Cidadania. Meu papel é participar, é agir.

Cidadania. Qual é o meu papel?

Vídeo sobre o Projeto Cidadania. Qual é o meu papel?

Televisando o Futuro. RPC TV.

http://redeglobo.globo.com/pr/rpctv/televisando/videos/t/edicoes/v/colegio-de-marechal-rondon-encontra-boas-maneiras-de-ensinar-cidadania/2640953/

Participando da Sessão da Câmara de Vereadores.

No dia 12/08/2013,  um grupo de alunos, representando as demais turmas  do Colégio Estadual Eron Domingues, participou da Sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Na ocasião se manifestaram junto aos presentes, expondo breve  relato do Projeto que estão desenvolvendo no referido Colégio e fora deste, em relação ao tema Cidadania. Na ocasião foi  entregue ao presidente da mesa, requerimento solicitando uma área, próxima ao educandário, para a construção de um anfiteatro, e mais uma série de reivindicações coletadas com  moradores dos bairros e centro da Cidade.

Revendo os discursos

Revendo os discursos

Vereadores

Vereadores

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

Aluna Gabrielly- 7º Ano B

Pronunciamento dos alunos na tribuna – Câmara de Vereadores, dia 12/18/2013

Boa tarde!

Queremos saudar o senhor presidente e vereadores da Câmara Municipal, bem como os demais presentes nessa sessão legislativa.

Nós somos alunas e alunos do Colégio Eron Domingues e estamos aqui hoje para falarmos um pouco sobre nosso Projeto: Cidadania. Qual é o meu papel?

Desde o início do ano letivo, estamos trabalhando o tema cidadania, direitos e deveres, entre nós alunos, com os pais, com nossos vizinhos e pessoas do bairro.

Realizamos muitas atividades de leituras, pesquisas, entrevistas, apresentações, organizamos murais para a comunidade escolar, e principalmente estamos usando as redes sociais e um Blog específico, para dar mais visibilidade aos resultados.

E, com isso, sensibilizar cada cidadão de que é responsabilidade de todos, lutar por seus direitos e principalmente cumprir com seus deveres, e que todos nós temos um papel a cumprir, que minhas ações individuais ajudam a melhorar a vida de minha comunidade.

Analisamos primeiramente as 4 cartilhas do João Cidadão, disponibilizadas pela RPC TV, Televisando o Futuro que mostraram todos os direitos e deveres do cidadão, desde o momento do seu nascimento, crescimento, até a velhice. Aprendemos muito sobre o que é cidadania e quais são nossos direitos e deveres. Agora, nesta etapa, chegamos na parte de rever as nossas ações concretas, para sermos cidadãos de fato, cidadãos que buscam fazer a diferença.

Gabrielly Stigaribia.

Aluna Maria Eduarda Simão.

Aluna Maria Eduarda Simão.

Boa tarde a todos!

A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade. ” ―Tancredo Neves

Pensando desta forma, que não podemos ser passivos, ou seja, esperar pelo outro para que ele faça o que depende de mim. Nós tivemos alguns momentos para registrar com seriedade as ações que eu posso fazer, que nós podemos fazer no colégio, em casa, na rua e pelo bairro.

São atitudes simples, afinal separar o lixo, reciclar, não estragar materiais, não desperdiçar água, não destruir ou estragar um bem público, cuidar das placas de trânsito, economizar luz, são ações fáceis, mas de grandes resultados.

E é este o meu papel. Fazer a minha parte, não esperar que outros a façam, cumprir com minhas funções de aluno, de filho, de cidadão que sabe o que é importante para minha família, meu colégio, minha rua ,meu bairro e minha cidade, meu estado e meu país.

Aprendemos e ensinamos aos outros muitas coisas, falando com os pais, com os colegas, professores, vizinhos de como melhorar o lugar onde vivemos.

E você já se perguntou?O que eu posso fazer para me tornar um cidadão de fato, um cidadão de ações? Qual é o meu papel diante dos desafios e necessidades que minha comunidade tem? Tenho observado ao meu redor, como alguém participativo, ou julgando somente as coisas que não estão corretas?

Maria Eduarda Simão

Boa tarde a todos os presentes.

Ser cidadão de fato, implica em cumprir com seus deveres, lutar e fazer valer seus direitos, visando o bem comum individual e de uma coletividade.

Não basta só enxergar os problemas da sociedade que atingem o bem estar de outros cidadãos e nada fazer, ou delegar aos outros o que é a nossa parte. É preciso que cada um assuma o que lhe cabe, ou seja, realizar a sua tarefa.

Não é preciso grandes obras, basta começar pela sua própria casa, escola, rua, bairro e cidade, através de pequenos gestos e atitudes que se traduzem em grandes resultados como já ouvimos.

Com esta finalidade, nós alunos do 9º Ano C, nos organizamos em 7 grupos de trabalho, envolvendo os direitos e deveres da Cidadania, como:

a)   Direito à vida. Direito à educação.

b)   Direito à Saúde. Sistema único de saúde.

c)   Saneamento básico. Trabalho – Carteira de trabalho – Leis trabalhistas.

d)   Aposentadoria. Leis – Justiça. Política.

e)   Serviço militar. Voto – Voto consciente.

f)    Imposto de renda. Democracia. Liberdade. Acessibilidade.

g)    Segurança. Liberdade de expressão e outros.

O trabalho, contemplando os itens mencionados, se justifica pela necessidade e urgência em trabalhar o tema com as crianças e adolescentes, para que saibam desde cedo que cidadania, direitos e deveres são essenciais na vida de cada um.

Saber que é preciso ação coletiva em busca do bem comum, em busca do crescimento pessoal e comunitário.

Todos os grupos pesquisaram seus temas, buscaram diferentes subsídios de fundamentação teórica, em diferentes gêneros textuais e mídias, elaboraram questões, fizeram um levantamento dos profissionais conforme os subtemas pesquisados. Agendaram as entrevistas, efetivaram as mesmas, elaboraram suas oficinas, que culminou com a realização de Seminário de Socialização sobre o tema Cidadania, repassado para todas as turmas do Colégio.Rúbia Kolln

Aluna Rúbia Kolln

Aluna Rúbia Kolln

Boa  tarde a todos!

“Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.”

Sabedores de que é necessário cumprir com os deveres primeiramente, para depois ter condições de lutar pelos direitos, nós alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, envolvidos no Projeto Cidadania: Qual é meu papel? já participamos da 15ª Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, no dia 20/05/2013. Ocasião em que muitos projetos de Leis foram apresentados e discutidos pelos senhores.

O objetivo daquela etapa do projeto, já explicitado, era oportunizar a nós educandos conhecermos um pouco o funcionamento desta Casa de Leis e a função inerente ao cargo de vereador. No retorno aos bancos escolares, dando sequência ao projeto, pesquisamos a função e importância do trabalho dos vereadores. Identificamos a diferença entre o Poder Executivo e Poder legislativo, bem como a importância que é acompanhar o trabalho dos vereadores de nosso município.

Yuri Vinicius

Aluno Yuri Vinicius.

Aluno Yuri Vinicius.

Boa tarde a todos os presentes nesta sessão.

Queremos neste momento entregar uma série de reivindicações, coletadas pelos alunos do 7º Ano B e 9º Ano C, que fogem da nossa capacidade em executar, em relação a pequenas ações para melhorias, que cabem ao Poder Público Municipal efetivar.

Também em nome de todos os alunos do Colégio Estadual Eron Domingues queremos formalmente registar em forma de Requerimento nosso pedido.

Matheus Esteves.

Aluno Matheus Esteves.

Aluno Matheus Esteves.

Entrega de requerimento ao Presidente da Câmara.

Entrega de requerimento ao Presidente da Câmara.

Vídeo sobre o Projeto. RPC TV

Vídeo sobre o Projeto. RPC TV

Alunos, professora e vereadores.

Alunos, professora e vereadores.

Vídeo ...Projeto.

Vídeo …Projeto.

Confira as matérias….

http://www.portalrondon.com.br/ver_noticia.php?uid=22442&ref=historico

http://www.aquiagora.net/noticias/ver/36354/Alunos_do_Colegio_Eron_Domingues_participam_da_sessao_da_Camara_de_Vereadores

http://www.camaramcr.pr.gov.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=742%3A14082013-alunos-do-colegio-eron-domingues-participam-da-se

http://www.mcrfoco.com.br/noticias/7669-alunos_do_colegio_eron_domingues_participam_da_sessao_da_camara_de_vereadores.html

29 thoughts on “Cidadania. Meu papel é participar, é agir.

  1. Quando a equipe do RPCTV veio aqui para o colégio para uma entrevista e nós fomos para a sala de informatica e o pessoal começarão a intrevistar a professora Vera Pagusatt e enguato isso nós entramos saite Aprender e agir socializar e tranformar e entramos no televisão do futuro e depois eles entrevistaram alguns de nós e depois eles foram enbora e nós tanbem fomos para a sala .

  2. Redator JOVEM

    HOJE QUE EU VOU FALAR SOBRE O DIA (04-06) EM QUE OS ALUNOS DO COLEGIO ERON DOMINGUES, MOSTRARAM O PROJETO QUE ELES ESTÃO FAZENDO, UM TRABALHO SOBRE A CIDADANIA.

    A CIDADANIA É MUITO IMPORTANTE EU VOU DAR UM EXEMPLO: IMAGINA QUE MARECHAL NAO TIVESE PESSOAS CIDADÃS? COM QUE SERÁ A CIDADANIA, SEM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS? ACHO QUE NÃO EXISTIRIA.
    OS MEU PAIS ELES SÃO CIDADÃOS DE FATO. AGORA EU CONVIDO VOCÊS. VAMOS SER BONS CIDADÃOS.

  3. No dia 04/06/2013 a RPCTV veio ao colégio para ver como funcionava o blog Televisando o Futuro.As meninas do 7anoB apresentaram como funcionava o blog e tudo o que a gente estudou.Perguntaram a elas se os alunos que aprendem com o blog e os cadernos,também entrevistaram a Professora:Vera Pagnussatti e ela falou que os alunos estão aprendendo a ser um cidadão ter seus direitos e cumprir os deveres,mostramos as quatro cartilhas do João Cidadão mais os direitos e deves dos alunos.
    Pretendemos continuar usando o blog Televisando o Futuro até o fim do ano.
    A RPCTV gostou muito do nosso trabalho e o esforço da Professora:Vera Pagnussatti e elogiaram nossa colaboração…
    Obrigada!!

  4. Televisando o Futuro

    REDATOR JOVEM

    Dia (04/08) a RPCTV fez uma visita ao colégio Eron Domingues, onde fizeram uma entrevista aos aluno do 7º Ano “B” que estão fazendo um trabalho do TELEVISANDO O FUTURO – QUAL É MEU PAPEL.
    A professora Vera que coordena esse trabalho, comenta que é dever de todos os cidadão ter seus direitos para uma vida melhor e justa, mas que todos devemos colaborar com nossos deveres então, vamos fazer nossos deveres para usufruir nossos direitos.

    Nome: William N. Dorner

    Nº: 30

    Série: 7º Ano “B”

  5. Um dia com os vereadores
    Os alunos do 7° ano B, do Colégio Estadual Eron Domingues, envolvidos com o Projeto Televisando o Futuro, Cidadania, direitos e deveres, participaram da sessão da câmara no dia 12 de agosto de 2013. O objetivo foi de ajudar a construir uma cidade melhor, e refletir sobre a responsabilidade, com os atos, de cada um, para que sejam cidadãos de fato, que cumpram com o seu papel. Só cumprindo com os deveres, os direitos chegarão a todos.
    Os vereadores na ocasião, falaram sobre a cidade de Marechal Cândido Rondon, que eles querem o melhor para cada morador, e que cada um precisa fazer a sua parte, e não só eles, mas toda a população. Que é importante que cada um pense: Qual é o seu papel, diante dos problemas da comunidade.
    A professora Vera Pagnussatti, coordenadora do Projeto trabalhou em sala muitos itens com pesquisas, trabalhos individuais, apresentações sobre cidadania, e principalmente utilizando as tecnologias.
    Com o Projeto e o envolvimento, os alunos passaram a ser mais atuantes , conseguimos pensar e ver que é preciso atitude de cada um para uma escola melhor e sociedade melhor.
    Daiana.

  6. Televisando o futuro

    Redator jovem

    No dia (04/06/13) a RPCTV estava no colégio Eron Domingues para saber e conhecer mais sobre o projeto cidadania direitos e deveres. Qual meu papel?
    A professora Vera Pagnussatti criou um blog e dentro deste para os alunos do Colégio Eron Domingues,ela posta varias atividades,fotos e varias vezes os alunos comentam no blog.
    O blog é uma forma de interagir muito nos estudos dos alunos,e os pais também conseguem visualizar melhor o trabalhos dos filhos.

    Nome: Juliana Dattein

    N°:19

    Série:7° Ano B

  7. REDAÇÃO

    No Colégio Estadual Eron Domingues, VERA PAGNUSSAT, esta trabalhando com seus alunos sobre CIDADANIA desde o inicio do ano.
    No dia (04/06/13) a RPCTV veio no nosso colégio.e alguns alunosforam escolidos para falar falar sobre o tema. Depois a professora, continuou a passar outros testos para nós trabalhar.
    Nós adoramos falar sobre isso, é uma aula diferente a cada dia.

  8. Os alunos(a) do colégio estadual Eron Domingues estão estudando sobre direito e deveres com a professora Vera Panussstti.
    Eles alonos(a) usam tablet,Notebook e celulares para entrar no blog e postar um pouco do que estão prendendo na sala de aula.
    No dia 12/08 os alunos(a) do 7 ano B foram até a Câmara dos Vereadores lá eles representaram o colégio, alguns alunos falaram um pouco sobre direito e deveres e também passaram um vídeo no dia que a RPCTV foi ao colégio.e até os vereadores comentaram sobre isso.
    O começo da sessão foi às 16:45 e o término às 19:00.

  9. Cidadania, assunto para além da sala de aula.

    Na cidade de Marechal Cândido Rondon, no dia 12-08, os alunos do 7°ano B e alguns do 9°ano C, foram convidados, como atividade complementar das aulas de Língua portuguesa, para irem à Câmara dos Vereadores participar de uma sessão, e apresentar um pouco sobre o projeto Cidadania Qual é o meu papel? que os mesmos estão desenvolvendo e utilizando os materiais do Televisando o Futuro.
    Cinco alunos foram escolhidos, para encaminhar aos vereadores algumas reivindicações, que foram coletadas entre os alunos, familiares e outros os moradores. Os alunos usaram a tribuna e explicaram tudo sobre o projeto vivenciado desde o início do Ano, falaram também sobre o Seminário apresentado pelos 9° ano, que são assuntos importantes para todos os cidadãos.Também entregaram um requerimento solicitando um espaço ao lado do Colégio para a construção de um anfiteatro.
    Após as apresentações, foi colocado o vídeo com a reportagem feita no Colégio, pela a RPC TV, que mostrou alunas sendo entrevistadas falando sobre as redes sociais, e Blog, usadas no projeto e também sobre cidadania, direitos e deveres,e qual é o papel de cada um como cidadão de fato que quer mudar a sociedade, a escola e sua vida.

  10. Um dia com os vereadores
    Os alunos do 7°B foram na sessão da câmara de vereadores levar, pedir soluções aos vereadores para nossa cidade,birro,rua e loteamentos.
    Arruma os asfaltos por mais iluminações cuidar dos lotes baldios.
    Os alunos do Eron Domingues entregaram um envelope com os ´pedidos de melhoras nas nossas ruas e cidade.

  11. Cidadania, agir alem da sala de aula.

    Olá estou aqui hoje, para falar um pouco sobre uma sessão da câmara dos vereadores em Marechal Cândido Rondon que os alunos do 7ºAno B do Colégio Estadual Eron Domingues, participaram nessa Segunda-Feira (12/8/2013) as 17:00 Hrs.
    Cerca de 20 alunos de 7º e 9º anos, estiveram presente nessa tarde, aonde as alunas Gabrielly V. R. Estigarribia e Maria Eduarda Simão do 7ºano, colocaram a frente dos vereadores algumas de suas atitudes e o que vêem trabalhando com a professora Vera Pagnussatti no projeto Cidadania- Televisando O Futuro.Um aluno do 9ºano entregou para o presidente da câmara um documento contendo algumas reivindicações que devemos melhoras em nossa cidade.”Com essa tarde na câmara nos alunos conseguimos compreender e entender melhor o lado de um cidadão” “Somos cidadãos”-Já dizia uma aluna.
    E são com essas atitudes que iram mudar a sua cidade, são pequenas atitudes de alunos entre 12 e 14 anos, que muitas vezes mudam a sua cidade, e que em seu colégio já mudaram muitas coisas.”Cada um tem que fazer sua parte, de pouco em pouco mudaremos as cidade”-Dizia um cidadão.
    Uma professora que ensina os alunos a serem melhor, que mostra que o Brasil tem uma educação excelente, alunos assim tem um grande futuro, que pensa no próximo, que esta disposto a mudar suas atitudes, para um mundo melhor !

    Larissa Nº23 7ºB

  12. Afinal qual o meu papel como cidadão?
    A fim de buscar respostas do papel que cabe a cada um na sociedade, os alunos do 7°ano B e o 9°ano C do Colégio Eron Domingues, foram no dia 06/06 pela 1º vez participar de uma sessões da Câmara dos vereadores. Foram conhecer ver o quanto é importante comparecer e acompanhar as discussões sobre os projetos, feita pelos vereadores.
    Da primeira vez que participaram, fizeram uma pesquisa sobre o que é poder Legislativo e poder Executivo, qual a importância e a função dos vereadores.
    No último dia 12/08 voltaram mais uma vez a Câmara, e na ocasião os alunos usaram a tribuna leram alguns textos sobre cidadania, direitos e deveres. No final, um aluno entregou algumas reinvindicações em nome dos demais alunos, para o presidente da Câmara dos vereadores.
    Nesse tempo de pesquisas, trabalho e leitura, só percebemos o quão é importante é cada um fazer a sua parte, participar das sessões, levar a eles nossos pedidos assim estamos fazendo a nossa parte de cidadão.
    Nome:Gabrielly V. R. Estigarribia n°:13

  13. Agir além da sala de aula
    Olá hoje vou falar um pouco sobre uma sessão da camara dos vereadores em Marechal
    Cândido Rondom , que alguns alunos do colegio Eron Domingues participaram nessa Segunda – Feira as 17:00 hrs.
    Foram aproximadamente 20 alunos dos 7° e 9° anos estavam presente nesta tarde de Segunda – Feira onde duas e mais alunos(a) colocaram para os vereadores algumas providencias para a Cidade,Bairros ou Ruas ficarem mas bonitas ou até melhores de se transitar.
    Com isso aprendemos com esses pequenos cidadões qe ser cidadão é uma atitude para com as pessoas muito boa e bonita tambem e esses alunos mostraram a todos qe ser cidadã é a melhor atitude a fazer.

    Gustavo Henrique
    N° 31
    7° ano “B”

  14. “RPCTV NO COLÉGIO”
    Cidadania porque trabalhar na escola?
    No dia 04/06/2013 nós alunos recebemos a visita da RPC TV no colégio ESTADUAL ERON DOMINGUES eles queriam nos filmar postando e trabalhando no blog de Língua Portuguesa e conhecer o nosso Projeto sobre o tema do Cidadania, ligado ao “Televisando o Futuro” que nossa professora criou, para que pudéssemos interagir melhor com o assunto.Nesse blog nos postamos todas as atividades que fizemos sobre o tema.
    A equipe da RPC TV ainda nos fez algumas perguntas,que nós alunos respondemos com facilidade.

  15. Quando, como e para quê existe a cidadania?

    Para responder estas questões, alunos de uma cidade do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, do Colégio Estadual Eron Domingues desenvolveram várias atividades referentes à cidadania ”Direitos e Deveres” com a professora Vera Pagnussatti, na disciplina de Língua Portuguesa.
    O principal objetivo, foi levar os alunos a refletirem sobre qual é o seu papel como cidadão, na sua escola, casa, comunidade, município, estado e País.
    O ponto alto do projeto foi a participação da Sessão da câmara de Vereadores, onde encontraram os representantes municipais legislando e fiscalizando vários assuntos para o bem estar da população. Alguns alunos puderam fazer o uso da tribuna, falando sobre qual seu papel como cidadãos, e entregaram um relatório sobre o que os entrevistados acharam importantes para ser melhorado no município.
    Um grande passo para o futuro destes jovens, se tornarem adultos responsáveis e participativos no município, com um olhar crítico na escolha de seus representantes, pensando na qualidade de vida da população e o desenvolvimento da cidade. Este é o papel de cada um.
    Ana Wilma
    Numero: 1.

  16. Aluna : Ayessa Nathieli Guerreiro 7°b

    Na manhã do dia quatro de junho o colégio Estadual Eron Domingues , recebeu a visita da equipe da RPC TV afilhada da Rede Globo . A jornalista entrevistou os alunos do 7°b sobre o tema cidadania direitos e deveres quem deu a entrevista foram as alunas Larisa Lemberck Maria Eduarda Simão e Gabrielly Estigarribia . Alguns dias da equipe vir ao colégio , a professora Vera Pàgnunssatti falou aos alunos que quem tivesse e podese trazer notboocke tablet podia trazer . Momentos antes da RPC TV c omeçar a entrevista aos alunos se pozisionarem no laboratório sobre o assunto , depois os alunos começaram a representar a sala do 7°b e a escola perguntas . Quando termino a professora chamou a aluna Emili Barbara para representar a escola falando quantos alunos tinham … o trabalho sobre o tema cidadania São ações concretas que mudam a escola , nossa casa , nossa bairro e cidade ….

  17. Redator Jovem

    Nós alunos do 7° ano B do Colégio Eron Domingues estamos trabalhando, juntamente com o Televisando o Futuro, o tema Cidadania. .Entrando no site http://www.aprendereagir.wordpress.com vemos e estudamos as Cartilhas do João Cidadão ,cidadania e postamos o que achamos de mais significativo.
    Fizemos uma entrevista sobre esse site , tudo que sabemos nós falamos para informar todos aqueles que não sabem ou não viram ou não conhecem o site o nosso Blog.
    Aqui no Colégio Eron Domingues temos que saber os nossos direitos e deveres , como eu ,todos devem cumprir os seus .
    No dia 12/08/13 fomos na Câmara para discutir o que é por direito ,melhorar a nossa cidade . Como podemos fazer isso ?Será que uma cidade suja é mesmo culpa dos cidadãos ?
    Temos que discutir isso seriamente para uma melhor convivência .
    E nós terminamos essa noticia dizendo :
    ” EU SOU CIDADÃO QUANDO CUMPRO O MEU PAPEL ”

  18. Redutor Jovem

    Na cidade de Marechal os alunos do Colégio Eron Domingues , estão o 7°B e 9°C , trabalham Cidadania Direitos e Deveres , na disciplina de Língua Portuguesa .
    Eles alunos do 7°B , estão trabalhando com Cidadania Qual é o meu papel ?
    Os alunos foram entrevistados pela RPCTV ,onde foram chamados na Sessão da Câmara dos Vereadores , onde os alunos de cada turma , leram um discurso sobre cidadania .
    Além dos discursos , foi entregue para o Presidente da Câmara um requerimento e demais revindicações .
    Eles montaram murais com a qual professora é Vera Pagnussatt,que tira fotos de todo o trabalho ,que é postado no blog .
    Eles são futuros adultos , que já trabalham e se preocupam com a nossa cidade de Marechal Cândido Rondon .

  19. Participado da sessão da Câmara de vereadores

    Com um grupo de alunos, representando as demais turmas do colégio estadual Eron Domingues participamos de uma sessão da Câmara de vereadores, foi mostrado o Projeto e neste realizamos muitas atividades de leituras pesquisas entrevistas, entre nós alunos, com os pais, com nossos vizinhos e pessoas do bairro. Foi entregue ao presidente da mesa um requerimento solicitando uma área próxima ao educandário para construção de um anfiteatro e de mais uma série de reivindicações, coletadas com os moradores dos bairros e centro Nós do Colégio Estadual Eron Domingues estamos trabalhando desde o início do ano letivo no Blog Aprender, socializar e agir para para ma transformar e o nosso tema Cidadania. Qual é o meu papel? Principalmente estamos usando as redes sociais e um blog especifico para dar mais visibilidade aos resultados.

    Nomo:Gustavo cezar

    Nº 15

  20. Meu deveres de cidadão
    Ser cidadão é algo que se aprende sempre. Desde criança nós aprendemos a educação tanto em casa de nossos pais, como na escola também, com isso nós descobrimos o mundo, e nesse mundo há muitas regras e limites e com isso aprendemos e criamos a nossa identidade e personalidade, aprendemos também sobre a ética, o caráter ,como somos e como são os outros e qual é o papel de cada um na sociedade.
    E como cidadão todos nós temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e buscados.
    E meu de verer como um aluno decente, é não desrespeitar os professore e funcionários não desrespeitar alunos ou amigos, não jogar lixo no chão da sala, não jogar lixo pela janela, não praticar Bullying com seus amigos e professores , nunca discriminar ninguém.
    E isso também pode acontecer concluindo, não só na escola como nas ruas também, é um dever de um cidadão não jogar lixo nas ruas, não quebrar luzes de poste público, não destruir placas de sinalização, bancos de praças , telefones públicos, ou seja, zelar pelo que é de todos.
    Portanto as pessoas dever ser comportar bem nas ruas e eles podem fazer isso.
    Sara Damas.

  21. Ser cidadão.
    Ser cidadão é ajudar as pessoas como por exemplo: ajudar um (a) idoso (a) a travessar a rua, a carregar as compras, ajudar as pessoas cegas a atravessar a rua ou guiar até um local, ele (a) caso quiser, mas também não é só as pessoas , é ajudar sim fazer outros papéis como cidadão por exemplo: reciclar, separar o lixo, jogar o lixo na lixeira para não poluir, levar seu animal de estimação para passear, zelar pelos bens públicos e cuidar do meio ambiente.
    Meus deveres como aluno e cidadão são vários como: não colocar chicletes debaixo da carteira, respeitar os professores, estudar e não bagunçar na sala de aula, respeitar os colegas, não brigar, não discriminar, fazer meus deveres corretamente sem atraso, e bem feito, não riscar as carteiras e cadeiras, e lutar pelos meus direitos.
    Tenho vários direito como cidadão como por exemplo: o trabalhador tem seus direitos, os aposentados, os idosos (a),também tenho vários direitos como: a ter vida, estudar, direito a um hospital, trabalho, a uma casa, mas algumas pessoas não sabem que tem direitos e ficam esperando pelos outros lutarem por eles.
    Nós cidadãos deveríamos melhorar cada dia mais a nossa escola, rua, bairro, mas devemos começar cada um por si e dar exemplo para os outros que não sabem ser cidadãos de fato. Certamente o mundo hoje em dia iria ficar bem melhor se ajudássemos uns aos outros.
    Nome: Sara Dos Santos Pereira . Número:28

  22. Cidadania
    Ser cidadão não é somente saber os seus direitos e deveres mas sim saber quando e como usá-los.
    Como um aluno cidadão devo comparecer as aulas, respeitar as regras do colégio. Mas não é só na escola que devemos ser assim, em casa, na rua e em todos os lugares tenho que agir como um cidadão.
    Não são somente os meus deveres que devo saber, temos direitos também e todos nós devemos saber. Para mim acho o direito mais importante para um aluno é o de ter uma escola independente da classe social.
    Se todos nós cumpríssemos os nossos deveres tudo seria bem melhor. Muitas pessoas acham que só precisamos de direitos e acabam esquecendo que se quisermos os direitos corretos devemos cumprir os deveres.
    O mundo precisa de Compreensão para entender que se casa um colaborar com a sua casa e bairro o mundo seria bem melhor. Isso é um dever simples mais que se cumprirmos já ira fazer uma grande diferença.

  23. Qual é o meu papel?
    Primeiramente, o que é ser cidadão? Ser cidadão é você ajudar, colaborar com sua cidade e meio ambiente.
    Meus deveres como aluno é ser exemplar em todas as matérias, não estragar materiais públicos, não riscar as carteiras, ajudar todos que tenham dificuldades, fazer trabalhos e participar das aulas todos os dias, para que um dia no futuro eu seja alguém muito dedicado e saiba ajudar A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.
    Todos os meus direitos como cidadão é exigir para colocar lixeiras, colocar mais garis, mais segurança, mais ciclovias mais lugares para passear.
    O mundo poderia estar limpo, organizado. Se todos nós tivéssemos vontade e responsabilidade para separar o lixo, jogar lixo no lugar certo, respeitar os ciclistas e pedestres. O mundo seria completamente diferente, todos iam se respeitar, teríamos paz e limpeza.
    Nós seríamos cidadãos de fato, cidadãos que gostam e cuidam do nosso mundo. Eu aluna do Colégio Estadual Eron Domingues espero que sejamos assim até o fim, para que o nosso mundo seja cada vez melhor e limpo.

  24. Qual é o meu papel ?

    Ser cidadão aprendemos desde criança com a educação ensinada por nossos pais em casa , assim aprendi a respeitar e cuidar da nossa cidade , alertando a todos o que fazer .
    O meu papel como aluno é não rabiscar e estragar as carteiras e cadeiras em nossa sala. Também temos que respeitar as zeladoras, não gastar água sem necessidade e muitas outras coisas. Devemos ter os melhores professores para uma melhor aprendizagem .
    Temos que ter mais praças públicas ,ruas asfaltadas ,menos buracos nas ruas ,mais ciclovias e segurança no trânsito com mais placas sinalizadas . São nossos direitos ter tudo isso para o melhor desenvolvimento da cidade .
    Se todos fossemos cidadãos respeitando e cumprindo as leis , com certeza teríamos uma cidade mais organizada e disciplinada ,com mais respeito ao próximo , sem brigas no trânsito e nas ruas .

  25. Qual é meu papel?
    Cidadão é aquele que cumpre oque é certo que cumpre todo seus deveres,cuidar do meio ambiente.
    Meus deveres como aluno é manter a sala limpa e arrumada,não jogar o papel de bala no chão, não riscar as carteiras, não colar chiclete nas carteiras e jogar o lixo no lixo.E com esses deveres tudo muda.
    Nosso direito como cidadão é ter uma boa limpeza nas praças,ruas,colégios e em lugares importantes.
    Nossos direitos como cidadão é ter lixeiras nas ruas,mais ciclovias,mais lugares públicos e mais sinalização.
    Como nosso mundo fica quando todos são cidadão?
    Nosso mundo ia ficar diferente, todos devem não só falar mais sim agir porque se todos fizerem sua parte o mundo irá fica melhor e limpo.

    Ana Wilma
    Numero: 1

  26. Cidadania !
    Afinal o que é ser cidadão?
    Cidadão é cumprir com meus deveres para ter merito dos meus direitos , é ajudar o meio ambiente em qualquer lugar , consientizar á todos , cidadão não é só falar , e sim agir .
    Como somos cidadaões temos deveres,e nesse momento temos que cumprir no colegio e qual são esses deveres ?
    Temos o dever de jogar o lixo no lixo, de cuidar dos meus materiais , não colar chicletes nas carteiras , não riscar as carteiras , fazer as tarefas e trabalhos entre outras coisas.
    Assim como temos deveres tambem temos direitos e qual são ?
    São esses : direito de um hospital , direito de um colegio , de um trabalho , dos meus documentos , e principalmente de um mundo melhor.
    O mundo seria tão maravilhoso e lindo se todos cumprissem com seus deveres e principalmente se todos agissem como cidadão de fato , de forma respondável e colaborativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s