Objetivos

CIDADANIA;  QUAL É O MEU PAPEL?

Objetivos Gerais

 Ler, conhecer e discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e ou ações que cabe a cada aluno e cidadão. Imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, por via de consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana, usando para isso diferentes suportes e formas de socialização, via redes sociais.

Selecionando as ações

Selecionando as ações

 

 

DSCN2135Objetivos específicos

– Estudar, discutir para distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.

– Entender o que é cidadania plena de fato e de como vivê-la efetivamente.DSCN3991

– Desenvolver o senso crítico dos alunos, para que sejam protagonistas de sua história e saibam quais são os seus deveres e quais direitos que podem e devem exercitar, primeiramente na escola e posteriormente fora desta.

– Discutir os direitos e deveres de cada aluno, um cidadão em formação.

– Tomar atitudes, organizar ações a partir dos temas e subtemas trabalhados como diversidade, valores e problemas sociais

– Proporcionar momentos de leituras individuais e coletivas de textos relacionados ao assunto cidadania.

– Promover o acesso de leituras mediante utilização de redes sociais, (blogs, Facebook) e participar com comentários, expressando seu ponto de vista.DSCN5928

– Socializar com os demais colegas, comunidade escolar, família e redes sociais os temas trabalhados e as ações desencadeadas.

– Inserir todos os alunos no Facebook, criando grupos de discussões individualizadas por turmas.

– Criar uma página específica, no Facebook, para divulgação das produções dos alunos do Colégio e demais envolvidos no Projeto.

– Proporcionar diferentes atividades para que o aluno consiga responder à pergunta: “Qual é o meu papel afinal, como cidadão?” O que posso fazer? O que devo fazer? Por que não posso me esquivar?

– Mostrar que é possível fazer a diferença através de pequenos gestos concretos.

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Propostas e objetivos da prática desenvolvida

– Principais itens, previamente estabelecidos, para serem contemplados durante o desenvolvimento do Projeto

– Salientar a importância do ato de ler como forma de instrução e conhecimento

– Instigar os alunos, através de enquete e debates, para a importância do tema cidadania

Trabalhar os direitos e deveres do cidadão a partir das cartilhas do João Cidadão, disponibilizadas no sítio: http://estaticog1.globo.com/2013/02/20/JoaoEd_001.pdf

Intercalar cada cartilha com um trabalho prático de pesquisa e produção, envolvendo pessoas de fora da escola, como pais, tios, vizinhos, colegas etc. Contextualizando com a realidade circundante, com os alunos se percebendo no âmbito em que vivem.

Inserir todos os alunos nas redes sociais.

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– Criar grupos separados por turmas. Integrá-los no Face do Colégio e Professores, possibilitando o uso e acesso internamente no Colégio e fora dele.

Usar o e-mail como mais uma forma de correspondência, numa interação entre alunos e professores, além do Facebook e Blog de Língua Portuguesa.

Criar uma categoria específica, dentro do Blog para o tema Cidadania, para fundamentação teórica, leituras diversas e postagens, sequencias de trabalhos e seus resultados.

Digitando as ações

Digitando as ações

Registrar/postar via redes sociais e blogs todos os recados das atividades a serem executadas e resultados obtidos.

Socializar/compartilhar todas as atividades realizadas/fotos, com utilização das ferramentas já citadas e murais do Colégio.

Postar as atividades, depois de vistadas, em forma de comentários, diretamente no Blog dentro da categoria cidadania.

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Envolver os pais, colegas de outras salas, vizinhos, profissionais da comunidade, mídias, televisão e jornais nas atividades de entrevistas em busca das ações concretas.

Produzir diferentes gêneros textuais, tendo como foco principal o tema cidadania e seu papel como aluno e cidadão.

Participar de sessões da Câmara de Vereadores para conhecer o seu trabalho e importância da participação da Comunidade.

Socializar com colegas os itens em relação aos direitos e deveres, como explicação dos murais e trabalhos expostos.

Trabalhar os temas polêmicos, previstos no programa dos 9º Anos como diversidade, sexualidade, formas de violência, atrelando estes ao Projeto e pensando em ações, tendo como foco o direito à igualdade e a aceitação das diferenças (diversidades e suas especificidades).

Organizar Seminário de Socialização da Cidadania, direitos e deveres em pequenos grupos, envolvendo para cada subtema pessoas da comunidade através de entrevistas, documentários etc.

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Voltar à sessão da Câmara com pesquisas prontas em relação às reinvindicações coletadas nos bairros/chácaras/centro onde os alunos residem. Usar a tribuna para explicar o projeto desenvolvido, bem como mostrar as ações desencadeadas.

Aluna Rúbia Kolln

Aluna Rúbia Kolln

 

Entrega de requerimento ao Presidente da Câmara.

Entrega de requerimento ao Presidente da Câmara.

Selecionando as ações

Ano de 2012

Romper com o tradicional, inserindo algo novo e informações em tempo real, com metodologias desafiadoras e instigadoras no cotidiano escolar. Provocar para a construção do conhecimento após leituras, análises, contextualizações, produções de diferentes gêneros textuais, comparações entre mídias de diferentes suportes, visando uma releitura mais consistente e crítica dos discursos midiáticos, sua penetração e produtora de significados.

Oportunizar mudanças de atitudes em relação aos temas trabalhados e repassar e persuadir aos demais o mesmo posicionamento..

Aprimorar a leitura, escrita, interpretação, reflexão e oralidade e desenvoltura, percebendo-se como autor de diferentes alternativas de participação e intervenção social, agindo para o bem comum, refletindo e posicionando-se sobre temas essenciais para a formação da criança e do adolescente, em especial para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

. Manusear, explorar de forma responsável os diferentes meios e ou ferramentas tecnológicas, como aliados no processo ensino-aprendizagem, possibilitando uma interação efetiva entre os pares e comunidade, utilizando as Redes sociais a Blog a favor da coletividade, da troca e não do cyberbullying.

Conhecer, analisar e discutir os problemas pertinentes à sociedade valendo-se dos diferentes gêneros textuais presentes nos jornais diários, de circulação local, regional, estadual e nacional, impresso e online.

Estudar os diferentes gêneros textuais jornalísticos que fazem parte do conteúdo das séries envolvidas, explorando os mesmos através dos temas que são importantes para a formação de cada aluno enquanto cidadão.

Propiciar diferentes formas de pesquisas, de fundamentação teórica sobre os temas, buscando ampliar com especialistas no assunto da própria comunidade, maiores subsídios locais.

Possibilitar ao aluno repassar aos demais alunos o que assimilou em suas pesquisas, entrevistas, produções, tornando-o construtor do próprio conhecimento.

Buscar de forma individual e coletiva ações que visem solucionar os problemas apresentados, como o cuidado com o meio ambiente, o uso de drogas, as diferentes violências envolvendo em especial os jovens na comunidade.

Seminário Formas de violências

Socializando temas sobre o meio ambiente

Propiciar ao aluno a parceria e a tomada de decisões. Ser de fato um agente de transformação.

Socializando o tema sexualidade e seus subtemas.