CIDADANIA – QUAL É O MEU PAPEL?

DSCN3991

Cidadania. Qual é o meu papel?

Trabalhar com cidadania em sala de aula é tarefa fundamental para formar alunos melhores e um país também        Tibico Brasil

“A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje, é fazer hoje aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje o que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje o que hoje não pode ser feito, dificilmente eu faço amanhã o que hoje também não pude fazer.” 

Paulo Freire.

Veja mais..

http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=705&Itemid=29

DSCN1784

Ser cidadão de fato, implica em cumprir com seus deveres e  “brigar”,  fazer valer  seus direitos, visando o bem comum individual e de uma coletividade.

Não basta só enxergar os problemas da sociedade que atingem o bem estar  de outros cidadãos e nada fazer, ou delegar aos outros a sua parte. É preciso que cada um assuma  o que lhe cabe, ou seja a sua tarefa.

Não é preciso grandes obras, basta começar pela sua própria casa, escola,  Rua,  Bairro e cidade, através de pequenos gestos que resultem em grandes resultados.

DSCN2140

Você já se perguntou?

O que  eu posso fazer para me tornar um cidadão de fato, de ações? Qual é o meu papel diante dos desafios e necessidades que minha comunidade tem? Tenho observado ao meu redor, como alguém participativo, ou julgando somente as coisas que não estão corretas?

Atividade para o 7º Ano B

1 -Quais problemas ou dificuldades visualizo/observo  e que precisam ser mudados/resolvidos?

Na minha escola?

Na minha rua?

No meu bairro?

Na minha cidade?

-Você concorda  que pode mudar seu espaço e modo de vida através de pequenas acões?

– Se é possível mudar, como fazer isso?

DSCN1957

Relacione os mesmos,  em conjunto com seus pais e vizinhos, colegas de escola, amigos, professores …

2-Na sequência elabore uma lista de ações que você pode auxiliar para que os problemas sejam sanados e ou resolvidos, começando pela sua casa.

3-Algumas destas reivindicações/transformações necessitam ou dependem  do auxílio de órgãos competentes do Município? Como encaminhar?

4- Sistematização das questões/problemas e encaminhamento via Projeto para a Câmara de Vereadores, através de apresentações feita  pelos próprios alunos. (Atividade para a sala toda, seguindo cronograma pré-estabelecido.)

DSCN2122

Saiba mais sobre Direitos e Deveres.

Direitos do cidadão

Relacionados

Direitos e deveres

cidadania2

O que são os direitos e deveres do cidadão? Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão?

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.

Clayton de SouzaAmpliar

  • O voto está entre os principais deveres de um cidadão

Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.

Veja alguns exemplos dos direitos e deveres do cidadão:

images (1)

Deveres

– Votar para escolher nossos governantes.

– Cumprir as leis.

– Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.

– Educar e proteger nossos semelhantes.

– Proteger a natureza.

– Proteger o patrimônio público e social do País.

– Colaborar com as autoridades.

Direitos

– Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

– Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.

– Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

– Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

– A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

– A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

A Constituição de 1988 reserva cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.

Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso.

Veja mais…

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao

Trabalho realizado pelos alunos do 7º Ano B após pesquisa com os pais.
DSCN2134
DSCN2135

30 thoughts on “CIDADANIA – QUAL É O MEU PAPEL?

  1. Eu cumpro os meus direitos e deveres e vc cumpre? Eu entrevistei 2 dos meus vizinhos .Eles me falaram que nós devemos ir até a prefeitura para que eles melhorem a nosso bairro e outras coisas que estão faltando.

  2. Minas ações concretas.

    Na escola:
    Cuidar dos materias
    Jogar o lixo nas lixeiras certas
    Fazer as tarefas e trabalhos em dia
    Não riscas as carteiras

    Em casa:
    Economizar água
    Levar o óleo usado nos locais certos
    Separar o lixo
    Manter as calçadas limpas

    Na rua:
    Cuidar da iluminação
    Não deixar os boeiros entupirem
    Não destruir os telefones públicos.
    Não estragar lixeiras
    Respeitar os garis

    No trânsito:
    Avisar sobre buracos
    Não estragar placas
    Avisar a prefeitura sobre problemas que não podemos arrumar.

    Maria Simão

  3. Sou cidadã …O que eu posso fazer de concreto ?

    Na escola:
    -devemos ter nossas atitudes boas e mostrar para os outros
    -Devemos exigir boa educação em nosso colégio

    Em casa:
    -Reciclar o lixo
    Cuidar para não jogar gorduras na pia e nem na fossa

    Na sua rua:
    -Devemos orientar as pessoas aonde jogar o lixo
    -Não jogar lixo nos boeiros
    -Não jogar lixo nos lotes baldios

    No bairro:
    -Devemos exigir asfalto aonde não tem

    Larissa.

  4. Ações minhas concretas como cidadã:

    Na Escola

    Participar nas aulas, ter mais respeito pelos outros. Temos de ajudar os colegas de aula, ajudar os professores a arrumar o mural. Jogar o lixo nas lixeiras e não no pátio e cada coisa no seu devido lugar. Manter a sala de aula limpa o pátio e o banheiro limpos. Cada um deve ter seu material e em ordem, e não ficar pedindo emprestado.

    Em Casa
    Temos que separar o lixo bom, orgânico dos demais. Temos que economizar na hora de tomar banho, ao lavar a louça, lavar roupa e de vez em quando lavar as calçadas e o carro. Não jogar lixo nos ralos, não jogar o lixo na rua e não fazer fumaça.

    Na Rua

    Ver se os bueiros não estão estúpidos, se não tem lixo dentro deles não jogar lixo dentro dele. Temos que cuidar da iluminação pública. Devemos separar o lixo em cada lixeira. Não devemos quebrar ou danificar os orelhões públicos.

    No Bairro
    Cuidar da iluminação e devemos ver no bairro se não esta faltando lâmpadas e avisar um responsável. No asfalto tem que ter faixa de pedestre para os pedestres poderem passar e ter travessias elevadas na frente das escolas e nos terrenos baldios não devemos jogar lixo pois acumula água.

    Lais Cristine Bull

  5. Minhas ações concretas como cidadã.
    Na Escola !

    Participar nas aulas, ter mais respeito pelos outros. Temos de ajudar os colegas de aula, ajudar os professores a arrumar o mural. Jogar o lixo nas lixeiras e não no pátio e cada coisa no seu devido lugar. Manter a sala de aula limpa o pátio e o banheiro limpos. Cada um deve ter seu material e em ordem, e não ficar pedindo emprestado.

    Em Casa!
    Temos que separar o lixo bom, orgânico e o de construção. Temos que economizar na hora de tomar banho, ao lavar a louça, lavar roupa e de vez em quando lavar as calçadas e o carro. Não jogar lixo nos ralos, não jogar o lixo na rua e não fazer fumaça.

    Na Rua!

    Ver se os bueiros não estão estúpidos, se não tem lixo dentro deles não jogar lixo dentro dele. Temos que cuidar da iluminação pública. Devemos separar o lixo em cada lixeira. Não devemos quebrar ou danificar os orelhões públicos.

    No Bairro!
    Cuidar da iluminação e devemos ver no bairro se não está faltando lâmpadas e avisar um responsável. No asfalto tem que ter faixa de pedestre para os pedestres poderem passar e ter travessias elevadas na frente das escolas e nos terrenos baldios não devemos jogar lixo pois acumula água.

    Joyce Lohmann

  6. Relátori sobre o Seminário _ Formas de violência

    No dia 11 de julho, no Colégio Estadual Eron Domingues, nós do 9º Ano C fomos ver a apresentação do 9º Ano A, cujos temas eram violência contra mulheres, pedofilia, violência no trânsito e bullying. No tema, violência contra mulher elas falaram sobre os abusos e os maus tratos do marido contra a sua mulher. Elas também deixaram um conselho para as mulheres que sofrem com isso.
    No tema pedofilia o grupo falo para tomar cuidado, para não deixar as crianças conversar com pessoas estranhas e também, tomar cuidados com pessoas de casa, como tio, sobrinho etc.
    No tema violência no trânsito eles mostraram pessoas dirigindo embriagados, ultrapassando ate mesmo mexendo no celular. Mostraram as consequências da imprudência, como perde a vida, ou ficar paraplégico, tetraplégico ou deformado.
    No tema bullying, que muitos adolescestes ou crianças sofrem com isso no colégio.
    Muitas vezes os adolescentes não aguentam tamanha pressão pelas criticas ou brincadeira sem graça de mau gosto acabam se suicidando.
    Eu achei que todos fizeram uma apresentação boa, mas falto um pouco de seriedade, pois tinha alguns risos durante a apresentação.

  7. Ações concretas que posso fazer na :

    Escola:

    -Jogar lixo na lixeira.
    -Cuidar dos materiais escolares.
    -Manter a sala limpa.
    -Respeitar professores e funcionários.
    -Economizar água.
    -Ser solidário.
    -Denunciar as pessoas que não respeitam essas regras.

    Casa:
    -Poupar água.
    -Economizar energia.
    -Separar o lixo.
    -Respeitar os pais.
    -Ajudar na tarefa de casa.

    Rua:
    -Respeitar o trânsito.
    -Não jogar lixo no chão.
    -Não jogar lixo nos bueiros.
    -Não estragar orelhões.
    -Obedecer normas de trânsito.
    -Respeitar pedestres.

    Bairro:
    -Não jogar lixo nos terrenos baldios.
    -Pedir para os responsáveis arrumarem os asfaltos e orelhões.
    -Não sujar asfaltos com folhas e galhos.
    -Carros em alto nível de velocidade.
    -Arrumar a iluminação.
    -Colocar mais lombadas.
    -Ter faixas de pedestres.

    Pesquisas com os meus vizinhos :
    Rua cabral.
    Herta= Trânsito muito movimentado,muitos gatos e cachorros abandonados .
    Maria= Os burracos no asfalto precisam ser arrumados, carros em alta velocidade, melhorar as lixeiras.

    Aluna: Daiana Luiza Klug.

  8. O que devemos fazer ? Ações concretas:
    NA ESCOLA ;
    Não jogar lixo no chão
    não gastar papel atoa
    colocar o lixo no lixo, e nas lixeiras certas
    cuidar dos materiais
    não deixar a sala suja.

    RUA
    Não jogar lixo nos bueiros
    não jogar lixo nas ruas
    não ficar quebrando as árvores
    plantar árvores para melhorar o meio ambiente

    CASA
    Não deixar água em potes
    separar o lixo corretamente
    não desperdiçar água
    não jogar lixo no pátio.

    BAIRRO
    Plantar árvores
    ajuntar o lixo da rua.

    O que nossos vizinhos pensam

    NOME Mario

    No nosso bairro há ruas que precisam ser asfaltadas.
    Passar o lixeiro, mais vezes durante a semana
    Recolha de entulhos com mais frequência.

    NOME Aline
    Que as pessoas preciso parar de jogar lixo nas ruas, porque entopem os bueiros .

    Nome: Andressa Thais n º 4 7º b

  9. Ações concretas

    Escola:
    Não rabiscar nas carteiras.
    lixo: Separar corretamente de acordo com a lixeira .
    respeitar os professores.

    CASA:
    Separar o lixo reciclável do orgânico .
    deixar casa organizada e limpa .
    economizar água.
    desligar a luz ao sair do comodo da casa.

    RUA:
    Não quebrar as lâmpadas dos postes de iluminações públicas.
    não jogar óleo usado nos bueiros .
    não arrebentar telefones públicos.

    BAIRRO:

    Ter asfaltos nos bairros.
    não jogar lixos nos lotes baldios .

    Solicitação dos Vizinhos
    Nome:Isabel
    Ter serviços de correios, passar o lixeiro mais vezes, fiscalizar os terrenos baldios e recolher os entulhos .

    Nome: Nilson
    Ter coleta de lixo, ter asfalto e tirar o lixo dos lotes baldios.
    (Colocar nome da rua)

    Nome:Juliana Dattein nº 19 série: 7º B

  10. Ações concretas. O que eu posso fazer para ser de fato cidadão.Na Escola, em casa , na minha rua, no meu bairro.

    ESCOLA:
    Não riscar as carteiras,não brigar,não colar nas provas, estudar e não bagunçar, respeitar os professores,não colocar chicle nas carteiras e nas cadeiras.

    CASA:Respeitar os pais,lavar a louça, deixar meu quarto em ordem, varrer, separar o lixo, passar pano e poupar água.

    RUA:
    Não quebrar lâmpadas dos postes,não jogar óleo ou lixo nos boeiros, não derrubar árvores, não danificar nada público.

    BAIRRO:
    Não brigar com os vizinhos,não jogar lixo em lotes baldios, busaca ter asfaltamento e iluminação.

    NOME:Lucila mais policiamento,tinha que faze uma reunião (a comunidade),e ir falar com os policiais.

    NOME:Joaquim Alcides poderia ser mais iluminado,ter asfalto,para resolver o problema:ter um atendimento mais facilitado exemplo:um área de trabalho só para isso.

    NOME:Sara Pereira nº:28 serie: 7ºB

  11. Ações Concretas Minhas como aluno, como filho, como cidadão.

    >Separar o lixo corretamente na escolas, como em casa e nas ruas.
    >Ter iluminação e asfaltos melhores para a população.
    >Ter orelhões bons para o uso do cidadão.
    >Não jogar lixo em nenhum lugar além dos lixeiros, para a proteção da Água e do Meio Ambiente.
    >Ter placas de trânsito boas e bem cuidadas.
    >Ter faixas de pedestre bem visível.
    >Ter um transporte digno de um cidadão.
    >Mais polícias para a segurança do povo.
    >Mais médicos e enfermeiras para a saúde da população.
    >Mais professores para a aprendizagem dos estudantes.
    >Não riscar os murros das escolas e das casas.
    >Não mexer no material que não é seu.
    >Respeitar os Professores, diretores, secretarias(os), colegas assim como os pais, tios, avós.
    >Os menores de 18 anos não podem tirar carteira de motorista ou dirigir algum automóvel.
    >Os motoristas tem que respeitar as faixas de pedestres.

    RECLAMAÇÕES DO VIZINHOS

    Vera
    >Falta de asfalto bom e uma lixeira.

    Dionisio
    >Lixeiras e um bom Asfalto.

    Nome:Willliam N. Dorner Nº:30 Série:7º Ano “B”

  12. A que devemos fazer? Ações concretas

    Na escola
    Separar o lixo
    Não riscar nas carteiras
    Cuidar dos materiais da escola

    Rua
    Não jogar lixos nos bueiros
    Não jogar óleo nos bueiros
    Não quebrar os meio fio

    Na casa
    Separar o lixos orgânicos com os reciclados
    Economizar agua na hora de tomar banho
    Desligar as luzes de casa na hora de sair

    Bairro
    Colocar asltos nas ruas que não tem
    Não jogar lixos nos loteis baldios

    Solicitações do vizinho
    Nome Romildo
    Passar mais vezes para catar entulhos, e passar correios a onde não passa

    Nome Romildo
    Fazes as asltos e passar mais vezes os lixeiros.

  13. Minhas ações concretas :

    No bairro

    *Ajudar o seu vizinho
    *Varrer as ruas
    *Varrer e lavar as calçadas
    *Conversar ,ter diálogo
    *Ajuntar o lixo
    *Não jogar lixo na rua
    *Ser solidário
    *Recolher as folhas nas ruas e calçadas
    *Retirar os galhos das ruas e calçadas
    *Separar o lixo
    *Cooperar as lixeiras

    Na escola

    *Ajudar o próximo
    *Não desperdiçar água *Não rabiscar as carteiras
    *Ter sempre o caderno em dia
    *Sempre ter os materiais do dia

    *Fazer as lições
    *Respeitar os horários
    *Limpar a sala
    *Participar das aulas
    *Respeitar a todos
    *Colaborar com a limpeza
    *Não poluir
    *Não praticar o bulling
    *Não desperdiçar água
    *Jogar o lixo corretamente
    *Não rabiscar as carteiras
    *Ter sempre o caderno em dia
    *Sempre ter os materiais do dia

    Na rua

    *Os bueiros
    *Melhorar a iluminação
    *Um bom asfalto
    *Lixeiras publicas
    *Sinalização
    *Ter orelhões
    *Meio fio
    *Ciclovia
    *Galerias
    *Calçadas
    *Lombadas
    *Ponto de ônibus

    Em casa

    *Lavar a louça
    *Secar a louça
    *Arrumar a cama
    *Limpar o chão
    *Tirar o pó
    *Arrumar o quarto
    *Lavar os meus calçados
    *Varrer e lavar o pátio
    *Separar o lixo
    *Tirar o lixo
    *Colaborar com a limpeza
    *Colaborar com a arrumação
    *Poupar a água

  14. No colégio
    *melhorar as refeições
    *diminuir o preço do lanche da cantina
    *não riscar as carteiras
    *deixar os banheiros limpos
    *ter livros melhores

    Na sua rua
    *ter lixeiras
    *ter recolhedor de lixo
    *policiamento
    *falta de luz
    *falta de gari

    Em casa
    *separar os lixos
    *lavar a calçada
    *arrumar as camas
    *poupar água
    *lavar a louça

    No bairro
    *colocar lixo no lixo
    *varrer minha parte da calçada
    *cuidar do ambiente em que vivo

  15. — EM CASA :
    -Preservar a agua .
    -So usar o nessesario de luz ligada.
    -Levar os lixos para fora .
    — BAIRRO
    -Nao jogar lixo na rua ou em terrenos baldios .
    -Precervar o meio ambiente .
    – Nao jogar folhas em bueiros .
    — RUA
    – Nao quebras as coisa .
    -Respeitar as sinalizaçoes do semafaro .
    -Fazer mais entradas de cadeirantes , nos meios fios , para os deficientes poderem se locomover .
    -Fazer asfaltos aonde tem pedra regular ainda
    -Colocar placas de trancito aonde e perigoso ,
    -Cuidar dos buracos nas ruas.
    -Fazer mais semafaros aonde nao é preciso
    -Faltam lixeiras
    -Repintar as faichas de pedestres , que estao apagadas
    -Pitar as lombadas que estao apagadas
    Respeitar o trânsito.
    -Não jogar lixo no chão.
    -Não estragar orelhões.
    -Obedecer normas de trânsito.
    -Respeitar pedestres
    — NA ESCOLA
    -Respeitar os professores .
    -Cuidar do material .
    -Ter educaçao com os colegas.
    -Respeitar os colegas .
    -Fazer as liçoes de casa .

  16. Idones
    Melhorar as luzes Melhorar as luzes do Bairro e da rua. O lixo não passa no dia certo e vai ver se passa.
    Ilaine
    Melhorar as luzes da rua. E por lixeiras na rua.

  17. O que devemos fazer na nossa rua ?

    Vinicius: Devemos melhorar as ruas e fazer asfalto
    Juliana: Devemos cuidar para que não joguem lixo nos boeiros

    o que devemos fazer no nosso bairro ?
    Vinicius: cuidar e manter a limpeza das ruas
    Juliana:Não jogar lixo nos boeiros e exigir que passe lixeiros todas as semanas, e no minimo 2 vezes por semana !

    Larissa Nº:23 7ºB

  18. Minhas ações concretas

    +Preservar água em casa.
    +Cuidar dos asfaltos.
    +Não jogar lixo nas ruas,porque emtope bueiros.
    +Jogar lixo em seu devido lugar.
    +Não riscar carteiras e cadeiras.
    +Melhorar as refeição.
    +Falta de gari.
    +Deixar os banheiros limpos.
    +Falta de luz.
    +Falta de policiamento.
    +Ter lixeiras.
    +Ter recolhedor de lixos
    +Ter placas de trnsito de bem boas.
    +Os motoristas respeitar o trânsitos.

    O que devemos fazer na nossa rua

    milton:Devemos melhorar as ruas.
    Dirse:melhorar as lixeiras.

    Aldo:Ter mais policias
    Irena:Ter escolas boas

    Djeysson n°08 7° B

  19. Ações cidadãs;
    Escola: -MATERIAIS:Não rabiscar as carteiras.
    -LIXO:Separar o lixo de acordo com a lixeira.
    -PROFESSORES:respeitar os professores.
    Casa:
    -SEPARAÇÃO:separar o lixo orgânico do reciclável.
    -LIMPEZA:deixar a casa limpa e orgânizada.
    -ENERGIA ELÉTRICA:desligar a luz ao sair de um cômodo.
    RUA:
    -ILUMINAÇÃO:não quebrar as lmpadas dos postes de iluminação.
    -BUEIROS:não jogar lixo nos bueiros.
    -TELEFONES PÚBLICOS:não quebrar ou arrebentar os telefones.

  20. Ações concretas para ser um cidadão:
    Escola:
    -Não jogar lixo no chão.
    -Não gastar papel a toa.
    -Colocar o lixo no lixo,e nas lixeiras certas.
    -Cuidar dos matérias escolares.
    -Não deixar a sala suja.
    Rua:
    -Não jogar lixo nos bueiros.
    -Não jogar lixos nas ruas.
    -Não quebrar árvores.
    -Plantar árvores.
    Casa:
    -Não deixar água em potes.
    -Separar o lixo corretamente.
    -Não desperdiçar.
    -Não jogar lixo no pátio.
    Bairro:
    -Não quebrar lixeira públicas.
    -Plantar árvores para o ambiente melhorar.

  21. Entrevista
    O que devemos fazer na nossa rua?

    Vanessa:Falta de luz,mais policiamento,falta coleta seletiva de lixo.
    Clementina:Falta de Gari,iluminação,mais policiamento.

    O que é preciso fazer para resolver o problema?

    Vanessa:O prefeito investi em mais funcionários, e meios de transportes para esse serviços.
    Clementina:O prefeito e vereadores deveram se unir para resolver os problemas.

    Rua 7 de Setembro n° 3239
    Kelly n° 21

  22. Entrevista

    O que devemos fazer na nossa rua ?

    Marcos :Segurança
    Vanessa :Coleta seletiva ,falta policiamento e falta meio de transporte

    O que é preciso fazer para resolver o problema?

    Marcos :Ter mais policiamento
    Vanessa :O prefeito investir mais em funcionários

    Rua 7 de Setembro N° 3239
    Gabriely N° 14 7° ano B

  23. Entrevista

    O que devemos fazer na nossa rua ?

    Leandro:
    1) Coletar os lixos das ruas.
    2)Saneamento básico e calçamento

    Marisa:
    1)Devemos cobrar a prefeitura a virem coletar o lixo das ruas
    2)Tirar a areia da frente de nossas casas,pois a areia veio da construção afrente

    Rua : Mato Grosso N°999
    Gustavo Henrique N° 31

  24. #Escola
    *Separar o lixo
    *Carteiras sem rabisco
    *Extintores de encendio para emergêcias
    #Ruas
    *ruas e avenida com asfalto
    *Calçadas com 4 metros de largura
    *Terrenos baldios sem lixos que tragam doenças
    #Casas
    *Saneamento basico
    *Manter o quintal limpo
    *Separar os lixos
    #Pessoas
    *Não jogar oleo ou lixos nas bocas de lobo
    *Não disperdisar comida

    Gustavo Henrique n°31
    Iago N° 16

  25. Qual é meu papel, e o que devo exigir ?

    No Colégio:
    -Não riscar as carteiras
    -Exigir que melhorem as refeições
    -Exigir livros bons

    Na Rua:
    -Exigir Lombadas
    -Exigir poste de luz
    -E lixeiras
    -Cuidar do bueiros e de tudo que pertencer a nossa rua

    Em Casa:
    -Poupar água
    -Separa os lixos
    -Deixar sempre limpa as áreas, aonde podem criar mosquito da dengue

    No Bairro:
    -Orientar as pessoas de como cuidar do bairro.
    -Cuidar aonde irá jogar os lixos
    -Não cometer atos de vandalismo no seu bairro e nem em outro bairro
    -Ajuntar o lixo que está jogado no lugar errado

    Entrevista com os vizinhos:
    Oque é preciso fazer para resolver o problema ?
    R:Lixeiras em seus devidos lugares,ruas boas, e iluminação adequada

    O que devemos fazer na nossa rua ?
    Eliana: Devemos cuidar aonde vamos jogar nossos lixos e cuidar da boa segurança
    Carla:Cuidar do nosso meio ambiente aonde vivemos

    O que é preciso fazer para resolver o problema?
    Eliana:Exigir que as pessoas tenham mais consciência do que fazem
    Carla:Exigir que pensassem quando forem jogar um lixo na rua, ou no bueiro, ou até mesmo em rios, que isso só ira prejudicar a si mesmo e a sua sociedade

    Ana Wilma Nº21 7ºB

  26. Entrevista com os vizinhos: Segundo minhas vizinhas a nossa rua é boa só precisa de um pouco mais de segurança.
    Endereço: Avenida Rio Grande do Sul n° 550
    Vizinhas: Clarice e Mara
    Maria Simão

  27. A cidadania parece algo bem abstrato, mas, na política não é importante saber que existe uma diferença entre cidadania em sentido amplo cidadania já em sentido cidadania diz respeito a aquelas pessoas o cidadão, de forma responsável e consciente, participa da estruturação de sua realidade.
    Nos alunos temos direito de professores mais livros para ler mais respeito nas escolas mais lixeiras no pátio o papel do aluno é estudar.
    Somos cidadãos em formação e o caminho para ser cidadão de forma responsável que fazem de você um cidadão.
    O cidadão tem o direito que na sua rua seja asfaltado, que tenha lixeiras, orelhões e faixas de pedestres, etc.
    Todos têm consciência do que está fazendo para melhorar o mundo como cidadão respeitado no mundo todo e ajudar a ainda ser melhor no futuro isso é ser cidadão para melhorar.

  28. Cidadão ou cidadania
    Cidadão é colaborar com as pessoas não jogar lixo nas ruas e em outros lugares públicos e também separar o lixo bom e ruim. E ser cidadão depende de nós aprendermos em casa, na escola. E ao conviver com vários tipos de pessoas, e aprendermos a dividir a respeitar os idosos, ou seja, ajudar os mais velho e também os professores.
    Os meus deveres como aluno cidadão são: fazer as tarefas, não jogar lixo na sala de aula ou no pátio do colégio ou em qualquer lugar ou ocasião então vamos parar de jogar lixo na nossa escola e cidade.
    Os meus direitos como cidadão são por exemplo, tem direito á educação, á saúde ,á moradia, á proteção,etc. Para que sejam aplicados, foram criados normas jurídicas na nossa constituição.
    eu acho que a nossa cidade fica muito bonita quando todos agem, algumas sugestões para não nos nos comportarmos como cidadão são: Não jogar lixo nos bueiros e nas ruas e separar o lixo ruim.

    Nome: Joyce Lohmann
    N°: 18

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s