Gênero Discursivo – Relatório

Gênero textual – Relatório

O Relatório e um gênero discursivo, e sua esfera de circulação é a escolar.

79783438732efa138dc68ecb475c0740 (1)

Relatar significa narrar algo ocorrido/assistido, ou ainda expor de forma breve, verbalmente ou por escrito, um determinado conteúdo ou parte deste, uma aula, uma experiência científica, um projeto, uma processo, uma atividade escolar, enfim.

Faz parte de um relatório ainda, as considerações pessoais de quem está relatando sobre o tema e ou trabalho apresentado.

Um relatório independente do seu tipo, e ou especificidade, deve ser claro, conciso e de fácil compreensão. Deve ser escrito em linguagem direta e simples, dentro das normas ortográficas e com palavras de fácil reconhecimento. De preferência com frases e ou parágrafos simples e curtos

 

 Como fazer um relatório

O relatório é caracterizado com um texto de caráter descritivo onde estão expostos todos os fatos ou etapas de um determinado procedimento. O objetivo desta forma de comunicação é estabelecer uma espécie de controle diante de todas as circunstâncias, elaboração de um manual para uma atividade ou informar e servir como base para decisões importantes. Portanto, algumas características são essenciais em um bom relatório, clareza, objetividade e adequação, são algumas delas. Para você que precisa elaborar relatórios constantemente, fique atento as nossas dicas e saiba como fazer um relatório.

4aae3728b08189b967a9490ba7e8a9af

O primeiro passo para elaborar um bom relatório é saber sobre o tema que será descrito, todos os detalhes e informações devem estar bem esclarecidos, pois ao deixar de mencionar um simples fato, o seu texto ficará vago para quem vai ler. Por isso, antes de começar a fazer o seu relatório, tire todas as dúvidas e leia atentamente o material disponível sobre o assunto, livros, revistas ou até relatórios anteriores. Encontre sempre palavras-chave que devem estar mencionadas em seu relatório e sem seguida, faça um rascunho estabelecendo a ordem que você deseja seguir no documento.

O ideal é dividir o seu texto em basicamente três partes: Introdução, desenvolvimento e Conclusão. No primeiro parágrafo, você deverá introduzir um resumo do assunto que será discutido, descreva o objetivo geral do relatório, lembre-se de escrever tudo de forma clara, concisa e simples, de preferência adequando a realidade de quem vai ler. No desenvolvimento deverão aparecer as apresentações especificas do tema tratado, apreciações ou explicações, justificativas, análise de problemas com as respectivas causas e dificuldades, entre outras informações gerais.

Para finalizar o texto será necessário escrever uma conclusão reafirmando o que já foi mencionado na introdução, leve em consideração o seu desenvolvimento e sugira formas de resolver um problema, com opções diferentes frente aos resultados avaliados. O relatório é um documento apresentado em universidades, laboratórios e grandes empresas. Siga o esquema proposto e apresente um relatório bem elaborado ao seu chefe ou professor.

http://resumododia.com/como-fazer-um-relatorio.html

 

como-fazer-um-relatorio

 

PASSOS PARA FAZER UM RELATÓRIO ESCOLAR

http://prof-marcosalexandre.blogspot.com.br/2009/06/passos-para-fazer-um-relatorio-escolar.html

bcf2fe218c6bac3cba01bc8cb3ec4268

Como iniciar um relatório

 

Iniciar um relatório nada mais que fazer um relato de alguma atividade qualquer, que pode ser científica, acadêmica, trabalhista etc. Muitos professores pedem, por exemplo, após uma visita a algum lugar ou após o término de algum curso/estágio a entrega de um relatório. Normalmente um relatório escolar contém seis partes: uma folha de rosto ou página de informações especiais; um sumário; uma introdução; um desenvolvimento; uma conclusão e uma bibliografia. Quanto à linguagem, ela deve ser simples, objetiva e correta. Nunca é demais lembrar que você deve redigi-lo no padrão de normas técnicas de alguma agência reguladora. No Brasil, usam-se as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por fim, muitas pessoas perdem muito tempo fazendo um relatório, siga os passos a seguir e não esteja mais nesse grupo!

Instruções

  1. 1

Pense na resposta da seguinte pergunta: preciso relatar o quê? Desse questionamento sairá as informações principais de seu relatório, tais como métodos, objetivos do relatório, ideias centrais, circunstâncias etc.

  1. 2

Pense na resposta da seguinte pergunta: para quem eu preciso relatar? Esse item é muito importante, principalmente porque é esse tópico que orientará a linguagem (mais simples ou mais rebuscada) que você utilizará.

  1. 3

Pense na resposta da seguinte pergunta: por que preciso relatar? Ao responder, você automaticamente estará fundamentando seu desenvolvimento. A explicitação do contexto e a importância do relatório devem estar nessa parte.

  1. 4

Monte a estrutura (topicalizada) do relatório: folha de rosto (escreva o título do relatório, o nome da entidade ou da firma, a data, o nome do autor, o nome do destinatário); sumário (coloque as subdivisões do relatório); introdução (indique os métodos utilizados, os objetivos etc.); desenvolvimento (mostre desenrolar da “experiência” em questão, que deve, posteriormente, ser analisado) e conclusão (apresente os resultados alcançados).

  1. 5

Formate seu relatório em normas técnico-científicas e prontas! Agora é só mandar imprimir e entregar.

Veja mais..

http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-iniciar-um-relatorio

DSCN0703

Pesquisar mais…

Como fazer um relatório escolar

http://www.orfury.com.br/blog/59135/como-fazer-um-relatorio-escolar.html

Alunos Vejam mais algumas dicas…DSCN4093

Como elaborar um relatório

http://azolla.fc.ul.pt/aulas/documents/ElabRelat.pdf

 

 

 

 

 

ATIVIDADE PARA OS 9º ANOS-

Conforme já postado no grupos individuais do face. Cada aluno terá que elaborar o seu relatório sobre o Seminário Formas de Violência, e ou Cidadania. Qual é o meu papel?, seguindo os itens já elencados. Busquem mais subsídios nos endereços aqui relacionados.

Os relatórios deverão ser feitos primeiramente no caderno e depois postados aqui no Blog, no campo “Deixar comentários, log oapós  as postagens das apresentações dos referidos Seminários. Professora ;Vera Beatriz

33 thoughts on “Gênero Discursivo – Relatório

  1. Seminário Cidadania: Direitos e Deveres.

    Ao londo do texto, estarei explicando e/ou colocando as principais caracteristicas de alguns subtemas do seminário trabalhado em sala sobre direitos e deveres, sendo eles: Direito à vida. Direito à educação. direito à Saúde. Sistema único de saúde. Saneamento básico. Trabalho – Carteira de trabalho – Leis trabalhistas. Aposentadoria. Leis- Justiça. Serviço militar. Voto – Voto consciente. Imposto de renda. Democracia. Liberdade. Acessibilidade. Segurança. Liberdade de expressão.

    Serviço militar: é um direito de todo cidadão participar, para os homens aos 18 anos é obrigado, já para as mulheres é opcional. Podem se inscrever na Marinha, Exército e Aeronáutica . Para se inscrever é necessário procurar a junta militar, recebendo inicialmente um salário mínimo. Voto: todo cidadão brasileiro alfabetizado é obrigado a votar dos seus 18 á 70 anos de idade. Se não compareceu no dia do voto é necessário dar uma justificativa. O voto não é necessário quando se tem entre 16 a 18 anos ou se a pessoa for analfabeta. A compra do voto é crime e tem pena de reclusão de até 4 anos. Educação, Esporte e Saneamento Básico: a educação rete 25% do estado. A educação é um direito de todos, os alunos tem direito a qualidade de estudo. Os ginásios e campos de esportes não conseguem atender a deficientes. O esporte de nossa cidade quer colocar mais quadras e ginásios, já que estão em falta. Na nossa cidade a SAAE é quem trata o esgoto.

    Por fim tomamos o conhecimento de que toda pessoa tem direito á vida, á saúde, á integridade física, á educação e á moradia. Sabendo disso devemos seguir a lista de deveres, para em troca recebermos os nossos direitos.

    Carolina Schmitt n° 4, 9° ano A

  2. Nome:Hédlley N:19 9ano”C”
    Relatório:formas de violência
    1°grupo:Violencia no trânsito
    O grupos explicou um pouco da violência que acontece no trânsito. É muito grande a quantidade e a gravidade de acidentes que acorrem diariamente nas rua mata 10% dos jovem no mundo, depois disso mostraram a entrevista com um policial militar
    2°grupo: Violência contra a mulher
    A diversas formas de violência contra a mulher,por isso o governo criou a lei da Maria da Penha,na entrevista eles entrevistaram uma mulher que sofreu violência,ela falava que apanhava quase sempre e sofria ameaças .
    A cada dia em média 4 denúncias de violência a mulher
    3°grupo:Pedofelia
    É uma doeça, na maioria são homens, eles muitas vezes usam internet para encontrar suas vítimas,tem preferência por crianças .As criança que sofrem violência ela muda seu comportamento
    4°grupo:Bullying
    É um termo ligua inglesa bully que seguinifica “valentão” ,existe vários tipos de bullying como o cybebullying que é por via da interneti,as pessoas que sofrem bullying muitas vezes pode sofre de depressão
    5°grupo:Alcool na adolescência
    Isso prejudica o nosso futuro ,mostraram uma entrevista com um policial militar
    6°grupo:Drogas
    É degradante para nosso corpo de pouco a pouco sem se perceber está se matando devagar ,ñ existe vou provar e vou parar provou uma única vez você pode ficar viciado.

    Hedlley

  3. Cidadania Direitos e Deveres Elisa Kracke 9º A
    Muitos são as questões ligadas à cidadania.
    Um jovem pode ingressar na carreira militar a partir do 18 anos, tendo as opções aeronáutica, o jovem começa como soldado, ganhando um salário mínimo, depois de um tempo ele pode tem a escolha de sair ou continuar carreira por 7 anos.
    Voto: O voto é a capacidade de qualquer um maior de 16 anos e menor de 17 anos mudar a situação que se encontra.O voto nada mais é do que um direito e um dever.O voto em branco é visto como uma forma de protesto.A venda de voto é CRIME e a pessoa que comete pode pegar pena máx. de 4 anos de prisão e depois não poderá se dandidatar novamente.
    Educação, Esporte
    A educação recebe 25% do governo,A alfabetização é um ciclo de 3 anos. M.C.Rondon não consegue atender a todos os pedidos de variados esportes.
    Direitos e Deveres
    Direito a vida, direito á saúde, a educação, e a moradia são essencias e qualquer pessoa ode exigir estes direitos.A vida é o bem mais valioso de qualquer um. Os deveres de qualquer cidadão são muitos entre eles estão mencionados preservar a natureza, reservar o patrimônio público e o voto.
    Direitos do Trabalhador:
    A carteira de trabalho é obriatório (a), nela está toda a jornada de trabalho da pessoa, com ela a pessoa ganha benefícios no final como a aposentadoria.Férias: Todas as pessoas trabalhadoras tem direito a 30 dias, não podem ser inferiores a 10 dias, eles podem ser divididas em 2 periodos.
    Direitos dos Pais e Saúde
    A saúde é um dever do governo. E direito dos pais impor limites aos filhos e o papel dos pais é ser um exemplo, educar e dar amor ao filho.
    Neste seminário tomei posse se saber mais abertamente os deveres instituidos a nós, como preservar o patrimônio público e o voto.Cumprir nossos deveres não é uma opção, mas agira favor deles, contra a violência que projudica cidadãos e à nação.

  4. Nome: Gabriela Cristiane Lenz Thomas Nº:10 9 Ano “A”
    No dia 4 de junho a turma do 9º ano “C” apresentou um Seminário sobre Cidadania, Direitos e Deveres , a turma foi dividida em seis grupos .e entre eles os seguintes assuntos foram pesquisados:
    -Alistamento e Voto
    -Educação , esporte e saneamento Básico
    -Direitos Humanos- do trabalhador ,dos idosos, entre outros.
    Alistamento e voto :
    O jovem que não se alistar , está sujeito a pegar multa, mas isto não é a sua penalidade máxima para quem não se alista , não podem tirar o titulo de eleitor e provavelmente não poderá ingressar em um trabalho por que é exigido o certificado de alistamento , esta pessoa também não poderá retirar o seu passaporte.
    Para os Brasileiros entre 18 e 70 anos são obrigados a votar , já os adolescentes de 16 a 18 anos não são obrigados a votar.
    Educação , esporte e saneamento básico
    A educação procura deixar as salas de aula com menos alunos, para poder ter melhor aprendizado.
    O IBGÉ tem aproximado cerca de 180 crianças de 8 a 12 anos para aulas de Futebol de campo e futsal , mas são precisos mais campos e mais ginásios para facilitarem os treinos .
    “O esporte é rendimento , você investe e mais pra frente recebe”.
    Direitos Humanos
    Os direitos humanos representam uma conquista na humanidade. Na constituição todos temos vários direitos, mas o oque todos tem é o direito de moradia, mas como direitos, temos também deveres. Muitos foram às entrevistas efetuadas para que os demais alunos soubessem sobre os direitos e deveres que cabem a cada um.

  5. Nome: Marieli Tainá Besen N° 26 9°Ano ‘’A’’
    Seminário Cidadania
    No dia 04 de junho de 2013, aconteceu no Colégio Estadual Eron Domingues sobre Cidadania. Foram colocados vários assuntos em pauta como: Saneamento Básico, Sistema Único de Saúde, Direito a Vida, Direito a Educação, Carteira de Trabalho, Serviço Militar, Voto, entre outros assuntos.
    O voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos de idade. Para quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos não é obrigatório votar.
    O Serviço Militar é obrigatório para os homens aos 18 anos de idade. Já para as mulheres é opcional.
    Achei muito legal este seminário, pois aprendi varias coisas.

  6. No dia 04 de junho o 9Ano “c” fez uma apresentou um Seminário sobre o tema Cidadania :direitos e deveres, o mesmo foi realizado no Colégio Eron Domingues.Entre muitos temas os alunos pesquisaram sobre o direito e dever de votar;
    O jovem que não se alistar ele paga multa , mas a multa não e sua penalidade máxima para quem não se alistar não poderá tirar o título de eleitor , e provavelmente não podera ingressar em um trabalho , por que é exigido o certificado de alistamento , e ainda não podera tirar o passaporte .
    Brasileiros com 18 a 70 anos são obrigados a votar , adolescentes de 16 a 18 anos , não são obrigados. Muitos são os deveres, e muitos são nossos direitos.

  7. Irei falar neste relatório sobre o seminário apresentado pelos alunos do 9ª A do Colégio Estadual Eron Domingues, que fala sobre o tema “formas de violência”, o mesmo aconteceu no dia 11/06/13.
    Aprendemos muito, não só com o nosso trabalho mas como os de outros grupos que tinha temas que chamaram muito a atenção de todos, claro que em certos momentos faltou a colaboração, de alguns alunos que gostam de atrapalhar, mas mesmo assim ocorreu tudo bem.
    Espero que todos os alunos assim como eu, aprenderam alguma coisa com as apresentações e leve isso para o resto da vida pois são informações complementares para nos ajudar a nos tornarmos cidadãos de fato que saibam de seus deveres e lutem por seus direitos.

  8. No dia 4 de junho foi apresentado o Seminário pelo do 9°ano C, sobre ” Direitos,deveres e cidadania”.
    Os trabalhos foram apresentados em grupos se 5 a 6 pessoas,foram utilizados slaides, imagens e vídeos.Os alunos também precisaram fazer uma entrevista com alguém da comunidade que entendesse sobre o assunto.
    Eu achei que ficou bem legal esse trabalho,é bem importante conhecer os direitos e deveres que todos nós temos..Nas apresentações teve alguns alunos que ficaram incomodando, mas fora isso, foi muito proveitosas e significativas asapresentações.

  9. Nome: Gabriella Krampe dos Santos – Nº 13 – 9º ano A

    FORMAS DE VIOLÊNCIA.

    O trabalho que fora realizado na forma de seminário pelo 9º ano A, turma da qual faço parte, foi apresentado no dia 11 de Junho em uma sala do colégio Estadual Eron Domingues, que nos foi disponibilizada.
    Os alunos foram divididos em grupos e cada qual com seis integrantes, nestes grupos foram distribuídos os seguintes temas: Bullying – Cyberbullying – Violência Juvenil/preconceito/discriminação – Drogas – Alcoolismo – Tabagismo – Violência no transito – Medidas socioeducativas – Homofobia – Exploração sexual – Pedofilia – e, por último, violência contra a mulher.
    Em minha apresentação, cujo tema era sobre drogas, o vídeo apresentou um problema de áudio e, infelizmente, não podemos passá-lo aos outros alunos. Porém, quando conseguimos um tempo livre, tratamos de solucionar este imprevisto, o que foi bem sucedido. Em nossa segunda apresentação, que fora filmada pela RPCTV, o áudio estava normal e conseguimos concluir nossa apresentação com sucesso.
    O objetivo de nosso trabalho foi conscientizar/alertar outras pessoas sobre medidas preventivas, o que fazer a respeito… Enfim, uma quantidade relativamente grande de informações foi transmitida a um grupo de pessoas.
    Creio que este trabalho foi muito bom para o aprendizado de todos, pena que alguns não prestaram a devida atenção.
    Em minha opinião, a escola é o melhor local para se disseminar o conhecimento, pois todos os temas aqui empregados são vividos diariamente em nossa sociedade, e é muito gratificante a sensação de dever cumprido quando alertamos os outros sobre as dificuldades e problemas enfrentados, assim como os pontos positivos do lugar onde vivemos.

  10. Relatório sobre os Seminários. Direitos e Deveres- Violências e Sexualidade.
    No dia 4 e 11 de junho foram apresentados vários temas sobre Cidadania: Direito e Deveres do cidadão, sobre os direitos do trabalhador, do idoso, de empregos, saúde, moradia etc. No dia 11 algumas turmas apresentaram, incluindo a minha, sobre diferentes formas de Violência. Outras turmas pesquisaram sobre o tema sexualidade e seus subtemas.
    O meu grupo fez sobre Violência contra a mulher, fizemos tudo na escola pois algumas pessoas moravam muito longe, mais foi muito bem organizado, dividimos as atividades, cada um criou algumas perguntas depois escolhemos as melhores. Resolvemos entrevistar um bombeiro mais não deu muito certo, depois fomos entrevistar o policial Thiago, em casa fiz um vídeo com uma vítima, onde ela dava dicas e se lamentava por não ter denunciado seu namorado, uma garota de 18 anos. No dia da apresentação estávamos tensas, aliais cada um teria de falar algo que havia aprendido. O grupo era eu, Samara , Mariana, Maria, Jussara, Gabriela Santos e Eduardo Roberto. Foi muito legal, prestamos muita atenção nos grupos que estavam apresentando, o que não foi muito legal era que algumas pessoas não paravam de conversar enquanto os grupos apresentavam. O meu grupo foi o segundo, foram utilizados vídeos, slides e algumas imagens em todas as apresentações, saiu tudo bem, apesar da apresentação não ter sido tão boa, alguns não conseguiram decorar e dava branco na hora. Os trabalhos foram feitos ali mesmo no Colégio Eron Domingues. No final das apresentações foi muito legal porque um membro de cada grupo entrevistou uma pessoa do outro grupo, eu não fiquei, então não pude ver como foi, mas vi através dos vídeos que foram feitos.
    O que foi bom, é que cada pessoa pode aprender um pouco com isso. Bom eu aprendi o quanto é importante à gente estar ligado sobre o que acontece na nossa sociedade, o quanto devemos denunciar o que vemos ou sofremos, que devemos lutar pelos nossos direitos, mais nunca se esquecer de nossos próprios deveres.
    Adorei fazer esse trabalho, foi muito interessante, é algo que as escolas deviam levar adiante, incentivando os alunos a estudar temas polêmicos e socializar com os demais alunos, redes sociais e familiares.
    Marina Miranda.

  11. Seminário Cidadania:Direitos e Deveres
    No dia 4 de junho teve um Seminário ou seja, um trabalho apresentado no Colégio Estadual Eron Domingues sobre formas de violência.O trabalho que meu grupo apresentou foi sobre Bullyng e Cyberbullying, que foi pesquisado na internet, foi feito entrevista com algumas mulheres que trabalham no Conselho Tutelar e nos pedimos o que ela sabia sobre o assunto e o que ela entendia sobre o Bullyng e Cyberbullying.Foi muit oimportante a opinião delas para nosso esclarecimento.
    Os trabalho foi muito legal por que foi filmado, os trabalho foram parar em jornais e nas Redes Sociais.
    A minha opinião pessoal foi que tudo foi bom, o trabalho do nosso grupo não teve Erros, mas dos outros grupos teve alguns falhas nos vídeos, mas foi normal, por isto mesmo gostei de fazer o trabalho e aprendi um pouco mais sobre os assuntos.
    Nome: Agostinho Pedro Dresch n°: 1 9°ANO a

  12. O Exercito brasileiro pode se entrar com 18 anos La e bastante rigoroso e deve cumprir seus deveres. O esporte na nossa cidade precisa de mais pessoas para fazer, precisa também de mais quadras para fazer os esportes o saneamento básico precisa de melhorias.

    Cidadania todos deve ter direitos iguais como o direito a saúde e a educação.

    O décimo terceiro salário pode ser pago em duas prestações, o salário desemprego é quando você este desempregado e você recebem por isto.

    Direito a saúde aqui no nosso município é o S.U. S. O que tem mais dinheiro e o convenio o S.U. S também tem bons médicos mas e muito precário alguns hospitais e médicos muito ruins.

    A minha sugestão é que eles deveriam pegar mais idéias para falar para o publico.
    A importância que agente aprendeu mais com isto.

    NOME: Luan Augusto Corte Lorenz
    N: 20
    SERIE: 9 A

  13. Nós do 9ºC fomos assistir a apresentação do 9º ano A, que foi no dia 11 de junho de 2013, que falava sobre os pedófilos, quer dizer que uma pessoa se aproxima da criança ou do jovem criando intimidade sobre ela, muitos não conhecem e não acreditam que existe, mais os pais devem ser orientados sobre isto.
    Os pedófilos se aproximam das suas vítimas mais frágeis e de pois fazem coisas terríveis com elas. tambem nos falaram sobre as leis do trânsito pois sem elas teriam muitas mortes, pois a segurança esta nas mãos dos motoristas.
    Eu achei muito importante sabermos disto pois podemos levar isto para outras pessoas que ainda não sabem quantas mortes e quantos acidentes podiam ocorrer sem essas leis, são muitos importantes. Essa apresentação foi boa, gostei e entendi.
    Darlene 9º C nº:10

  14. No colégio estadual Eron Domingues a turma do 9º ano A apresentou um Seminário sobre Formas de Violência , entre elas as drogas, bebidas e a direção de um automóvel com o uso de bebida alcoólicas, violência contra as mulheres, pedofilia entre outros subtemas.
    O seminário foi apresentado pelos grupos com conteúdos bem claros e objetivos definidos levado na prática para o entendimento de todos, sobre o conteúdo pesquisados pela turma do 9º ano A .
    Eu Gean Carlo gostei muito do conteúdo e da forma em que ele foi aplicado ao público , levado na pratica com conteúdos claros e objetivos com cenas chocantes do mau uso de drogas e bebidas juntamente com direção.

  15. Relatório sobre o Seminário Cidadania; Direitos e deveres.
    No Colégio Estadual Eron Domingues teve um Seminario dos 9º anos,sobre cidadania,direitos e deveres. e outro sobre Formas de violência. Esses seminários foram apresentados durante algumas aulas. Cada grupo apresentou sobre um tema específico dentro da tema cidadania.
    Durante as apresentações teve slaides e entrevistas…o lado ruim é que nem todo mundo prestou atenção durante todas as explicações.
    Nas apresentações foram mostradas alguns de nossos deveres e alguns de nossos direitos,e como age um verdadeiro cidadão.
    Para ser cidadão é preciso cumprir seus deveres e lutar para ter seus direitos….e cumprir a com atenção na poltica,educação,saúde…
    E nesse Seminário também foi apresentado sobre violência no transito..mostrou a realidade nas estradas,do tanto de pessoas que morrem e a grande maioria jovens.
    A pedofilia tambem foi mostrada,e que crianças violentadas sofrem com isso pelo resto da sua vida com o trauma e recentimento.
    Durante essas apresentações vieram uma emissora de TV e alguns jornais da região para ver e levar a diante nossos trabalhos.
    E isso foi muito bom pois esses conteúdos devem ser levado adiante para conscientizar e alertar algumas pessoas.
    NOME:Aline Gonçalves N°2

  16. Nesse relatório irei comentar o tema do nosso seminario que ocorreu no dia 04 de junho no Colégio Estadual Eron Domingues sobre cidadania. O nosso tema foi direito a saude e papel dos pais e tambem todos os outros temas como formas de violência , bullying , direitos do trabalho , cyberbullying , educação esporte e saneamento básico.
    No nosso seminário apresentamos taxa e porcentagem da saúde e do papel dos pais isso tudos conseguimos com entrevistas com responsável da saúde e pedagogas e os outros grupos também intrevistaram da área de cada trabalho.
    Na minha opnião esse seminário em grupo foi muito importante e aprendemos muito sobre nossos direitos e deveres na sociedade. Para o seminário foi ultilizado o auxilio da tecnologia para videos , e demais funções.

    Nome: Eder Primon
    Numero: 12
    Série: 9C

  17. No mês de junho assistimos a um seminário com o tema “Cidadania direitos e deveres. Qual é o nosso papel?” Que relatou formas de violência como pedofilia, bullyng, violência contra mulher, cyberbullyng, violência no trânsito, e como modificar as referidas violências.
    No qual eu participei e vou falar um pouco sobre nosso tema que é: direito à saúde e papel dos pais. O meu grupo contou com a presença dos alunos Vinicius Ribeiro, Eder Primdon,Yan da Costa, Adelir Lorenzi apresentamos com imagens, entrevistas , vídeos. O meu tema como de todos é muito importante para sociedade, pois retrata temas da vida real que pode acontecer com qualquer um de nós.
    Nome: Vinicius Matheus Mattje Ribeiro
    Numero: 33
    Série: 9º C

  18. Nome: Yuri Vinicius Meyer número 39 9º ano C
    Relatório- Seminário –Formas de violência.
    Após assistir a apresentação sobre o tema, Formas de Violência, especificamente sobre drogas dos 9º do Colégio Estadual Eron Domingues, eu Yuri Winicius registrei os seguintes aspectos na apresentação.
    A droga consumida tem muitos elementos químicos, elas atacam o sistema nervoso dos usuários drogas fazem aumentar a criminalidade, pois os usuários começam a roubar para alimentar esse vício.
    Na apresentação foram citadas algumas drogas muito perigosas entre elas o álcool, heroína, crack, metafetamina e maconha.
    A pessoa se torna usuário por incentivo dos amigos que dão a substância para a pessoa inocente provar e depois ela quer mais e mais. A droga tira a pessoa da sua realidade onde ele não sente fome, dor e etc…
    Em minha opinião o grupo apresentou bem o trabalho eles trabalharam todo o tempo em grupo. Eu aprendi que nos não devemos usar drogas, pois elas não só destroem o usuário, mas também a sua família.
    Após assistir a apresentação do grupo dos nonos anos sobre o assunto do alcoolismo. Eu montei que o grupo se expressava bem só um pouco nervoso. Eles falaram que o álcool deixa a pessoa nervosa, estressada, podendo agredir as pessoas que estão a sua volta.
    O alcoolismo pode causar doenças graves à saúde como, por exemplo, Cirrose e Estressa a minha opinião o grupo podia ter explicado mais sobre esse tema que cada dia esta mais presente na sociedade.
    Após assistir a apresentação do grupo dos nonos anos, turma D com o assunto da PEDOFILIA E EXPLORACAO SEXUAL o grupo relatou que a pedofilia não e considerado um crime com jovens ate 14 anos. A MAIORIA DOS PEDÓFILOS SÃO HOMENS. Estes começam a agradar e conquistar as pessoas e conhecer a vida da criança. O agressor pega uma pena de seis meses a um ano de cadeia. Em minha opinião o grupo se expressou bem, e o assunto foi bem explicado para o público, a apresentação foi nota 10. Não foram relatadas outras três apresentações que são da turma dos nonos anos D com os assuntos violência no trânsito, bullying, cyberbullying e homofobia e também a apresentação sobre a violência contra mulheres.
    As apresentações durante todo o Seminário foram bem explicadas pelos grupos em minha opinião as apresentações foram nota 10. Todas essas apresentações foram apresentadas das no colégio estadual ero Domingues. Pelos alunos do nono ano D sob a coordenação da professora Vera Pagnussatti.

    • na minha opinião esse foi um dos melhores comentários sobre o tema relatório pois ele falou de tudo um pouco elogiou e apontou correções nos grupos como no dele mesmo , explicou bem oque os grupos da tarde apresentaram todos os temas como drogas , alcoolismo entre outras , mas se fosse pra escolher um comentário , eu escolheria esse pois citou de tudo um pouco e eu gostei disso .

  19. EU VINICIUS FIZ PARTE DO GRUPO QYUE PESQUISOU E APRESENTOU NO SEMINÁRIO SOBRE FORMAS DE VIOLÊNCIA. MEU GRUPO APRESENTOU SOBRE A PEDOFILIA ISSO PRA MIM FOI MUITO IMPORTANTE PORQUE NO]S MOSTRAMOS O QUE FAZER , FAZER O CERTO E NÃO O ERRADO REPRESENTAMOS FIZEMOS MUITAS COISAS BOAS´, ESPERO QUE TODOS TENHA GOSTADO IGUAL A NÓS.
    Vinícius Mariano

  20. Após termos apresentado e assistido os Seminários de Socialização, realizados pelos 9º anos, do colégio estadual Eron Domingues, com a ajuda da professora Vera Pagnussatti, vou elaborar um relatório sobre o tema cidadania seus direitos e deveres apresentado pelo nono Ano C.
    Para você o que é cidadania? O que é ser cidadão? Para mim cidadania é o conjunto de direitos e deveres. Cidadão são as pessoas que cumprem com suas obrigações e deveres e lutam por seus direitos e pelos direitos da sociedade.
    Os direito e os deveres não podem andar separados pois só quando cumprimos os deveres podemos exigir os direitos.
    Alguns direitos são: direito á vida, à educação de qualidade, acesso aos hospitais com um bom atendimento e médicos capacitados, moradia, segurança, lazer, carteira de trabalho assinada, esporte, entre outros.
    Alguns deveres são: temos que cumprir as leis, proteger e reservar os patrimônios públicos, preservar a natureza, respeitar os outros, votar, entre outros.
    Nós vivemos num mundo globalizados em que um precisa do outro. Então devemos respeitar os outros para também sermos respeitados para conseguirmos viver em sociedade e juntos fazermos um mundo melhor.
    Em minha opinião o trabalho estava bom, mas como sempre poderia estar melhor, mas deu para entender o trabalho como também as explicação por parte de cada um.
    nome:Elis Daiane Pilz nº:13 9º ano C

  21. Relatório – Seminário
    No colégio Estadual Eron Domingues com a turma do 9°A apresentou um seminário sobre diferentes formas de violência, entre elas: trânsito, mulher, pedofilia, bullying e drogas.
    No trabalho foram usados vários sites como pesquisas, e outros meios de conhecimento para uma melhor apresentação.
    Em minha opinião o trabalho sobre este assunto foi muito valido, não só para mim mais para todos ali presentes.
    Nome: Gabriela n°37 9°c

  22. Relatorio.
    A turma do 9°ano A apresentou um seminario sobre,violência no trnsito,drogas e violência sexual, cyberbullying e pedofilia.
    O trânsito mata muitos jovens hoje em dia. A maioria dos acidentes são causados por imprudências dos motoristas fazendo ultrapassagens em lugares proibidos.Por isso pense duas vezes antes de sair dirigindo.
    Violência contra as mulheres
    A lei Maria da Penha protege as mulheres contra agressores .Em Marechal Candiodo Rondon cerca de 4 mulheres são agredidas por dia.
    Pedofilia
    Na maioria das vezes os pedófilos são adultos homens e mulheres.Que costumam a utilizar a internet que facilita dando e pedindo informações.O que eu entendi por pedofilia é quando um adulto abusa de algum menor.
    Esse seminário foi organizado pela professora Vera Pagnussatti juntamente com todas as turmas de 9º Anos do Colégio Estadual Eron Domingues.
    Matheus Veiga.

  23. Na Quarta feira 05/06 tivemos a oportunidade de assistir a um trabalho sobre cidadania. Nele,foram trabalhados temas como: serviço militar; votação; educação; esporte; saneamento básico; vida; carteira de trabalho; hora extra; 13º salário; férias remuneradas; seguro desemprego; saúde; dever dos pais. Todos esses são direitos e deveres que devemos ter.
    Esse trabalho foi apresentado em forma de seminário,dividido em grupos,cada um com um assunto.
    Pudemos com esse trabalho aprender sobre cidadania,nossos direitos e deveres.
    O trabalho foi bem apresentado apesar de algumas pessoas esquecerem suas falas.

  24. NOME: Yan galante
    NUMERO : 35
    SÉRIE : 9 º ano C
    PROF : Véra Pagnussatti
    DATA : 05 / 08 / 201
    TABALHO DE PORTUGUÊS
    TEMA : RELATÓRIO
    DATA : 05 / 08 / 2013

    Confórme o trabalho apresentado pela sala no ultimo Seminário pelo 9 º C, no dia 04 de junho , com o tema ” Cidadânia , direitos e deveres . Qual é meu papel .” No Colégio Estadual Eron Domingues .
    Eu e meu grupo que era composto pelos alunos : Adelir Lorenzi Junior , Eder Primon e Vinicius Ribeiro , falamos sobre o o tema : ” Papel dos Pais e Direito a Saúde ” , onde tratamos tudo que os pais da nova geração estão fazendo e o que devem fazer para tal situações , com entrevistas e mais . Também tratamos um pouco da saúde na nossa Cidade , País e Mundo , com palestras e entrevistas .
    Nesse Seminário foi tratados muitos mais assuntos como : Educação , Esportes , Saneamento básico , Cidadânia , Direitos e Deveres do Trabalhador entre outros , todos foram ótimos .
    Na minha opinião , esse trabalho foi bom , foi diferente de muitos outros trabalhos inovador para os 9 º anos e prático e gostaria de fazer novamente se fosse possível .

  25. Vou relatar sobre o trabalho de português do 9º ano D do Colégio Eron Domingues executado no dia 11 de junho de 2013. O trabalho fala sobre “formas de violência” entre eles violência no transito, bullyng, violência doméstica, álcool na adolescência, pedofilia e alguns outros do mesmo gênero . Meu trabalho relatou sobre drogas, suas consequências e os resultados em que tornam a vida de um dependente. Este trabalho realizado por meio de pesquisas, entrevistas e comentários.
    Nossos recursos foram internet, telão e o contexto geral sobre o assunto. Esses meios foram muito significativos, pois sem eles não teríamos realizado.
    Tomei muita consciência no decorrer do meu trabalho sobre as drogas vi que elas podem devastar a vida do usuário e a de sua família. Já é certeza que devemos nos unir para exterminar de uma só vez as drogas.
    O trabalho ao todo foi importante além de nós (alunos) adquirimos conhecimento, para os de mais.
    Há uma certa complicação em ir na frente de todos passar uma ideia, mas eu gostei muito pois não tenho muita dificuldade em interagir e não me considero tímida.
    Espero ter mais experiencias que me ajudem a amadurecer como esta.
    bj :*

  26. Este relatório é sobre o trabalho dos alunos do 9ªA da manhã, que teve como tema principal formas de violência, apresentado no dia 11/6/13, com o uso de um projetor, vídeos e slaides; nos organizamos em grupos que apresentariam diferentes temas sobre o tema principal como pedofilia e bullying, tínhamos que pesquisar sobre os assuntos e fazer um vídeo de uma entrevista e slaides com texto para apresentarmos, também colocar em pen-drives para colocar no projetor.
    No dia anterior fomos ensaiar e preparar a sala, testamos os pen-drives e lemos nossas falas, e depois fomos para casa para ir a escola no outro dia.
    Nas apresentações, parecia ocorrer tudo certo, exceto que alguns grupos tiveram problemas com os vídeos, tendo assim dificuldades para apresentar os trabalhos mas fora isso tudo certo, e na minha opinião foi muito bom o resultado.

  27. Ao ilustríssimo leitor,
    No dia 04 de junho de 2013 foi elaborado pela professora Vera Pagnussati oficinas sobre o tema CIDADANIA DIREITOS e DEVERES no qual cada grupo apresentou um tema (ex.Direitos do trabalhador, O voto, O serviço Militar etc.).
    Várias turmas assistiram as apresentações, (turmas do Colégio Eron Domingues), nem todos conseguiram ver, pois foi apenas um dia de apresentação uma manhã e uma tarde.
    Observo ainda que nas apresentações foi usado como recurso um DATASHOW, que foi útil para mostrar as entrevistas feitas e mais algum outro vídeo ou slide.
    Nós como alunos tivemos um mês antes para pesquisar o assunto sem contar que cada grupo teve de entrevistar uma pessoa ou autoridade, assim encerro meu relatório sem mais nada a declarar.
    Kevin Douglas Taborda
    N°22
    9° ano “C”

  28. Drogas:
    O trabalho em forma de seminário de socialização foi realizado no dia 11 de junho, em uma terça feira. O trabalho foi realizado pelo pessoal da sala e com o auxilio da professora Vera. O mesmo foi organizado com apresentações de slides, entrevista e muita pesquisa. Todos os trabalhos foram muito bem elaborados e teve o esforço de todos para que tudo saísse certo. Fiz o trabalho sobre o tema drogas com Gabriella Santos, Gabriela Zarnott, Rhaila e Victor. No nosso trabalho entrevistamos o Jaime do centro de recuperação para dependentes químicos em curvado, lá, ele falou que também já foi um dependente e que isso tinha passado na geração de sua família e que esse assunto é muito sério e deve ser tratado com muita atenção, pois, os usuários não sabem, não tem consciência de seus atos. Pesquisamos também que as drogas entram na corrente sanguínea causando dependência, problemas cerebrais e respiratórios entre outros que podem levar a morte. Eu achei esse trabalho muito importante para todos nós, para podermos nos conscientizar que isso não traz nenhum beneficio para nossa vida e para nossa saúde.
    Nome: Andressa Dresch N: 02 9 ano A

  29. Analice , nº03 9ºD
    No colégio Eron Domingues,no dia 11 de Junho, a minha turma do 9ºD apresentou um trabalho sobre Formas de Violências, os nossos temas foram sobre Bullying, Violência no trânsito, Violência contra a mulher,Drogas,Alcoolismo na adolescência,e Pedofilia.
    O tema do meu grupo foi violência no trânsito,conseguimos vídeos no Youtube,mostrando fotos de batidas de carro,além disso entrevistamos o Roque,chefe do Detran para ele nos informar mais sobre o trânsito de Rondon.
    A nossa metodologia utilizada foi entrevistas,parecia que os alunos das outras salas gostaram da nossa apresentação.Os restos das apresentações foi bem interessante e foi bem elaborada.
    Depois que terminamos de apresentar,foi a TV Rondon para entrevistar os grupos, a minha colega de sala foi a ”repórter” entrevistou uma pessoa de cada grupo.
    Houve bastante respeito na hora das apresentações os alunos das outras salas prestaram bastante atenção .
    Analice Machado.

  30. Nós alunos do 9ºD, apresentamos um trabalho no dia 11 de junho sobre vários assunto dentro do tema “Formas de violência”.
    Cada grupo apresentou seu trabalho sobre o determinado assunto.
    Todos os grupos foram atrás de informações fizeram pesquisas, entrevistas relatos de pessoas etc.
    Cada grupo montou sua apresentação do seu jeito mas sem fugir do assunto.
    O meu apresentou o trabalho sobre “Alcoolismo e alcoolismo na juventude”. Buscamos informações na internet, apresentamos vídeos, entrevistas, slides, estatísticas etc.
    Enfim, todos os alunos fizeram esse trabalho e deram o melhor de si.Nem todos prestaram atenção, mas a grande maioria sim, ocorreu tudo certo.
    Talita nº 33 9º D

  31. Nós alunos do 9ºD apresentamos o trabalho no dia 11 de junho sobre vários assuntos dentro do tema “Formas de violência”.
    Cada grupo apresentou seu subtema ou seja, trabalho sobre um determinado assunto, cada grupo foi atrás de várias formas de pesquisas como: entrevistas, internet, vídeos, slides, imagens, etc.
    Cada grupo montou sua apresentação do seu jeito mas sem fugir do assunto.
    Nosso grupo apresentou sobre “Alcoolismo na juventude”. Buscamos informações em vários lugares tipo internet, slides, entrevistas, estatísticas, etc.
    Nem todos prestaram atenção nas apresentações como deveriam, ficaram conversando ou mesmo distraídos. Mas enfim, todos os alunos fizeram esse trabalho e deram o melhor de si. Foi meio difícil, mas deu tudo certo.
    Pamela nº 29 9ºD

  32. Esse relatório é sobre o trabalho dos alunos do 9ºC, que apresentaram como tema do seminário, cidadania direitos e deveres, realizado no dia 04/06/13 no colégio estadual Eron Domingues.
    A professora sorteou um tema para cada grupo, e cada integrante do grupo ajudou e pesquisou sobre o assunto, indo fazer a entrevista e montar os slides, para apresentar para os demais alunos.Foi apresentado os trabalhos pelo retroprojetor, onde apresentaram os temas : voto e eleição, saneamento básico, direitos de cada cidadão, leis trabalhistas entre outros.
    Achei muito interessante o grupo do voto e eleição.Que quando uma pessoa vota em branco deixa de usar seus direitos, sendo que algumas pessoas fazem isso.
    Gostei do trabalho, pois ensinaram quem assistiu como ser um cidadão melhor na sociedade, para saber no futuro e agora quais são seus direitos e deveres, que atitudes cabem a cada um fazer, para tornar a vida de cada cidadão melhor.

    NOME: Rodrigo Nº:29 9ºA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s