Ações 2013- Tema Cidadania

DSCN3990Cidadania; direitos e deveres e ações. Qual é meu papel?

Ler, conhecer e discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e ou ações que cabe a cada aluno e cidadão, e que são imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, como consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana.

DSCN3991

Objetivos específicos

– Estudar, discutir para distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.

– Entender o que é cidadania plena de fato e de como vivê-la efetivamente.

– Desenvolver o senso crítico dos alunos, para que sejam protagonistas de sua história e saibam quais são os seus deveres e quais direitos podem e devem exercitar, primeiramente na escola e posteriormente fora desta.

– Discutir os direitos e deveres de cada cidadão e do aluno primeiramente, um cidadão em formação.

– Tomar atitudes, organizar ações a partir dos temas e subtemas trabalhados como diversidade, valores e problemas sociais

– Propiciar momentos de leituras individuais e coletivas de textos relacionados ao assunto cidadania.

– Promover o acesso de leituras via Redes Sociais, Blog, Facebook e participar com comentários, expressando seu ponto de vista.

– Socializar com os demais colegas, comunidade escolar, família e Redes Sociais os temas trabalhados e as ações desencadeadas.

DSCN2140

 3- Pessoas envolvidas:

– Seis turmas do colégio diretamente e as demais turmas, via redes sociais e blog de Língua Portuguesa, além de murais que foram socializados com as cartilhas e todas as pesquisas envolvendo alunos, pais e demais pessoas da comunidade. Professores que utilizam os murais expostos para análise dos dados.

DSCN1687

 

4 – Atividades Desenvolvidas dentro do tema

Primeiramente, antes de iniciado o trabalho, foi realizada uma enquete envolvendo quatro questões sobre cidadania, direitos e deveres, com cinco turmas de 9º Anos e uma de 7º Ano para obter “visibilidade” em relação ao tema proposto, e o que cada um pensa ou sabe sobre o assunto.

Conversa e exposição sobre o Projeto Televisando o Futuro, material postado sobre o Projeto no Blog de Língua Portuguesa e no Facebook do Colégio; utilização do Face (Facebook) particular, partilhados com os alunos.

No Blog, foi criada a Categoria: Cidadania. https://aprendereagir.wordpress.com/

Analisando as postagens no Blog.

Analisando as postagens no Blog.

Criou-se, para cada turma envolvida no Face, um grupo fechado para que a troca de informações e atividades fosse socializado entre os pares: http://www.facebook.com/vera.pagnussatti- e https://www.facebook.com/

Posteriormente, trabalhou-se a necessidade da leitura, como informação essencial de todo cidadão, para que cada um possa se inteirar dos assuntos circundantes ao seu meio, e da necessidade em estar a par dos acontecimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir vídeos, ouvir músicas, ver textos que versavam sobre o que é ler, o que é leitura, como desenvolver o hábito de ler e as dificuldades para quem não pratica a leitura.

Após essa sensibilização, os alunos criaram versos individuais que foram partilhados. Na sequência, organizaram poemas sobre leitura, estes digitados pelos próprios alunos, impressos e colocados em murais junto a Banca de Revistas do Colégio.

DSCN2135

Trabalho com as Cartilhas – João Cidadão.

Cartilha 01

– Postagem da cartilha 01 no Blog de Língua Portuguesa.

– Postagem do endereço (link do blog) no Facebook, já contendo as atividades em relação à cartilha 01.

– Socialização oral das conclusões e discussões dos assuntos presentes na referida Cartilha. – Organização de um mural com a cartilha impressa no saguão do Colégio, junto à Banca de Revistas e Jornais.

DSCN1759

Cartilha 02

– A mesma sistemática foi feita com a cartilha 02.

– Postagem no Blog, junto com as atividades. Socialização via Face.

– Sistematização das ideias principais dos temas trabalhados, no caderno, postagem dos comentários no Blog.

– Entrevista com os pais, referente aos principais deveres e direitos dos cidadãos.

– Digitação dos resultados, e organização de murais no Colégio. E também nas redes sociais.

– Cartilha 03

DSCN1740

– Socialização da cartilha via redes sociais.

– Leitura online e através dos murais da cartilha impressa.

– Trabalho coletivo tendo como princípio as leis e demais temas presentes.

– Pesquisa em casa sobre as leis conhecidas pelos pais e pelos alunos.

– Postagem dos resultados no Blog e Facebook

– Cartilha 04.

– Socialização da cartilha via redes sociais.

– Leitura online e através dos murais da cartilha impressa.

– Trabalho coletivo tendo como princípio as leis e demais temas presentes.

– Pesquisa em casa sobre as leis conhecidas pelos pais e pelos alunos.

– Postagem dos resultados no Blog e Facebook

DSCN1121

Pesquisa com 300 alunos do Colégio sobre os direitos e deveres dos alunos.

– Sistematização dos resultados individuais e posteriormente coletivos.

– Digitação dos resultados.

– Postagem no Blog e Facebook dos resultados.

– Impressão e organização de murais com fotos e pesquisa.

-Produção poética sobre o tema: Sou aluno cidadão.

– A partir do estudo de verbos e ações importantes na tomada de decisões.

– Entrega das poesias e posterior postagem no Blog e num grupo especial no Face exclusivamente para produções.

DSCN3171

Selecionando as ações

Selecionando as ações

– Participação na sessão da Câmara de Vereadores.

– Pesquisa sobre a função e importância dos vereadores.

– Diferenças entre os poderes Legislativo e Executivo.

– Importância da participação de todos nas decisões políticas do Município.

– Pesquisa individual, apresentação oral em sala

– Postagem no blog.

– Apresentação oral e comentários sobre a importância e necessidade do envolvimento de todos na vida política do Município, estado e país.

DSCN3433

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

Grupos de pesquisa – Temas seminário – Socialização 

Temas e subtemas explorados: Qual é meu papel?

Cidadania: Direitos e deveres. Direitos do cidadão, Deveres do cidadão, Eleições, Leis, Trabalho, Imposto de Renda, Democracia, Aposentadoria por tempo de serviço e Invalidez, Educação, Esporte, Cultura, Lazer, Saneamento básico, Saúde, Registro civil, Serviço militar, Funções dos vereadores, Participação na vida pública (política) etc.

Vídeo sobre o Projeto. RPC TV

Vídeo sobre o Projeto. RPC TV

Metodologia- estratégias para o desenvolvimento dos trabalhos

– Pesquisas por grupo de seus temas e subtemas.

DSCN0703

– Coletânea/subsídios, estudo dos textos encontrados, dentre eles reportagens, artigos, notícias, entrevistas etc.

– Elaboração das questões para a entrevista. Trabalho em sala, por grupo.

– Envio das questões via e-mail, ou Facebook, para uma primeira revisão.

– Devolução das questões já corrigidas e entrega das cartas de apresentações para cada grupo.

– Levantamento dos profissionais.

DSCN4144

– Agendamento das entrevistas, com os profissionais da comunidade, conforme o tema da equipe.

– Comparecer ao local marcado para a entrevista com meia hora de antecedência, uniformizados e com a carta de apresentação.

– Gravar, filmar, fotografar e anotar a entrevista para registrar detalhes importantes.

– Organizar o conteúdo em slides, a parte introdutória do assunto, dados significativos, e conclusão do tema.

DSCN4333

– Editar as entrevistas.

– Reescrita das entrevistas da oralidade para a escrita. Envio das mesmas via e-mail.

– Organizar o material a ser socializado, tendo a entrevista como uma complementação do estudo.

– Distribuição das partes e funções do grupo.DSCN3980

– Estudo individualizado e por grupo/ensaio.

– Verificação do material pertinente para cada apresentação.

– Organização do espaço.

– Apresentações

 

– Apresentação para as demais turmas do Colégio e Comunidade escolar e pais, no período vespertino e matutino.

– Relatório escrito das apresentações, feita individualmente, das apresentações dos outros grupos.

DSCN4083

– Postagem no Facebook do Colégio, grupos, alunos, etc. e Blog de Língua Portuguesa, o conteúdo e o resultado.

DSCN4000

– Inserido no Youtube as entrevistas efetuadas, para serem postadas no Blog, bem como os slides do trabalho.

– Postagem de comentários, no Blog, sobre a importância dos temas trabalhados, da socialização e do envolvimento da comunidade.

– Envio de mensagens e slogans, via suportes tecnológicos com celulares e afins.

DSCN4107

– Entrevistas para a TV local sobre a importância e essência dos trabalhos.

DSCN4539

5 – Locais onde são desenvolvidas as atividades

– Algumas na própria sala de aula.

– No laboratório de informática.

– No saguão do Colégio.DSCN4027

– Em casa junto aos familiares.

– Câmara Municipal.

– Prefeitura.

– Demais locais onde as entrevistas forma efetuadas, com diferentes profissionais da comunidade.

 

 

Pesquisas e Seminário de Socialização- Tema: Cidadania- Direitos e deveres.

 Qual é o meu papel?

Turma 9º C 7º B

DSCN3919

DSCN4153

 

Como a atividade p foi  desenvolvido

De forma gradativa, permeada pelos gêneros textuais presentes no Currículo da série em questão. Priorizando a leitura e oralidade e produção textual. Envolvendo o maior número de alunos e comunidade escolar. Socializando os resultados via Redes Sociais, jornais e TV.

Temática- Violência nas escolas.

 

 

Conhecendo mais o Poder Executivo

Audiência com o Prefeito Moacir Luís Fröhelich

DSCN8243

Após participarem de quatro sessões da Câmara de Vereadores, pesquisarem sobre as funções dos vereadores, dialogarem com os representantes do Poder Legislativo, usarem a tribuna para explanarem sobre os objetivos e importância do Projeto, os alunos participantes do Projeto Cidadania: Qual é o meu papel? foram recebidos pelo Prefeito Municipal de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luís Fröhelich, Vice-prefeito, Silvestre Cottica, Secretária de Educação Marta Bendo e secretário de Administração Altair Genz, para uma audiência, no dia 03 de outubro de 2013, nas dependências da Prefeitura.

 

DSCN8245

Na ocasião os alunos conversaram com o prefeito e vice, sobre as questões do Município como: saúde, educação, transporte, saneamento básico, moradia, dificuldades e desafios do poder Executivo em administrar às questões ligadas a municipalidade, como conciliar tudo, como administrar os gastos etc. (muitos trouxeram as perguntas de casa, elaboradas juntamente com a família).

DSCN8253 Na ocasião o prefeito explicou questões ligadas ao orçamento, fazendo um comparativo com a casa dos alunos e o gerenciamento das prioridades eleitas em comum acordo entre os pais e filhos, e o que pode ou não ser atendido, o que essencial, quanto dinheiro há para ser gasto etc.

 

DSCN8272

Os alunos buscaram saber ainda, sobre o requerimento entregue ao poder Legislativo, e este ao o Poder Executivo em relação à doação do terreno situado ao lado do Colégio Estadual Eron Domingues, para a construção de um anfiteatro. Nada ficou definido na ocasião. Os alunos manifestaram novamente o desejo e necessidade do espaço solicitado, uma vez que o Colégio não possui um espaço amplo e adequado para a realização de Seminários, apresentações teatrais, e demais solenidades que comportem várias turmas juntas.

DSCN8260

DSCN8277Além dos objetivos descritos acima, os alunos representantes das seis turmas, solicitaram ao poder Executivos espaços e recipientes específicos, para depositar óleo usado de cozinha, em diferentes lugares públicos, visando o recolhimento deste e o repasse ao Colégio, haja vista que o mesmo possui espaço próprio para tal fim, pois o educandário comercializa com outra empresa de transportes, que por sua vez reutiliza na fabricação de combustível. O lucro é revertido para a  compra de materiais esportivos, livros e demais utensílios de uso escolar. A proposta em questão foi aceita e entrará em discussão/estudo para viabilizar a instalação dos referidos.

DSCN8293

Por último, o prefeito municipal, questionou os alunos em relação às pesquisas realizadas pelos envolvidos no Projeto, junto aos moradores dos bairros, interior do Município e centro, momento em que muitos alunos comentaram sobre as principais reivindicações, já entregues ao poder legislativo, durante sessão da Câmara. O representante disse que buscaria sanar as dificuldades mais urgentes, entre elas a colocação de Lixeiras para a coleta de materiais recicláveis, nos bairros.

DSCN8274

 

 

 

 

Corrupção – ética- caráter

Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráterOscar Wilde

O que é corrupção? O que é ética? O que ambas têm em relação à Cidadania?

Para responder as questões acima, os alunos foram instigados a pesquisarem sobre o tema em diferentes  suportes tecnológicos, revistas e livros, e postarem suas pesquisas no Facebook,  grupo fechado por turma, para que todos pudessem partilhar, ler e comentar as postagens dos colegas.

Posteriormente o assunto foi discutido em sala de aula e todos elaboraram textos dissertativos sobre o tema. No momento os alunos participaram de um Concurso de redação sobre o assunto mencionado, organizado pelo Observatório Social de Marechal Cândido Rondon.

 

 

 

“Consciência Cidadã” – Corrupção – Qual é o papel de cada cidadão?
Depois das pesquisas…hora da discussão e sistematização das ideias, opiniões, argumentos…Alunos do 7º Ano B do Colégio Estadual Eron Domingues — com Ana Wilma e outras 21 pessoas(14 fotos)
FotoFotoFoto
Curtir ·  · Promover · Compartilhar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Discutindo o tema corrupção

Discutindo o tema corrupção

DSCN8982

 

 

 

 

Produzindo textos dissertativos.

Produzindo textos dissertativos.

 

Bullying.

Atividade para leitura e registro das ideias mais significativas.  Para o dia 11/03/2013

Texto;

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm

VÍDEO:

111 thoughts on “Ações 2013- Tema Cidadania

  1. Após a leitura achei muito interessante o texto,pois ás vezes não damos tanto valor ao bullying, e que pode levar até ao suicídio ,destruindo vidas de pessoas pela vida inteira, por causo de uma brincadeira de mau gosto repetitiva.

  2. Com a leitura do texto aprendi:
    O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes.

  3. Após a leitura do texto apreni:
    O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes.

  4. Após a leitura do texto Bullying escolar, aprendi:
    O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes.

  5. após a leitura do texto aprendí:
    A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes.

  6. O texto Bullying Escolar, mostra que o bullying é praticado de vários maneiras e também que as consequências para quem sofre são terríveis. Bem como para quem pratica também é prejudicial.

    • Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.

  7. O texto explica muito sobre o bullying. Está com muita frequência acontecendo em nossos colégios. Isso é um mal que precisamos combater. Vamos alertar nossos colegas sobre o mal que isso causa. Mesmo você estando praticando o bullying maltratando o outro você está se maltratando também e contribuindo pra no futuro lhe fazer muito mal.

  8. Respeite as pessoas se você espera respeito, não cometa o Bullying, um dia pode ser você a vitima, e se isso ocorrer procure a direção da sua escola ou converse com seus pais, Bullying é um crime muito cometido, cuidado!

  9. Bullying e Suas Consequências :
    O bullying ultimamente anda matando muitas pessoas pelo mundo inteiro. As vítimas que sofrem bullying ficam muito decepcionadas com as agressões, e acham que a única solução é a morte ! O Bullying causas problemas psicológicos e físicos. Os que praticam o Bullyign tem uma grande chance de se tornarem adultos agressivos. Quando não há intervenções eficazes contra o BULLYING, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa auto estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil. ‘–‘

  10. O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder.
    A palavra bully significa valentão, brigão, os bullys tem grande chance de se tornarem adultos violentos,podendo até fazer atos delituosos e delinquentes.
    Quando não há intervenções eficazes contra o bullyng, o espaço escolar torn-se totalmente corrompido, todas as crianças sao afetadas, passando a experimentar sentimentos de anciedade e medo.

  11. É um comportamento condenável, que se não for detido a tempo pode causar transtornos gravíssimos a vítima.Muitas vezes os professores não percebem e ninguém toma providência alguma para deter e isto vai crescendo como uma bola de neve…
    Os pais devem ficar atentos e se perceberem alguma modificação no comportamento de seu filho (a), devem investigar para saber se a causa não é a perseguição de colegas na escola. As vezes é necessário até a mudança de escola

  12. O bullying é um bloblema mundial que pode acontecer por um grupo ou por uma pessoa cujo o objetivo é agredir outra pessoa pode ser físicamente ou verbalmente. Essa pratica do bullying é muito comum nas escolas e esta presente entre crianças e adolescente… O Bullying é uma brincadeira de mal gosto que não devia ser cometida

  13. O texto fala sobre todas as formas de pratica do bullying,que quer dizer praticar atos agressivos e humilhantes de um grupo de pessoas contra um colega.
    Lendo o texto eu descobri também que o bullying não prejudica só quem sofre como também quem pratica.
    Praticante:quando adulto tem grande chance de obter um comportamento anti-social e violento.
    Vitima:quem sofre quando adultos podem adquirir um comportamento bastante hostil,baixa auto estima e ainda dificuldade de se relacionar com outra pessoas.

  14. O Bullying acontece em todas escolas,e isto nao acontece só com meninos, mas com meninas também depois de adultos eles podem, ser retardado e agressivos
    Os alunos, com uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o bullying, tanto autores, como alvo. Os alunos que sofrem bullying dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem.

  15. Ótimo texto, explica muito bem sobre bullying, pois todo tipo de comentário, agressões mesmo não querendo ser por querer, atinge a quem está sendo direcionado.

  16. O texto que lemos é muito importante para a aprendizagem do bullying,e mostra que não devemos praticar o bullying,e é isso parabens pelo texto.

  17. Bullying quem pratica é um fracote que não tem sentimentos ou que quer se sentir melhor e acaba xingando ou batendo em alguém pra se tornar o valentão ….quem pratica deveria ser presso ou multado pq muitas vezes quem sofre pode se matar .

  18. O bullying é o pior coisa que alguém pode sofrer ;
    só quem sofreu pra dizer isso .pois parece q nunca passa vc tenta esquecer mais ,é uma coisa q vc leva pra vc e nao esquece ……aconselho todos os que sofreram bullying não se feche pra dentro de si , fale pros pais diretor de sua escola pois se vc deixar por isso a coisa vai piorar cada vez mais ; a vida é muito curta pra pensar só nas coisas ruins,pois a coisas maravilhosas ao nosso redor ^^)

  19. Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.

    Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

  20. O texto é muito bom porque fala sobre que os jovens de hoje em dia estão fazendo outras pessoas sofrerem por causa da violência preconceito,mais conhecido como bullying.

  21. O texto sobre bullying achei muito importante e relata o que acontece com algumas pessoas
    e tomara que as pessoas que praticam,leiam isso esse toquem do que estão fazendo e observem como as pessoas sofrem. O cyberbullying e o bullying é comum entre os jovens.

  22. Muito bom o texto , pois relata sobre o bulliyng e até mesmo para que algumas pessoas que praticam bullying se conscientizem , que não pode fazer isso , pois é crime !! vc que sobre bullying denuncie !!!!

  23. O texto homofobia fala dos casais gays,eu gostei do texto porque os gays sao humanos iguais a todo mundo e nao é só por causa dos conportamentos e roupas diferentes que eles devem ser excluídos .Mais pelo contrário devemos ajudar eles e dar forças para eles continuar a viver bem e felizes entre todos ,sem serem discriminados.

    Patricia de Oliveira Finger 9 ano B

  24. A homofobia é um tipo de bullying que é praticado principalmente contra os “gays”, em forma de humilhações, agressão fisica ou verbal e vários modos. Isso é uma violencia horivel porque ninguém tem o direito de interferir na sexualidade alheia, e é muito importante que os professores trabalhem isso dentro de sala para que os alunos se concentizem do problema porque pode causar problemas futuros de quem sofre a violencia e até mesmo dos praticantes, porque podem si tornar jovens agressivos e violentos. Mariane n:24, 9 ano A

  25. Bom,após ler o texto sobre homofobia, eu não só percebi como também entendi que o bullying é crime e deve ser denunciado rapidamente.Uma forma de prevenir o bullying é os professores trabalharem ele em sala de aula, como estamos fazendo, pois assim e uma forma das pessoas aprenderem que o bullying é um crime e quem faz deve pagar por isso..
    Também tem pessoas que criticam as pessoas que gostam de outras pessoas do mesmo sexo,pra mim isso não tem importância pois cada um escolhe a pessoa que quer ter ao seu lado e em sua vida,e tem pessoas que criticam as pessoa lésbicas,bi,gays etc..Acho que as pessoas que sofrem esse tipo de agressão seja verbal ou pessoal temque denunciar a pessoa que esta praticando o bullying. Quem testemunha deve denunciar e não ficar quieto,pois se vc ficar quieto a pessoa que esta fazendo o bullying a vc vai faze cada fez mais.Isso pode até provocar o suicídio por causa do bullying. Denuncia nao fique quieto
    Mara Marisa n;15,9 ano e

  26. O bullying nao traz meros problemas às vítimas ou aos praticantes,
    ele destrói a vida dos que estão ao redor fazendo com que o ambiente em questão fique
    sobrecarregado de tensãoo e medo.
    De que adianta saber que a lei existe e que o bullying é considerado crime,
    sendo que ao mesmo tempo a lei cria formas de amenizar a causa.
    Se pararmos para pensar firmemente,os bandidos nao são só aqueles que se escondem por detras de seus teclados e computadores, quando estamos falando do bullying, são também
    aqueles que se julgam governantes e que se acham espertos demais
    para governar um país.
    De que serve sua esperteza, sendo que para resolver um problema que com certeza também ocorre com os filhos deles, ela trava.
    ao invés de colocarem o dinheiro na cueca ou em meias,
    por que não investem em projetos e leis mais severas que traga benefícios a nós, as vítimas dos praticantes de bullying ou até mesmo ao praticantes,pois assim o Brasil deixara de ser visto por muitos como um pais sem leis,sem valores e sem respeito com os cidadãos.
    O BULLYING E INADMISSíVEL, MAIS SÓ VAMOS PERCEBER ISSO DEPOIS QUE ELE DESTRUIR E SE IMPREGNAR EM NOSSAS VIDAS.

    (allan junior 9° ano e)

  27. A JOVEM ATUAL

    A jovem atual só quer ser feliz
    A jovem atual se diverte com os desafios
    Sonha com o príncipe encantado
    Chora pelas amizades que se perderam
    A jovem atual só quer ser feliz
    Pra ela
    Viver a vida é o que importa
    É vaidosa
    Quer estar sempre linda
    Quer ser mulher
    E ao mesmo tempo menina
    Está sempre apaixonada
    Não se preocupa com o dia de amanhã
    Quer se aventurar
    Descobrir coisas novas
    A jovem atual só quer ser feliz
    Busca somente a felicidade e a paixão
    Pra ela é só isso que importa
    Viver livre
    Sem preocupação
    Sem responsabilidade
    Só com a felicidade
    Pois pra ela nada mais importa
    Só isso
    Ser feliz
    NOME: Gabriela W. Nº 12 9º ano B

  28. SER JOVEM
    Todo jovem tem muita diversão,
    sonhos, amor e compaixão.
    Nós só queremos paz,
    nós queremos estudos,
    nós queremos conquistas, e nós vamos ter.
    Jovens apenas jovens, somos tão sonhadores,
    criadores do nosso próprio mundo.
    O jovem quer ser livre, quer sair sem rumo,
    ter liberdade, quer ser feliz de verdade.
    Os jovens são assim mesmo,
    agem sem pensar,
    pensem após agir,
    agem por impulso…
    Nós jovens desviamos dos obstáculos da vida
    e quando caímos…
    Levantamos, sacudimos a poeira
    e cicatrizamos as feridas.
    Jovens têm pudor…
    Sentem frio…
    Sentem calor…
    Jovens envelhecem, jovens sentem amor.
    Jovens têm sentimentos, tem fraquezas,
    Tem garra e dedicação…
    Jovens tem beleza,
    Jovens tem EMOÇÃO…

  29. SER JOVEM

    Todo jovem tem muita diversão,
    sonhos, amor e compaixão.
    Nós só queremos paz,
    nós queremos estudos,
    nós queremos conquistas, e nós vamos ter.
    Jovens apenas jovens, somos tão sonhadores,
    criadores do nosso próprio mundo.
    O jovem quer ser livre, quer sair sem rumo,
    ter liberdade, quer ser feliz de verdade.
    Os jovens são assim mesmo,
    agem sem pensar,
    pensem após agir,
    agem por impulso…
    Nós jovens desviamos dos obstáculos da vida
    e quando caímos…
    Levantamos, sacudimos a poeira
    e cicatrizamos as feridas.
    Jovens têm pudor…
    Sentem frio…
    Sentem calor…
    Jovens envelhecem, jovens sentem amor.
    Jovens têm sentimentos, tem fraquezas,
    Tem garra e dedicação…
    Jovens tem beleza,
    Jovens tem EMOÇÃO…
    9º ano B

  30. A violência na escola

    Para muitos alunos e profissionais de educação a violência vem de fora das escolas , ou seja , a escola é vista como uma vítima de “ maus elementos” que atacam , depredam e roubam.E no entanto também produz a violência no seu cotidiano. É uma violência sutil, que se esconde sob medidas e posturas que estigmatizam, discriminam e afastam os alunos.
    Quase sempre, a violência não é um ato gratuito, mas uma reação àquilo que a escola significa ou, ainda pior, àquilo que ela não consegue ser. A maioria das ocorrências violentas nas escolas é praticada por alunos ou ex-alunos. Ou seja, muito raramente são “elementos estranho” que atacam a instituição.
    A violência na escola é diferente da violência das ruas: insere-se no meio escolar, alimenta-se da sua dinâmica e de seus vícios. Soluções policiais não resolvem. E claro que, se for necessário, deve-se colocar vigias, gradear as janelas etc.
    Como a escola depende do que está à sua volta, o entorno deve ser sempre considerado. Se a escola estiver integrada a ele, abrindo o seu espaço privilegiado e valorizado não só aos alunos, mas ao oferecimento de soluções para problemas e necessidades da região, será mais respeitada pela comunidade onde se insere.
    Maxuelder.

    Nome: Maxuelder Domingos Correia Numero:36 Serie: 9 E

  31. Explorarão sexual e pedofilia

    A minha opinião sobre o seminário apresentado pelo do 9º ano E, foi muito boa.Eles apresentaram tudo sobre o tema sexualidade. O meu grupo apresentou sobre explorarão sexual e pedofilia , entrevistamos a Glesi do Conceito Tutelar e mostramos vídeos e slides mostrando características, curiosidades e opiniões sobre o assunto .
    Os demais grupos apresentaram usando slides e vídeos no projetor de imagem
    Os grupos apresentaram mostrando formas de se proteger e como combater esses tipos de desvios de sexualidade.
    Alguns grupos não puderam mostrar seus vídeos e slides por falha de gravação ou problemas na hora, no projetor de imagens.
    Essas apresentações nos ajudam, para que no futuro nós podemos passar adiante, e saber como se defender e como se prevenir.

    ASS:Yan Silva 9ºE

  32. Seminário

    O seminário apresentado pelos 9 anos D e A, do Colégio Estadual Eron Dominguessobre Formas de violência, no dia 11| 06 |2013 foi bem elaborado e foi utilizado computadores e vídeos, na TV e em aparelhos projetor de imagens, ETC.
    O trabalho apresentado sobre as drogas foi bem apresentado com fotos e vídeos ,falaram que as drogas só dão prazer para os usuários temporriamente.A droga é um vicio começa com o incentivo dos amigos e se torna dependente dela.
    Já o alcoolismo esta presente em todo o mundo ,ele pode causar várias doenças como o estress . O álcool é o mais perigosos das drogas lícitas, causando acidentes de trânsito e atropelamentos, causando mortes e tristezas.
    As consequências das violência no trânsito vão desde as mais graves que são mortes por questão da bebida alcoólica inclusive em acidentes mais simples acarretam consequeências também.Os principais dias que os jovens querem e bebem mais é na sexta-feira a tarde .
    Para diminuir os problemas depende muito da nossa consciência, da consciência no trânsito por parte de todos.Não beber não sair xingando , ofendendo ,tem que sempre dirigir com cuidado pensando no próximo .
    A maioria dos acidentes é causado por questão do álcool ,dormir e falar ao celular .
    Cada ano esta aumentando acidentes de trânsito .
    Outro tipo de violência apresentado no Seminário é o bullyng, tem o tipo de agressão física ou verbal como brigas e ameaças .
    A vítima nas maiorias das vezes é menor que o agressor.
    Os pais e professores devam estar ciente que isso pode estar acontecendo com seus filhos e alunos.
    A maioria das vítimas ficam com conseqüência de medo e trauma dos amigos e colegas .
    O termo bullyng é utilizado para descrever um ato de violência física ou psicológica.
    É feito bullyng para humilhar e insultar a vitima diante de seus colegas.
    Todas essas formas de violência não podem ser permitidas.

    Yan Silva N:28 9ºE

  33. No dia 11-06-13 o 9º D apresentou um trabalho, e o tema era FORMAS DE VIOLÊNCIAS, OS SUB TEMAS ERAM: DROGAS, ALCOOLISMO, VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E Violência contra A Mulher. Os grupos utilizaram computadores, pendrives e o data show para o repasse dos temas e pesquisas feitas.
    Os grupos apresentaram muito bem, foi bom de assistir porque a maioria soube explicar lá na frente, e teve uns 2 ou 3 grupos que não foram muito, mas ficou muito bom. Usaram o data show e ficou muito bem, os slides foram bem informativos, e teve um grupo que ficou sem passar o vídeo da entrevista por que deixar o pendrive só com uma pessoa do grupo e aquela pessoa perdeu,mas ficou muito bom mesmo assim.
    A minha opinião é que ficou muito bom com exceção de um grupo, mas eu gostei muito e foi bem informativo.

    Nome; Anderson Henrique
    Nº31
    9ºe

  34. O seminário tem uma importância muito grande para a aprendizagem do aluno, é um tema muito importante, que você aprende repassando para os outros alunos.
    O tema sexualidade é um tema legal de se trabalhar em grupo, e transmitir esse conhecimento. A apresentação teve uns grupos que se saíram muito bem e uns não foram organizados, mas muito boa a apresentação. O uso da TICS foi muito bem, por que sem essa tecnologia ia ficar difícil apresentar, o uso da TICs ajudou bem nas apresentações que teve.
    E o ponto negativo das apresentações foi que teve uns erros de escrita, e uns vídeos que não rodaram direito.
    Nome: Anderson Henrique
    Nº31 9º E

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s