Formas de violência – Pesquisa- estudo e socialização.

 

Formas de Violência.

Do estudo à socialização

DSCN4356

Contemplando as práticas da leitura, escrita e oralidade, e os temas que fazem parte do programa dos 9º Anos, na disciplina de Língua Portuguesa, envolvendo diferentes gêneros textuais, entre eles: artigos de opinião, editoriais, entrevistas, (online e impressas), documentários e relatório, os alunos foram divididos em grupos de seis alunos, e cada equipe ficou responsável por um subtema, dentro do assunto Formas de Violência. Os subtemas pesquisados, estudados e socializados foram: Bullying – Cyberbullying – Violência juvenil/preconceito/discriminação – Drogas – Alcoolismo – Tabagismo – Violência no Trânsito- Medidas socioeducativas – homofobia – exploração sexual – pedofilia e violência contra a mulher.

 DSCN4353DSCN4357

Justificativa.

Pela necessidade e urgência de trabalhar os temas elencados acima, pois infelizmente, se fazem presente na vida, tanto escolar dos alunos bem como na sociedade em que os mesmo estão inseridos. Por ser o espaço escolar, um espaço privilegiado para fomentar discussões sobre os fatos, dentro do contexto em que ocorrem as diferentes violências e elencar ações efetivas a partir dos próprios envolvidos, e ou expectadores, para minimizar os casos.

 Pela necessidade de refletir sobre as causas pela quais ocorrem ações violentas e como colaborar para uma sociedade mais justa e menos discriminatória, onde o respeito ao próximo seja uma constante.

DSCN4352

 

 

Objetivos Gerais

 

Ler, conhecer, discutir, produzir e refletir sobre as diferentes formas de violência existentes entre os alunos, num primeiro momento, bem como na sociedade de forma geral.  Analisar as possíveis causas e consequências destes problemas e quais são os deveres e os direitos e quais atitudes e ou ações que cabe a cada aluno/cidadão, e que são imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, como consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana. Conhecer e produzir diferentes gêneros textuais e suas especificidades de acordo com os temas trabalhados.

DSCN4333

Objetivos específicos

 

– Estudar, discutir as diferentes formas de violências existentes na sociedade através de variados gêneros textuais a serem contemplados nas séries em questão.

– Desenvolver o senso crítico dos alunos, para que sejam protagonistas de sua história e saibam quais são os seus deveres e quais direitos podem e devem exercitar primeiramente na escola e posteriormente fora desta em relação às diferentes formas de violências encontradas na escola e sociedade.

DSCN4368

– Discutir os direitos e deveres de cada cidadão em relação aos temas tratados, do aluno primeiramente, de como o mesmo é responsável por um ambiente.

– Tomar atitudes, organizar ações a partir dos temas e subtemas trabalhados como diversidade, valores e problemas sociais.

DSCN4381

– Propiciar momentos de leituras individuais e coletivas de textos relacionados ao assunto formas de violência, tanto as praticadas por outem e as praticadas pelo próprio indivíduo.

– Promover o acesso de leituras via Redes Sociais, Blog, Facebook e participar com comentários, expressando seu ponto de vista sobre os textos lidos.

– Socializar com os demais colegas, comunidade escolar, família e Redes Sociais os temas trabalhados e as ações desencadeadas a partir dos estudos efetivados.

DSCN4453

 

Considerações metodológicas

  

O mundo precisa  de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão e como consequência a sociedade.

DSCN4416

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e  é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, para além dos muros da escola.

 

 

 

Ação conjunta.

A forma metodológica no desenvolvimento dos trabalhos permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante destes, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sua família e sociedade.DSCN4514

 

Sequência metodológica para o desenvolvimento dos trabalhos:

 – Pesquisas por grupo de seus temas e subtemas. Coletânea/subsídios, estudo dos textos encontrados entre eles: reportagens, artigos, notícias, entrevistas, etc.

– Elaboração das questões para a entrevista. Trabalho em sala, por grupo com o uso de suportes tecnológicos.

– Envio das questões via e-mail, ou facebook, para uma primeira revisão.

– Devolução das questões já corrigidas e entrega das cartas de apresentações para cada grupo.

– Levantamento dos profissionais. Agendamento das entrevistas, com os profissionais da comunidade, conforme o tema da equipe.

– Comparecer ao local marcado para a entrevista com meia hora de antecedência, uniformizados e com a carta de apresentação previamente organizada e assinada.

DSCN4539

– Gravar, filmar, fotografar e anotar a entrevista para registrar detalhes importantes.

– Organizar o conteúdo em slides, a parte introdutória do assunto, dados significativos, e conclusão do tema.

– Editar as entrevistas.

– Reescrita das entrevistas da oralidade para a escrita. Envio das mesmas via e-mail.

– Organizar o material a ser socializado. Tendo a entrevista como uma complementação das pesquisas.

– Distribuição das partes e funções do grupo.

– Estudo individualizado e por grupo./ensaio. Verificação do material pertinente para cada apresentação.

– Organização do espaço.DSCN4343

 

SOCIALIZAÇÃO

DSCN4372

Apresentação para as demais turmas do Colégio e Comunidade Escolar, no período vespertino e matutino.

Relatório escrito das apresentações, feita individualmente, das apresentações dos outros grupos.

Postagem no facebook do colégio, grupos, alunos, etc. e blog de Língua Portuguesa, o conteúdo e o resultado.

DSCN4501

Inserir no Youtube as entrevistas efetuadas, para serem postadas no Blog, e slides do trabalho.

 

 

DSCN4386

 

Postagem de comentários, no Blog sobre a importância dos temas trabalhados, da socialização e do envolvimento da comunidade.

Envio de mensagens e slogans, via suportes tecnológicos com celulares e afins.

Entrevistas para a TV local sobre a importância e essência dos trabalhos.

DSCN4528

Produções do gênero argumentativo sobre os temas trabalhados, e envio das mesmas para o Jornal Online e impresso, O Presente.

 

 

 

 

 

DSCN4382

DSCN4451

 

Veja mais…TEMA: VIOLÊNCIA NAS  ESCOLAS

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-nas-escolas-das-ruas-para-a-sala-de-aula.htm

 

 

 

 

Veja mais: TEMA: Homofobia.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/escola-luta-homofobia-685317.shtml

Veja Mais …Cyberbullying

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml

 

Veja mais … Tabagismo

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/cigarro-apague-426246.shtml

 

Veja mais…Violência contra as mulheres.

 

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/fatos-historicos-conquistas-dia-da-mulher-735607.shtml#ad-image-0

 

Violência no Trânsito

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/direcao-defensiva-licao-se-tira-antes-carteira-432019.shtml

Vídeos… em breve sobre as entrevistas realizadas.

 

9 thoughts on “Formas de violência – Pesquisa- estudo e socialização.

  1. Nós apresentamos um Séminario sobre “Formas de violencia”,o tema do meu grupo foi violência contra a mulher, tivemos que ir a delegacia entrevistar o delegado,mas o delegado estava em trabalho e entrevistamos as escrivãs.Passamos a tarde inteira na delegacia. No dia 11 de julho foi a apresentação da entrevistas para nossa turma e deais turmas do Colégio.Cada grupo tinha um tema,foi um dia bem trabalhoso, o meu grupo era formadopor 5 meninas.Apresentamos um audio e um vídeo que mostrava uma mulher agredida.
    Aprendi muito com esse tema e com os temas dos meus colegas. Apresentamos muito bem para as turmas,apesar de nos sentirmos um pouco envergonhados. Com esse trabalho descobri que muitas mulheres apanham uma a cada 5 minutos, e com isso e por isso,foi criada a lei “Maria da penha” que defende a mulher contra a agressão do homem,mas muitas mulheres registram o B.O e acabam retirando a queixa pois acham que a agressão não irá se repitir…essse trabalho foi um sucesso LARISSA REGINA 9;D

  2. Relatorio
    O trabalho feito por nós alunos do 9 anos D,no dia 11 de junho no colégio Eron Domingues , em forma de seminário sobre ‘Formas de violência’ onde cada grupo tinha um tema específico dentro do assunto; bullying e cyberbullying, pedofelia,drogas,Violência contra mulher e álcool na adolescência ,foi muito bom.
    O meu assunto foi a Violência contra a mulher,um assunto que eu achei super interessante principalmente por que a TV canal 16 veio para gravar e mostrar para a população a incentivar a denunciar e as consequências de bater em uma mulher ,dirigir sobre efeito de álcool,usar drogas e praticar bullying.
    Todos os grupos apresentaram muito bem, alguns alunos mais envergonhados e outros mais soltos para se comunicar.
    Para auxiliar no nosso trabalho usamos alguns instrumentos tecnológicos como notebooks,pen-drives,caixas de som e data-show.
    Nesse trabalho as eu aprendi a prestar atenção quando as pessoas estão falando,pois no seminário algumas pessoas não prestaram atenção,o que me deixou incomodada, pois o trabalho foi muito cansativos.
    Nathalia Carolina Vargas Urban
    nº:28
    9D

  3. Os alunos dos 9º anos do colégio Eron domingues participavam das oficinas que a professora Vera P. organizou para nós.
    Todos os aluns tiveram muito trabalho,tivemos que elaborar vídeo,marcar entrevista,pesquisar nas redes sociais e em revistas,etc..
    Dia 11 de junho foi o dia das apresentações das oficinas,foi usado o data-show,pen-drive,som,etc..
    As tecnologias nos ajudaram muito.
    Eu e meu grupo apresentamos sobre pedofilia e exploração sexual.
    Falamos sobre como acaba ocorrendo estes crimes,o que é muitas vezes por meios de redes sociais.
    Também falamos como podemos evitar e sobre as leis que punem as pessoas que cometem esses crimes.
    O público que estava presente gostou muito das apresentações.
    Esse foi o meu texto falado dos demais grupos de apresentaram as oficinas.
    Eder Matos de Oliveira
    nº: 08
    9D

  4. Formas de violência
    Eu e meu grupo trabalhamos sobre Violência contra a Mulher,durante o Seminário de Socialização do Colégio Estadual Eron Domingues. Esse tipo de violência é muito comum,muitas mulheres sofrem e não vão denuncia os maridos por que tem pena ou dependem economicamente.
    Muitas mulheres sofrem caladas por que os maridos ameaçam falar alguma coisa.Eu aprendi muito com o meu grupo e ensinei também.Achei super interessante todos os trabalhos.
    Nós tivemos muito trabalho,tivemos que entrevistar,pesquisar,organizar e descrever.Usamos notebook,pendrives,som e data-show para facilitar o trabalho.
    Achei todos os trabalhos muito bem feitos, alguns grupo mais acanhados que outros,mais todos explicaram muito bem.
    Suzeli Alves Chagas
    nº:32
    9D

  5. Relatório: Formas de violência

    O trabalho feito por nós alunos do 9 anos D, no dia 11 de junho no colégio Eron Domingues, apresentado em forma de seminário, sobre o assunto ”FORMAS DE VIOLÊNCIA” em que cada grupo tinha o seu subtema para ser apresentado, entre eles, Pedofilia, Bullying e Cyberbullying, Violência contra a mulher, álcool na adolescência e Drogas.
    Bom, no nosso trabalho, pesquisamos sobre o Bullying e Cyberbullying, esse trabalho foi baseado em muitas pesquisas, pela internet, vídeos, redes sociais, tratamos sobre as consequências do Bullying nas escolas, obtivemos muitas informações sobre o assunto,. Na hora de apresentar o seminário, cada um já sabia o que dizer, com assuntos diferentes, no nosso grupo, entrevistou uma Psicóloga para que soubéssemos mais sobre o tema. Quando apresentamos, explicamos detalhadamente para as outras pessoas que estavam assistindo, e também conhecemos os trabalhos dos outros grupos da sala, e foi muito interessante.
    Matheus Schroder
    nº: 25.

  6. Gênero Relatório

    Vou relatar sobre o trabalho de Português do 9°D do Colégio Estadual Eron Domingues feito no dia 11 de Junho de 2013. O trabalho fala sobre “Formas De Violências“ entre eles violência no trânsito, bullying, violência doméstica, álcool na adolescência, pedofilia e alguns outros do mesmo gênero. Meu trabalho relatou sobre drogas, suas consequências e os resultados em que tornam a vida de um dependente. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas, entrevistas e comentários.
    Nossos recursos foram internet, telão, e contexto geral sobre o assunto. Esses meios foram muito significativos, pois sem eles não o teríamos realizado e socializado.
    Tomei muita consciência no decorrer do meu trabalho sobre as drogas, vi que elas podem devastar a vida do usuário e a de sua família. Já é certeza que devemos nos unir para exterminar de uma só vez as drogas.
    O trabalho ao todo foi importante além de nós (alunos) adquirimos conhecimentos, nós podemos passar essas informações para os de mais.
    Há uma certa complicação em ir na frente de todos os demais alunos, passar uma ideia, mau eu gostei muito pois não tenho dificuldade alguma em interagir e não me considero tímida.
    Espero ter mais experiências que me ajudem a amadurecer, como esta.

    Lawanni Garcia

    N° 22

    9° D

  7. Gênero Relatório

    Nós alunos do 9° D do Colégio Estadual Eron Domingues estudamos sobre várias formas de violências , uma delas é a violência doméstica. Eu aluno do 9° Ano já presenciei uma, contra uma conhecida minha.
    Meus irmãos e eu vimos a discussão deles, começaram a gritar e de repente ele deu vários socos, chutes e tapas nela, ela ficou toda roxa.
    No próximo dia, ela foi na delegacia para ver o que poderia fazer mais o policial disse que não tinha nada o que fazer, porque ela tinha que vir na hora que ela sofreu a agressão. Trabalhamos muito sobre esse tema, ocupemos pendrive, internet e a inteligência dos colegas, etc.
    Também junto come esse tema discutimos sobre o bullying que várias pessoas passam no dia-a-dia. Vou contar uma história sobre o bullying.
    Havia uma garoto que se chamava Pedro, ele tinha 13 anos novo na escola. Ele vinha de Minas Gerais mas se mudou para São Paulo pois sua mãe queria uma vida melhor. Depois de primeiro dia na escola ele voltou triste para casa, e contou para sua mãe que todos os seus colegas o chamavam de pobre, zombavam de seu sotaque e lhe batiam no recreio, a professora tentava controlar a classe, mas não conseguia, e o menino pedia que parassem, mas todos o zombavam mais ainda.
    A sua mãe lhe explicou que aquilo se chamava Bullying e ele trocou de escola e viveu feliz.

    Sandra Schott

    N° 37

    9° “D”

  8. Gênero Relatório

    No dia 11 de Junho de 2013, no Colégio estadual Eron Domingues, os alunos do 9°D apresentaram um seminário sobre Formas de Violência, entre os temas destacamos, drogas, violência o trânsito, Bullying, Cyberbullying, violência contra a mulher etc.
    Foi um trabalho muito complicado para fazer, tivemos que elaborar perguntas, slides, vídeo para conscientização das pessoas e uma entrevista para as pessoas entenderem mais sobre o assunto, e tivemos que decorar, e explicar com nossas falas.
    Apresentar para as outras turmas não foi fácil, pois precisamos de muita voz para as pessoas escutarem, e ficamos muito nervosos, pois foi a primeira vez que apresentamos um seminário.
    Achei importante a presença da professora Vera Beatriz, a presença dos alunos, porque sem a professora não iríamos apresentar esse seminário, e sem os alunos não conseguiríamos fazer tudo sozinho.
    No vídeo da conscientização mostramos as consequências da violência no trânsito, muitos acidentes e mortes. Na entrevista feita com o chefe do Detran o Roque, ele disse como devemos nos comportar dentro da cidade, ter respeito e conscientização quando formos andar de bicicleta ou outro meio de transporte.
    Utilizamos notebooks, caixa de som, datashow, tudo para fazer um trabalho para mostrar como é importante ser consciente antes de pegar um carro.
    Nesse trabalho tentamos fazer o melhor para as pessoas, porque hoje em dia oque acontece de acidentes é alarmante.

  9. Enviado em 16/09/2013 as 10:11 pm
    No dia 11 de junho, apresentamos um trabalho feito com vídeos, slides, uso de computadores, caixa de som entre outros. O tema da apresentação era sobre formas de violência, tinha grupos que falavam sobre violência contra mulher, violência no trânsito, bullying, pedofilia drogas etc.
    Eu apresentei sobre violência no trânsito, falávamos um pouco dos cuidados que os motoristas, pedestres e ciclistas devem ter, e o que podemos fazer para diminuir a violência no trânsito, as consequências e o preço da imprudência. Mostramos também um pequeno vídeo para conscientizar as pessoas, o vídeo mostrava como acontece a maioria dos acidentes, por exemplo, ultrapassagem perigosa, velocidade alta, descuido, dirigir sobre efeitos de drogas e dirigir com sono, esses são alguns casos de acidente que ocorrem mortes. Aprendi que nem sempre morre a pessoas que está dirigindo, às vezes pode acontecer de morrer uma pessoa que não tem nada a ver com que estava acontecendo. Em minha opinião a importância do trabalho foi ensinar as pessoas, que nem todos cumprem as leis, de 10 pessoas sós seis cumprem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s