Desenvolvimento 2012- 2013

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO CIDADANIA: QUAL É O MEU PAPEL? 2013

Objetivos do Projeto – Objetivos Gerais

Ler, conhecer, discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e ou ações que cabe a cada aluno e cidadão. Imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, por via de consequência, uma sociedade mais justa, mais humana, usando para isso diferentes suportes e formas de socialização, via redes sociais, trabalhando concomitantemente os conteúdos estruturantes e específicos da disciplina, atrelados às praticas da leitura oralidade, escrita e análise linguísticas e de acordo com as Diretrizes Curriculares das escolas Públicas do Paraná.

DESENVOLVIMENTO

O projeto Cidadania: Qual é o meu papel? Foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, diretamente com seis turmas de estudantes do Colégio Estadual Eron Domingues e, de forma indireta, com os demais alunos do educandário, através de apresentações orais e via redes sociais, blog e murais. Iniciado na primeira semana do período letivo foi sendo readequado conforme a necessidade dos conteúdos elencados para as séries envolvidas. É um assunto que não se esgota ao término de um projeto, pois, cidadania, é um processo e está sempre em construção, podendo com facilidade ser adaptado para qualquer disciplina. O assunto será mais detalhado quando da exposição do Anexo nº 2 deste trabalho.DSCN2140

Descrição resumida das atividades:

– Enquete com questões sobre cidadania, direitos e deveres com as 6 turmas (210 alunos) para obter “noção” em relação ao tema e o que cada um pensava ou sabia sobre o assunto.

– Explanação do projeto e visualização do material, cedido pela RPCTV/Gazeta do Povo sobre o tema Cidadania, que foi utilizado como fundamentação teórica via Blog de Língua Portuguesa e no Facebook do Colégio e da professora e partilhados com os alunos.

– Criação da categoria Cidadania, no Blog de Língua Portuguesa: https://aprendereagir.wordpress.com/

DSCN2143

– Criação do grupo (produções do Eron) para postagens de diferentes gêneros textuais.

– Criação, no Facebook, de um grupo fechado para cada turma envolvida, visando que a troca de informações e atividades fosse socializada entre os pares: http://www.facebook.com/vera.pagnussatti- e https://www.facebook.com/

– Trabalho de leitura como informação essencial de todo cidadão, para que cada um possa se inteirar dos assuntos circundantes ao seu meio e da necessidade em estar a par dos acontecimentos. Usando vídeos, músicas, textos que versavam sobre o que é ler, o que é leitura, como desenvolver o hábito de ler e as dificuldades para quem não pratica a leitura.

– Após sensibilização, os alunos criaram versos individuais que foram organizados em poemas sobre leitura, digitaram e postaram no Blog e Facebook.

DSCN1741

 – Trabalho com as Cartilhas – João Cidadão

Cartilha nº 01 – – Postagem da Cartilha nº 01 no Blog de Língua Portuguesa. Postagem do endereço (link do Blog) no Facebook, já contendo as atividades em relação à Cartilha nº 01. Socialização oral das conclusões e discussões dos assuntos presentes na referida Cartilha. Organização de um mural com a cartilha impressa, no saguão do Colégio junto à Banca de Revistas e Jornais.

Cartilha nº 02 – Utilizada a mesma sistemática do item anterior.  Postagem no Blog, junto com as atividades. Socialização das atividades via Facebook. Sistematização das ideias principais dos temas trabalhados no caderno e postagem dos comentários no Blog. Entrevista com os pais referente aos principais deveres e direitos dos cidadãos. Digitação dos resultados e organização de murais no Colégio e também nas redes sociais.

DSCN1511

Cartilha nº 03 – Socialização da cartilha via redes sociais. Leitura online e da cartilha impressa nos murais. Trabalho coletivo, tendo como princípio as leis e demais temas presentes. Pesquisa em casa sobre as leis conhecidas pelos pais e pelos alunos. Socialização oral das leis pesquisadas. Sistematização dos resultados individuais e coletivos. Digitação dos resultados. Postagem dos resultados no Blog e Facebook. Impressão e organização de murais com fotos e pesquisas. Postagem dos resultados no Blog e Facebook. Pesquisa com 300 alunos do Colégio sobre os direitos e deveres dos alunos.

DSCN1740

Cartilha nº 04 – Socialização da cartilha pelas redes sociais. Leitura online e através dos murais e da cartilha impressa. Trabalho em duplas sobre os temas presentes na cartilha e apresentação oral. Produção poética sobre o tema Sou aluno cidadão. A partir do estudo de verbos e ações importantes na tomada de decisões. Entrega das poesias e postagem no Blog e num grupo especial – Produções do Eron – no Facebook, criado exclusivamente para produções.

Participações nas sessões da Câmara de Vereadores – Pesquisa sobre a função e importância dos vereadores. – Diferenças entre os poderes Legislativo e Executivo – Importância da participação de todos nas decisões políticas do Município – Pesquisa individual, apresentação oral em sala – Postagem no Blog – Apresentação oral e comentários sobre e necessidade do envolvimento de todos na vida política do Município, estado e país.

Pesquisa nos bairros e centro da cidade, via entrevistas. Organização das reivindicações coletadas. Retorno á Câmara de Vereadores. Uso da tribuna. Explanação sobre o projeto. Entrega de requerimento, feito pelos alunos solicitando um terreno que pertence ao poder público, situado ao lado do Colégio, para a construção de anfiteatro. Entrega das reivindicações dos moradores.

DSCN2130

Grupos de pesquisa – Temas e subtemas trabalhados para Seminário de Socialização – Qual é meu papel diante dos desafios atuais?

Sexualidade: Sexualidade precoce, Gravidez na adolescência, DSTs, Métodos Contraceptivos, Aborto. Mídias e Sexualidade, Pornografia, Exploração sexual. Pedofilia e abuso sexual (desvios de conduta).

Formas de Violências: Bullying, Cyberbullying, Alcoolismo, Violência no trânsito, Violência contra a mulher, Violência infantil-Pedofilia, Tabagismo, Drogas, Homofobia.

Cidadania: Direitos e deveres: Direitos do cidadão, Deveres do cidadão, Eleições, Leis, Trabalho, Imposto de Renda, Democracia, Aposentadoria por tempo de serviço e Invalidez, Educação, Esporte, Cultura, Lazer, Saneamento básico, Saúde, Registro civil, Serviço militar, Funções dos Vereadores, Participação na vida pública (política).

DSCN0704

Sequência das atividades para a organização dos Seminários: Pesquisas por grupo de seus temas e subtemas. Coletânea/subsídios, estudo dos textos encontrados, dentre reportagens, artigos, notícias, entrevistas etc. Elaboração das questões para a entrevista. Trabalho em sala, por grupo. Envio das questões via e-mail ou Facebook, para uma primeira revisão. Devolução das questões já corrigidas e entrega das cartas de apresentações para cada grupo. Levantamento dos profissionais a serem entrevistados. Agendamento com profissionais da comunidade, conforme o tema da equipe. Comparecer ao local marcado para a entrevista com meia hora de antecedência, uniformizados e com a carta de apresentação. Gravar, filmar, fotografar e anotar a entrevista para registrar detalhes importantes. Organizar o conteúdo em slides, a parte introdutória do assunto, dados significativos e conclusão do tema. Editar as entrevistas. Reescrita das entrevistas da oralidade para a escrita. Envio das mesmas via e-mail. Organizar o material a ser socializado, tendo a entrevista como uma complementação do estudo. Distribuição das partes e funções do grupo. Estudo individualizado e por grupo/ensaio. Verificação do material pertinente para cada apresentação. Organização do espaço.

DSCN4027

 

DSCN4368 Apresentações dos Seminários – Apresentação para as demais turmas do Colégio, pais e comunidade escolar, no período matutino e vespertino. Relatório escrito das apresentações individuais e das apresentações dos outros grupos. Postagem do conteúdo e resultados no Facebook do Colégio, dos grupos, dos alunos e Blog de Língua Portuguesa. Inserção no Youtube das entrevistas efetuadas e dos slides do trabalho para serem postadas no Blog. Postagem dos comentários no Blog, sobre a importância dos temas trabalhados, da socialização e do envolvimento da comunidade. Envio de mensagens e slogans, via suportes tecnológicos com celulares, tablet etc. Entrevistas para a TV local sobre a importância e essência dos trabalhos..

DSCN4416

Audiência com o Prefeito e demais Secretários. Encontro de 60 alunos (representando os demais do projeto), com o prefeito municipal, vice, secretária de educação e de planejamento. Formalização do pedido do terreno, já de posse do Executivo. Diálogo de questões do município sobre diferentes assuntos e pedidos dos moradores, a partir de perguntas do próprio prefeito.

 

 

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

DSCN5964

 DSCN8281

Desenvolvimento do  Projeto 2012

O ano de 2012 teve como ponto de partida uma reflexão dos valores e atitudes essenciais para o bom andamento dos trabalhos e harmonia em sala de aula e fora desta. Trabalhou-se o tema Bullying, como acontece, os envolvidos, as consequências. E paralelamente que medidas tomaríamos em conjunto para diminuir o problema.

Além de todos os trabalhos realizados e executados em 2010 e 2011, a ênfase neste ano 2012, ano foi para o Gênero entrevista, por ser a mesma ,uma forma de texto que leva à investigação, à pesquisa, a elaboração de questionamentos e a oportunidade de vivenciar as etapas em grupos e à consequente busca de soluções para os problemas apresentados na própria sociedade da qual o aluno faz parte.

Para o desenvolvimento das etapas mencionadas, cada turma foi dividida em seis grupos, totalizando 18 grupos de trabalhos, e estes ficaram responsáveis pelo tema, pesquisas, entrevistas e suas respectivas etapas, e socialização dos resultados, utilizando as diferentes TIC e formas de repasse, que será feito em forma de oficinas para os colegas.

Uma ação por dia, durante a última semana de julho e durante o mês de agosto.

Uso das mídias. Postar um slogan por dia, compartilhar com os colegas do face mensagens, vídeos sobre os temas trabalhados, enfim, chamando cada um para participar.

Editar no jornal da cidade, todos os dias, um texto ou frase sobre os temas trabalhados, com o objetivo de chamar a atenção dos leitores, para os problemas levantados e possíveis soluções coletivas.

Oficinas de socialização no ambiente escolar e fora deste.

Trazer par a escola os colaboradores, especialistas das entrevistas, para subsidiarem ainda mais os trabalhos desenvolvidos.

Participar De Programas “Espaço aberto” TV. Canal 10

 No Ano de 2010 o projeto foi desenvolvido em forma de Oficinas, para cada gênero textual trabalhado. Sempre de forma gradativa e de acordo com os conteúdos específicos da série.

Priorizou-se primeiramente a leitura, impressa e online, das notícias, entrevistas, artigos, editoriais e demais gêneros jornalísticos, para posteriormente concretizar as produções e divulgação nas mídias locais.

Síntese das oficinas trabalhadas.

Conteúdos Estratégias utilizadas Tecnologia utilizada (softwares, sites, blogs, redes sociais, etc) O que os alunos realizaram/produziram Tempo de duração da etapa
História do jornal. Passado e presente.Importância da imprensa O uso de músicas, contos sobre o jornal/ formação e informação.Pesquisa sobre a história do jornal, exposição oral e escrita. Sites

Redes sociaisPesquisa direcionada.

Apresentação oral. Organização em murais com os dados mais significativos.6 aulasComo funciona um jornal. Estrutura.Elaboração, distribuição impressa e on-line. Dificuldades, direitos e deveres. Conversação pessoal e entrevista com redatores e jornalistas do Jornal parceiro/alunos envolvidos.leitura de textos informativos.

Blog . sites

Jornal impresso e online. Dicionários on-line e impressos.Pesquisa para conhecer termos e linguagem específica do jornalismo.Elaboração de perguntas e curiosidade sobre o veículo. Relato escrito, socialização oral.6 aulasGênero notícia e suas partes.Manchetes, títulos, sub-títulos. Matéria prima do jornal, suas especificidades e importância.Classificação das notícias.

A fotografia- imagens e ilustração. Importância para a notícia.Leitura de notícias do dia em diferentes jornais, impresso e online. Análise da linguagem empregada. Identificando o lead e corpo da notícia.

Recortando e comparando notícias sobre um mesmo assunto, de diferentes fontes.

Como elaborar uma notícia de forma clara e objetiva.Análise de fotografia famosas.Jornais impressos e on-line.

Vídeos.

TV pendrive.

Filmadora,

Celulares, máquina digital

Sites,Leitura e análise de diferentes notícias. Análise de uma mesma notícia veiculada em diferentes jornais e suportes. Produção de notícias a partir de manchete. Produção e divulgação de notícias reais da comunidade, com fotografias..

. Organização de murais. Material para o Jornal- impressão10 aulasGênero entrevista. Organização.

Tipos de entrevistas. Importância das entrevistas como fonte de dados para reportagens e notícias.

Organização das questão interrogativas.

Clareza, coesão, objetividade.Teoria contextualizada sobre o gênero entrevista.

Escolha dos assuntos/temas. Divisão em grupos,(17) distribuição dos temas por grupos. Seleção dos materiais para o estudo.Elaboração das questões(perguntas abertas e fechadas)

.Escolha dos entrevistados da comunidade. Entrega de carta de apresentação, explicativa.Entrevista propriamente dita. Reescrita das respostas, o uso de aspas, o cuidados com a veracidade das informações.

Preparação dos grupos para a apresentação oral das entrevistasJornais impressos e on-line. Sites Revistas. Pen drive,filma-dora, celulares,TV, DVD.Leitura de diferentes entrevistas já publicadas, impressas e on-line.

Estudo dos temas pertinentes a cada grupo.Elaboração das questões para a entrevista, digitação, e envio para correção.

Busca e contato com os possíveis entrevistados. Entrevista gravada ou filmada.Reescrita, correção, apresentação oral,com slides,filmagens, para os demais grupos, exposição escrita, e montagem do livro com as 17 entrevistas realizadas.15 aulasGênero editorial.

Texto opinativo. Objetividade x subjetividade. O que são argumentos. Tipos de argumentos Texto dissertativo. Estrutura do texto dissertativo.(início, meio e fim) paragrafação- progressão, coerência, clareza, coesão, ortografia.Seleção de diferentes editorias. Leitura observando e comparando com o gênero notícia (informação x opinião). Recortes de editoriais sobre assuntos recentes e sobre os temas trabalhados nas entrevistas. Interpretação de editoriais , sistematização de ideias, debates. Estdudo da organização de um editorial, tipos de argumentos. Produção de editoriais sobre os tenas das entrevistas.Jornais on-line e impresso.

Sites sobre o gênero em questão. Computadores, vídeos.TV pendrive.Leitura, interpretação e comparação entre o gênero narrativos(notícias) e dissertativos(editoriais).

Seleção de diferentes editoriais, relacionados aos assuntos das entrevistas, já pesquisados. Pesquisa sobre argumentos e como inseri-los nos editoriais. Produção de editoriais conforme os assuntos das entrevistas. Exposição dos editoriais para a comunidade. En-vio para o jornal.15aulasGênero carta ao leitor. Especificidade do gênero. Organização quanto a estrutura(data, local, saudação, despedida, assinatura)

Opinião, ponto de vista. Carta pessoal x carta « aberta »

Noção de coautoria.Leitura de inúmeras cartas ao leitor, sobre diferentes fatos. Socialização oral de algumas cartas.Revisão da estrutura da carta pessoal. Releitura do fato e ou matéria que gerou a « carta do leitor ».Argumentos para sustentar uma opinião. Produção de cartas do leitor.Jornais impressos e on-line.

Computadores,

Email, sites.Leitura de diferentes cartas ao leitor. Recortes de algumas em que ele, aluno, identificou o fato gerador da respectiva carta. Análise da estrutura e linguagem. Leitura do jornal do dia, escolha de um fato e ou editorial, escrever uma ou mais cartas dirigidas ao Jornal local, expondo seu ponto de vista. Digitação das cartas, envio via on line ao jornal local para serem editadas.12aulasReportagem e reportagem fotográfica.

Especificidades do gênero reportagem. Como organizar uma reportagem fotográfica Diferenciar legendas de textos legendas.

Prolixidade, síntese.Análise de algumas reportagens, comparando-as com algumas notícias. Como organizar uma reportagem- diferenciar legenda e texto legenda. Produção de legendas sobre fotos recortadas de revistas e jornais.

Escolha do tema para a reportagem fotográfica. Pesquisa de campo sobre as profissões existentes na comunidade e arredores. Curioidades sobre profissões, campo de trabalho, profissões ligadas à tecnologias.Máquinas fotográficas. Pen-drive, computado-res, sites, bloges, celulares.Pesquisa on line sobre o gênero reportagem.Comparação entre uma notícia e uma reportagem. Como organizar uma reportagem fotográfica. Escolha do tema em sala « profissões da comunidade ». Divisão das duplas. Entrega das cartas de apresentação. Saída a campo para fotografar. Revelação das fotos.Produção digitalizada das legendas e fotos legendas. Apresentação oral exposição para a comunidade.

10aulas

Produção da Primeira edição do Jornal do Colégio.Divisão das equipes para seleção dos gêneros já trabalhados durante o projeto, digitação, organização, contato com os demais professores do Colégio.Envio das matérias para o Jornal.Computadores, máquinas fotográficas, celulares pen drive, email, Seleção das matérias já elaboradas. Notícias recentes sobre o colégio.Digitalização das mesmas. Entrevista com o diretor, produção de editoriais referente ao projeto, escolha da capa,diagramação, contato com os parceiros.10aulas

Ações do ano de 2010

1-ORGANIZAÇÃO DE MURAIS CONFORME OS GÊNEROS TRABALHADOS COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRODUÇÕES DOS ALUNOS.

2- EDIÇÃO DE MATÉRIAS DOS ALUNOS PARA O JORNAL LOCAL

3 – EXPOSIÇÃO DO PROJETO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, FAMILIARES, CONVIDADOS E PARCEIROS.

Os alunos participantes do Projeto foram divididods em dez grandes grupos.

Cada grupo ficou responsável por um dos gêneros trabalhado. Foi previamente organizado um cronograma de visitação para todas as 45 turmas do colégio, professores, equipe administrativa e pedagógica, agentes de apoio e demais interessados. Uma ampla sala foi organizada , oportunizando aos visitantes pra que pudessem ver e rever de forma clara todo o projeto desde o seu início, visualizar o registro dos diferentes momentos do projeto, assistir aos vídeos elaborados, manusear e ler as produções efetivadas nos diferentes gêneros jornalísticos, questionar sobre a aprendizagem, rever as materias editadas durante os meses de trabalho e principalmente refletir sobre a importância de ler, interagir, refletir sobre os meios de comunicação diferentes suportes, como forma de socialização e aquisição de conhecimentos.

04-PRODUÇAÕ DE LIVROS CONFORME OS GÊNEROS E TEMAS TRABALHADOS- DISPONIBILIZADOS NA BIBLIOTECA.

05-PRODUÇÃO DO 5 MIL EXEMPLARES DO JORNAL DO COLÉGIO E DISTRIBUIÇÃO NO MUNICÍPIO E MUNICIPIOS VIZINHOS.

Desenvolvimento do Projeto -2011

A mesma dinâmica, já explicitada acima, foi utilizada com os novos alunos no Ano de 2011.Os gêneros foram trabalhados em forma de oficinas, as produções realizadas, a veiculação dos resultados continuaram a ser divulgadas.

Inovações em 2011e ações concretizadas

*O gênero entrevista, após a execução de todas as etapas, de estudo, pesquisa, elaboração das questões, entrevistas, reescrita,foi socializado, via oficinas, com as demais turmas, em especial, os temas : Bullying, Violência no Trânsito, Bulimia e Anorexia, Meio ambiente, sustentabilidade, água,etc. Para tanto cada grupo preparou seu conteúdo utilizando diferente s recurso tecnológicos.

* O gênero reportagem fotográfica foi elaborado a partir de estudos sobre o meio ambiente evidenciando nas fotos os casose descasos com o meio ambiente. O mesmo foi realizado em forma de concurso no Colégio onde todos tiveram a oportunidade de participar.

*O Jornal, não foi mais impresso, criou-se um Blog do Projeto,ou seja, jornal online, e o mesmo era realimentado com os fatos do Projeto e do Colégio. Os alunos repórteres, enviavam as notícias, não só do projeto, mas de todas as atividades envolvendo o Colégio, e estas eram publicadas no Blog.

Endereço do Blog

http://professorinovador.wordpress.com/2012/04/

  • Criou-se também uma página no facebook, onde eram postadas os trabalhos dos alunos, o desenvolvimento das atividades e o convite para visitarem o Blog.
  • http://www.facebook.com/cerondomingues
  • Organização da Banca de Jornais e revistas do Colégio,

A função do jornal na escola é justamente a de informar, cada vez mais e melhor, o aluno e, desta forma, formar um cidadão mais ciente das necessidades de sua comunidade” (Mídia, Educação e Leitura, 115) Cecília Pavani, com este intuito organizou-se no mês de agosto de 2011 um espaço especial para deixar jornais e revistas, folders, panfletos a disposição dos alunos, nos três turnos.

Banca de jornais, organizada durante o projeto (2011), onde são disponibilizadas várias edições de diferentes jornais diários e revistas, para que os alunos tenha acesso aos mais diferentes assuntos que circulam na região, estado, e país.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s