Ações 2012

Descrição das ações  realizadas   como “respostas” ao tema  Violência nas escolas – Bullying.

Encaminhamentos Metodológicos.

As atividades foram organizadas e efetivadas de forma gradativa e interligadas, de acordo com o próprio currículo dos anos (turmas) envolvidos. Para facilitar o entendimento, as atividades serão descritas em forma de tópicos conforme a sequência das ações e objetivos pré-estabelecidos.

Sensibilização para o tema – Amizade – Paz – Harmonia –Respeito – Convivência. Aula expositiva – debate – Vídeos de músicas – Histórias em Quadrinhos – Poemas sobre o tema proposto. Foco principal dos trabalhos – Não há aprendizagem qualitativa de fato se o ambiente não for de harmonia, de respeito, entre alunos e professores.

Mural demostrando o único caminho para a efetivação de um clima de paz e harmonia no ambiente escolar e fora deste.

Slogan definido para a Campanha.

Trabalho individual e em grupos: qualidades, valores necessários para viver em paz, com dignidade e crescimento. Socialização das palavras entre os alunos.

Produção Coletiva de poemas sobre Ser amigo é… Amizade – Técnica – Sanfona de poesia. Gênero poema, especificidades sobre o gênero em questão (Momento em que os mesmos voltaram às palavras catalogadas da aula anterior).

Reescrita dos poemas sobre Amizade, trabalho coletivo – Produção individual a partir das ideias apresentadas pelos colegas de grupo.

Entrega manuscrita dos poemas pelos alunos. Correção, anotações, observações sobre os poemas. Entrega dos poemas para digitação e envio das produções via e-mail, para comporem murais e livros com as coletâneas.

Socialização dos poemas com a comunidade escolar

Mural com os poemas sobre amizade

Mural contendo as produções poéticas individuais e em grupo sobre o tema  “Amizade,  Sim, Bullying é Covardia”

Pesquisa e coleta em diferentes sites, sobre imagens que caracterizam a Violência (diferenciando linguagem verbal e não verbal); momento em que foi explorada a leitura de imagens e seleção das imagens para ilustrarem os murais.

Visita ao site do Colégio, para visualização dos textos já disponibilizados no sobre Bullying e Cyberbullying

Pesquisa online sobre o tema Bullying. Apresentação oral das pesquisas. Debate e comparação entre as pesquisas, analisando os dados sobre os casos de violências mais comuns.

Texto informativo e persuasivo: “Brincadeiras que ferem”. Leitura, análise e interpretação. Trabalho individual e socialização das conclusões em forma de trabalho escrito.

 

– Organização dos murais sobre o tema Bullying – Título: Bullying é ruim para todos.

Organizando o material para os murais.

Mural- Bullying é ruim para todos

 

– Seleção de poemas, músicas sobre Paz. Pesquisa no Youtube – “Por uma cultura de Paz”. Pesquisa individual, entrega das coletâneas.

Caminhos da Paz. Campanha na escola. A Paz passa pelo, pela… “Para ter Paz é preciso…” Utilização das palavras catalogadas, identificando valores e atitudes necessárias para o “exercício de Paz”. Complementação das atividades individuais e coletivas das aulas anteriores.

Todos os corredores, saguão, e demais ambientes do colégio foram preenchidos com frase, e palavras voltadas à Cultura da Paz

 

Oficinas de confecção de materiais para a Campanha da Paz na Escola. Trabalho efetivado em contra turno por alunos voluntários.

Trabalho em sala de aula com as “palavras chaves” selecionadas.

 

– Organização de murais para a comunidade Escolar. O Bullying e suas consequências para quem pratica, sofre e testemunha

.

Retomada de Notícias que marcaram os casos de Bullying no mundo e no Brasil. Ênfase no caso Realengo (2011).

Texto publicitário. Características e especificidades. Como organizar uma campanha publicitária para sensibilizar e persuadir os colegas a serem agentes de Paz no ambiente escolar e fora dela.

– Produção em duplas, de cartazes para a campanha a Favor da Paz.

Organização de cartazes com o objetivo de evidenciar a Paz em detrimento da Violência. Uso de palavras sentido conotativo, criação de um “mascote” para ser utilizado na Campanha no Colégio e nos meios de comunicação (diferentes suportes), impresso e online.

– O que é cyberbullying. Leitura da reportagem – Gazeta do Povo: “Justiça de PG condena pais em processo por danos morais

Notícia sobre o caso de uma aluna de Ponta Grossa, que sofreu bullying via internet. Momento em que foi evidenciado o gênero Notícia e suas especificidades.

–Aula no laboratório. Visitando sites que tratam, mencionam, comentam estratégias para trabalhar coletivamente a Paz.

Equipe de digitadores dos materiais da Campanha. “Paz a Hora é Agora”

_Gênero textual- carta do leitor. Especificidades do gênero, suportes e esferas de comunicação. Noção de argumentação. Produção de cartas de leitores de acordo com textos da Revista Nova Escola.

Leitura de diferentes cartas de leitores, em diferentes jornais, para familiarização com o gênero “carta do leitor”ou opinião do leitor. Comparação com a estrutura da carta familiar.

Leitura e análise do texto base retirado da Revista Nova Escola, “Bullying”. Cada aluno se colocou como leitor e escreveu para a redação da revista, realizando uma análise e comentários sobre o texto analisado.

Algumas revistas utilizadas como fundamentação teórica.

.

– Escrita de uma carta do leitor tendo como referência o artigo lido

Revistas consultadas

Entrevistas sobre o assunto: “O que é Paz para você”? Organizar perguntas sobre o tema em questão. Entrevistar 5 a 10 pessoas da comunidade, de diferentes faixas etárias. Como preparação para a elaboração dos vídeos para participação no Concurso Televisando o Futuro.

Produção de textos sobre o assunto para o Jornal local (em andamento).

Participação de alunos no Programa Espaço Aberto, do Canal 10 (TV local), com previsão para o mês de maio. Oportunidade em que um grupo de alunos falará sobre o tema Bullying, suas causas, consequências e como os jovens precisam trabalhar a questão da Paz, da harmonia e do respeito no ambiente escolar e fora deste.

Montagem de vídeos sobre pesquisas e trabalhos, resultados da Campanha da Paz. Disponibilizá-los no Youtube (em andamento).

 – Organização no Blog sobre o tema Paz. Socialização via internet.

Organização de matérias e trabalhos a serem partilhados no Blog do Colégio: www.professorinovador.wordpress.com.br

.Matérias postadas no Faceboock do Colégio e partilhada com centenas de outros alunos e amigos. Recados, atividades realizadas em diferentes momentos.

Socializando via facebook

Produção coletiva de um folders com desenhos, contendo os mandamentos da Paz, opinião de pais, de  alunos, dicas de como identificar os casos de bullying, como os pais podem auxiliar os filhos etc, para serem entregues para as famílias   e comunidade escolar.

Mascote criado pela aluna Lara,(9º ano A) para ilustrar o folder e ser impresso, com poemas dos alunos, mensagens aos pais, dicas sobre de como identificar casos de bullying.

Entrevista concedida ao Televisando o Futuro, pelo aluno Edenilson, sobre a necessidade de um trabalho coletivo pelos alunos, professores, famílias e comunidade escolar, visando extinguir ou pelos menos amenizar a violência na Escola.

Entrevista-aluno Edenilson. RPC- TV.

Disponibilizar na Biblioteca do Colégio, matérias como poemas, texto, campanha etc., produzidos em forma de livro e ou coletâneas pelos alunos.

 “Socializando para a paz” através da música. Intervalo com músicas às sextas-feiras, envolvendo todos os alunos do Colégio.

Socializando através da música. Intervalo com músicas. São convidados todos os alunos que tocam instrumentos musicais. Músicas que enaltecem a Paz e o respeito entre as pessoas.

Socializando através da música. Por um caminho de paz.

Vista do saguão do Colégio Intervalo com música.

Participação no Televisando o Futuro.

Entrevistando os alunos do 6º Ano, após oficina sobre o Bullying.
Grupo RPC TV.

Entrevista com os alunos dos 6º Anos, após participarem de uma oficina sobre o problema do Bullying nas Escolas, e como ajudar para que e não aconteça nas salas de aula e fora destas.

Explanação obre o tema trabalhado, e ações.

Endereço da reportagem do Televisando o Futuro:

http://g1.globo.com/videos/parana/t/paranatv-1a-edicao/v/escolas-de-marechal-candido-rondon-desenvolvem-projetos-contra-o-bullying/1909318/

Produzindo paródias. Trabalho em equipe. Cada dupla ou trio de alunos escolheu uma ou duas músicas conhecidas e modificou a sua letra. Temas: A Paz é o Caminho. Não quero um mundo violento. Em busca de paz. A Paz que eu Preciso.

Elaborando paródias. “A paz é o caminho.”

Revendo a melodia das músicas escolhidas com o uso de celulares, pendrive, TV multimídia, computadores e outros aparatos tecnológicos.

Grupo ensaiando paródias.

 

Socialização do tema com as demais turmas

Organização dos grupos, um de cada 9º ano, para sistematizar todo o assunto trabalhado, em PPT, para apresentação os pais durante entrega de boletins. Focando, principalmente, como os pais podem auxiliar no diagnóstico de caso de bullying com seus filhos, tanto vítimas como agressores.

Apresentação aos pais- trabalho sobre Bullying.

Os alunos, divididos em vários grupos, falarão com os país das demais 60 turmas do Colégio; apresentarão as sínteses do trabalho desenvolvido, bem como algumas paródias criadas por eles, que falam de Paz. Previsto para os dias 08, 09 e 10 de maio de 2012.

Ensaio geral, para apresentação aos pais.

Apresentação das paródias, aos pais.

Apresentação da Oficina sobre Bullying e suas consequências, organizada pelos alunos dos 1º anos do Ensino Médio, para os demais alunos do Colégio.

Cada turma do 9º ano, das três envolvidas no Projeto, tem um grupo organizado  para repassar as Oficina, para apresentação e socialização do tema bullying, e como ajudar para manter um clima de respeito em sala de aula e demais ambientes.

Socialização das paródias e oficinas com os pais

Ensaio das paródias elaboradas pelos alunos, para serem socializadas entre as turmas e apresentação para os pais no encerramento do 1º Bimestre, com a entrega dos boletins.

Matérias postada no Blog e facebook sobre os trabalhos apresentados para os pais.

 

Blog, com o resumo das atividades.

 

De leitores para repórteres, filmadores, produtores de notícias e entrevista.

Os alunos dos 9º anos A, B e C. de formademocrática participaram do Concurso Televisando o Futuro, como repórteres, filmadores, entrevistadores  e apresentadores de textos elaborados sobre A Cultura da Paz. Oplanejamento a organização e ensaio para a produção dos vídeos foi executado pelos mesmos de forma individual e coletiva  para  participação no referido Concurso  – Categoria Repórter Teens. E Relator mirim. 9º Do colégio dois trabalhos foram classificados.

Aluna Vanessa durante gravação do vídeo- Paz

Ensaiando a entrevista com fantoches- Categoria Repórter Tens.

Alunos representando fantoches- Diálogo sobre a Paz

Endereço da reportagem do Televisando o Futuro:

http://g1.globo.com/videos/parana/t/paranatv-1a-edicao/v/escolas-de-marechal-candido-rondon-desenvolvem-projetos-contra-o-bullying/1909318/

Socialização escrita com os textos sobre a Cultura da Paz.

Assista aos vídeos produzidos pelos alunos:

Aluna Gabriela

http://www.youtube.com/watch?v=DhC2Mn5DP-U&feature=relmfu

Alunos Daniel H, e Daniel Hermann

http://www.youtube.com/watch?v=PsIh4Jv6Tvw&feature=relmfu

Aluna Pâmela

http://www.youtube.com/watch?v=NT1nzSgFIO0&feature=relmfu

Aluna Vanessa Bergmann

http://www.youtube.com/watch?v=yA_d5g8vysg&feature=relmfu

Livros elaborados pelos alunos com produções poéticas, músicas, Mandamentos da Paz e Abecedário para viver em Paz. Os mesmos foram disponibilizados na Biblioteca do Colégio, para empréstimo e leitura.

Livros elaborados pelos alunos.

Grupo de alunos organizando o mural com os Mandamentos e Abecedários da Paz, para socialização com as demais turmas do Colégio e comunidade escolar.

Mandamentos da paz.

(Colocar gráfico)

Produzindo Slogans sobre os temas: Formas de violência, Sexualidade precoce, e Meio ambiente.

*Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.

*É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.

*Faça do meio ambiente o seu meio de vida.

*Quando deixaremos de ter um “meio ambiente” degradado e obtê-lo por “inteiro”, cuidado?

*Não cuide apenas do meio ambiente, mas sim dele inteiro.

*É fundamental que lutemos pelo meio ambiente, pois ele realmente é o futuro da.

Existência humana.

*Só saberemos o real valor da água, quando sentirmos sede.

Nome: Cleiton Wachholz                      N°: 9                            Série: 9ª A

Salvar o meio ambiente é tarefa de todos.

Transgênicos:

*Conheça mais sobre transgênicos, para saber o que realmente significa.

*O Brasil é o único grande produtor mundial de grãos não transgênicos.

Nome: Eduarda Konzen                         N°: 12                        Série: 9ª A

*A preservação do meio ambiente não pode esperar por isso seja responsável, preserve-o já.

*As suas atitudes afetam muito o meio ambiente, então, tome decisões corretas.

*Se conscientizem, ajudem o meio ambiente.

*Sustentabilidade, você faz parte disso, comece por você.

Nome: Leonardo Rafael Schmitz                 N°: 20                  Série: 9ª A

Natureza, beleza sem fim.

*

Plante uma ideia positiva em sua vida, preserve o meio ambiente e cuide do nosso planeta.

*O meio ambiente, essência da vida no planeta, é a nossa garantia de um amanhã.

*Quem sabe se não teremos de “ultrapassar” muito a natureza para perceber o que ele quer nos dizer.

*O homem se considera um animal inteligente, se o homem é inteligente então por que ele é o único animal que destrói a natureza.

Nome: Daniel Antunes Herrmann          N°: 10                          Série: 9ª A

Produzindo Slogans

1-Uma pessoa sozinha não salva o mundo, faça você a sua parte.

2-Faça sua parte ajude o meio ambiente.

3-Com sua ajuda o mundo pode melhorar.

4-Preserve a água, pois um dia ela vai acabar.

5-A água é um bem limitado, vamos preservar.

6-A água salva sua vida, vamos salvá-la?

7-Cuide do meio ambiente e garanta um futuro melhor para os seus filhos.

8-Se você preservar a água, você estará preservando a vida.

9-Garanta uma vida melhor, cuide da natureza.

Nome: Matheus H. Arndt

Série: 9º ano A                 nº23

Água, bem precioso.

Produzindo Slogans

1-Só passei para te avisar, se não fosse a natureza nós não viveríamos, então use sua consciência, não mate a natureza, pois é ela quem nos dá o ar para respirar.

2-Um sozinho não ira salvar o mundo então vamos nos unir para salvar o mundo, nossa joia mais valiosa.

3-A sua atitude hoje, poderá salvar o mundo amanhã, então não tenha medo, vá, ajude a preservar o meio ambiente.

4-Você+eu+todos=a natureza perfeita, vida em paz, então vamos usar a coletividade para salvar o mundo.

5-O Brasil tem grande biodiversidade, ou seja, tem grande variedade de plantas animais e isso é sinal de orgulho, pode ter certeza, então não a destrua.

6-Cuide da biodiversidade, pois assim você garantira um futuro melhor para a nossa próxima geração.

Lara

1-A natureza precisa de ajuda, e não espere pare,pense, e faça sua parte.

2-Árvore tem vida então ajude a salvar varias vidas.

3-Consciência uma palavra que define a falta de caráter das pessoas está na hora de ter vergonha na cara e começar a fazer com que a natureza seja respeitada.

4-Se a gente fosse à mãe natureza, eu gostaria que as pessoas cuidassem mais, pois para destruir algo é demorado, já para destruir é rápido.

5-O meio ambiente, vida inteligente.

6-Os animais são como gente, eles também sofrem, têm dor, medo, mas também querem viver.

Nome: Gabriella De Sousa

Série: 9º ano A                 Nº16

Produzindo Slogans

1-Não polua o meio ambiente, pois a natureza é magnifica e precisa ser respeitada.

2-Meio ambiente é muito importante, para mim, para todos, não destrua, você ainda irá precisar dele.

3-As leis do código florestal não são chatas, e sim importantes, pois elas ditam o que é certo ou errado em relação à natureza.

4-Sustentabilidade é reaproveitamento, use e aproveite o meio ambiente, mas sem destruí-lo.

Nome: Daniel Marcelo Herzog

Série: 9º ano A                     Nº11

Slogans – Formas de Violência- socializar com os colegas.

 

Bullying não faça aos outro o que você não quer pra você.

Drogas! Quem usa drogas não tem amor a sua vida.

Alcoolismo é ruim e causa dependência. Seja independente.

O cigarro pode ser legal… mas é uma droga, e isso não é legal.

Se você gosta de pulmões limpos não fume.

Adilson da Silva Ortiz Nº: 01

Bullying: diga sempre não, seja qual for sua situação.

-Drogas não, consciência sim.
-Jovem! Você que ser independente, mas vai ficar logo na dependência das drogas?

-Violência no trânsito é crime, não seja um criminoso.
-Cuide da sua vida ela é única!

Nome: Rodrigo  Nº: 24

-Defenda a paz, seja contra o bullying.
-Não pratique bullying ele fere o próximo como a ti mesmo.

-Entrou no mundo das drogas, sai logo ou morra tentando.
-Drogas não te levam a nada, além da morte certa.

-Seja responsável, não seja alcoólatra.
-Viva a vida com liberdade e não preso ao álcool.

Nome: Jenifer Juver   Nº: 12.

1- O álcool e um portão de entrada para drogas mais pesadas, por isso cuide com suas amizades e aos portões que eles estão levando.

2-Cuidado com suas atitudes, falamos tanto de pessoas que praticam bullying, mais não olhamos para nos mesmos.

3- O álcool leva às drogas, as drogas levam à violência. A violência leva ao bullying, o bullying leva a doença e a doença, a MORTE.

4-Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença quando o assunto e vício.

5- Violência, drogas, alcoolismo, bullying, fumos, muitas vezes podem estar disfarçados de amizades.

Nicoli   9°B    N° 22.

Violência no Trânsito:

-Pense antes de pegar no volante.
-Nunca beba antes de dirigir, você pode matar uma pessoa.
-Lembre-se… não há só você na estrada.
-Carro, bebida e falta de consciência, não combinam.
-Se beber e dirigir lembre-se sua vida está em jogo.

Nome: Eduarda Lehr  Nº: 7

1- O tabaco não fará mal somente a você, pessoas ao redor de você também sofrerão.

2-O tabaco afeta vários órgãos inclusive o seu cérebro.

3 – O tabaco trará consequências  sérias a  sua saúde.

Daniel Augusto Tech   n°4.

2-  –  Bullying: a hora é agora, fale – bullying é ruim para todos;
-Fale com seus filhos sobre drogas;
-Vá pelo caminho certo, diga não as drogas.

 Violência no Trânsito

-Todos devem ter conscientização e diminuir o número de mortes provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

-A pessoa  tem que ter responsabilidade e reduzir o nível de violência no trânsito.

Milena.

3 thoughts on “Ações 2012

  1. A importância do trabalho e do projeto é informar as pessoas e conquistar todas as faixas etárias^para a responsabilidade. .A apredizagem é muito importante e interesante para os jovens de hoje em dia pois deixa eles bem informados com esse projetos .As redes sociais são muitos importante pois a judam a informar as pessoas bem mais rapido e de forma eficaz .

  2. Eu achei as apresentações sobre meio ambiente boas e muito complexas, os alunos se esforçaram bastante para fazer uma boa apresentação e assim atingir os objetivos do trabalho.

  3. O tema formas de violência tem muita importância para todos os alunos. Durante todo o trabalho, elaborado em forma de projeto teve como objetivo incentivar os jovens a não praticar as várias formas de violências existentes nas escolas e na sociedade.
    Trabalhar desta forma tem uma vantagem que é o de usar a pesquisa como fonte de informações, pois hoje en dia tudo o que você pesquisa você acha,esta é a vantagem por que além de você buscar informações ^para repassar você próprio esta se informando!
    A importância de usarmos as TIc é onde podemos passar os nossos trabalhos adiante para termos uma socialização das ideias.
    A aprendizagem e o conhecimento que obtivemos sobre os temas é muito importante por que é uma nova forma de conhecimento.A socialização nas redes sociais tem uma grande importncia pois é uma nova forma de socializar a cidadania.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s