravidar

  5. As mulheres engravidam cedo porque não usam preservativo,tambémm porque a família nem se importa ,mais logo que a mãe descobre tem um choque porque a adolescente esta vivendo uma fase de transição em busca da própria identidade,as jovens pensam em esconder pois acham que a barriga nunca vai crescer mais logo que a mãe descobre se sente culpada mais tenda ajudar a filha.
    Larissa.. 9º D

  6. A gravidez na adolescência pode ocorrer por muitos motivos.Tem a falta de informação,o incentivo das mídias,da televisão e tudo isso porque eles falam muito sobre os métodos de prevenir e isso também incentiva as jovens a quererem descobrir um pouco sobre a vida sexual e também algumas pensam que com o fato de engravidar conseguiram segurar o seu parceiro.

  7. O baixo nivel socioeconõmico,a baixa escolaridade e a desestruturação familiar tem contribuído para que o índice do número de meninas grávidas tenha aumentado..

  8. Muitas meninas engravidam pois acham que nunca vão engravidar , mesmo conhecendo os métodos contraceptivos.
    Então elas engravidam por descuido, pelo fato de serem mais novas enão pensarem nas consequências.

  9. A gravidez na adolescência , acontece muito por falta de cuidados entre jovens e adolecentes, e por que cada uma acha que isso não vai acontecer com ela.

  10. Bom eu acho que várias pessoas engravidam , por falta de cuidado , elas acham que não iriam engravidar , acharam que jamais aconteceria nada , mais depois que engravidam , 92% das pessoas tem conhecimento , mais 8% apenas não tem , muitas pessoas estão engravidando por falta de cuidado não usam proteção e também não acham que ira acontecer com elas !

  11. O Assunto sobre gravidez na adolescência é muito bom, Pois é para as pessoas ter consciencia do que estão Fazendo !

    Leonardo Boehn 9°E N°13

  12. A gravidez na adolescência está sendo mais comum a cada dia que passa, pois a irresponsabilidade é cada vez maior. Uma adolescente que engravida, para de estudar e normalmente é rejeitada pelos pais, pelo caso deles não aceitar que suas filhas engravidem adolescente. Hoje em dia existem muitas campanhas que alertam as adolescentes sobre a gravidez, além de existirem muitas formas de prevenir a gravidez. A camisinha é uma das formas mais baratas e seguras de evitar uma gravidez. Então se for fazer relações sexuais USE CAMISINHA. Yasser Strelow Katbeh n35 9ano D

  13. Eu acho que elas, as adolescentes devem procurar saber mais sobre prevenção , de como evitar um filho que foi o que a doutora Adriana Lippi Waissman falou, as meninas devem estudar e ter um bom emprego, antes de engravidarem.

  14. Hoje em dia a facilidade em que tudo acontece é enorme, principalmente quem vive na favela, a pobreza, desestruturaçao a fala de estudo, tudo ajuda mais um pouco a cada vez mais aumentar a quantidade de meninas que ainda acham que uma criança é uma boneca, mais não é..não podemos joga-la quando cansamos,

  15. Marechal Cândido Rondon
    14 de maio de 2013

    Caro,colunista do jornal”O Presente”

    Eu li o editorial”Rigidez Fundamental” e fiquei meio contente com as atitudes tomadas pelo governo de cobrar maior rigor no trânsito, até que enfim perceberam como essas estradas estão violentas.
    Um exemplo é os vários acidentes em BR e também dentro das cidades .A falta de respeito está grande,e acham que é só ele que esta fazendo errado ,assim mais pessoas agem assim e fica essa bagunça.
    Só mais uma coisa, porque demoraram tanto pra tomarem essa atitude ?Teve que esperar pessoas inocentes morrerem em grande número por causa de uns e outros que não tem respeito?

    Obrigada pela atenção !
    Aline

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s