Cidadania: Direitos e deveres. Qual o meu papel?

Projeto – Cidadania: Direitos e deveres. Qual o meu papel?

A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade.
Tancredo Neves

PARTICIPAÇÃO NA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES -20/03/2013 

DSCN3441
Sabedores de que é necessário cumprir com os deveres primeiramente, para depois ter condições de lutar pelos direitos , os alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, envolvidos no Projeto Cidadania: direitos e deveres, participaram da 15ª Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon , neste dia 20/05/2013. Ocasião em que muitos projetos de Leis foram apresentados e discutidos pelos edis.

 

DSCN3433

O objetivo desta etapa do projeto, já explicitado, é oportunizar aos educandos conhecerem o funcionamento da Casa de leis e a função inerente ao cargo de vereador, bem como subsidiar os trabalhos de entrevistas para os Seminários de Socialização sobre o tema e seus subtemas, que acontecerão em uma segunda etapa.

DSCN3445

 

DSCN3437

ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DO PROJETO:

1-Pesquisar a função e a importância dos trabalhos dos vereadores.

2-Diferenciar: Poder executivo de Poder legislativo.

3-Qual a importância de acompanhar o trabalho dos vereadores de seu município?

(Responder as questões no Caderno e posteriormente postar no Blog).

As questões serão debatidas em sala de aula, antes dos Seminários de Socialização do tema Cidadania: direitos e deveres. Qual o meu papel?

DSCN3446

 

 

12 thoughts on “Cidadania: Direitos e deveres. Qual o meu papel?

  1. 1-Pesquisar a função e a importância dos trabalhos dos vereadores.
    Resposta
    A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:
    – Ter nacionalidade brasileira;
    – Estar filiado em algum partido político;
    – Ter idade mínima de 18 anos;
    – Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
    – Ter pleno exercício dos direitos políticos.
    Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento

    2-Diferenciar: Poder executivo de Poder legislativo.
    Resposta
    O Poder Executivo tem esponsabilidade de implementar, ou executar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo.
    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.

    3-Qual a importância de acompanhar o trabalho dos vereadores de seu município?
    Resposta
    A importância de saber o que nossa cidade vai se tornar, o que os vereadores pretendem fazer nela, quais são as suas proposta para o melhoramento de atendimento de sua Saúde, de como iram determinar novas leis em sua cidade e qual sera a próxima proposta que iram cumprir…

    Larissa
    Nº 23
    7ºB

  2. 1-Pesquisar a função e a importância dos trabalhos dos vereadores.

    Os vereadores têm o papel de aprovar os gastos e fiscalizar as ações da prefeitura do município em que legislam. São eles que acompanham o andamento de obras, os serviços oferecidos a população e garantem que a constituição municipal seja respeitada.

    O vereador tem importância fundamental porque é no Município que os
    cidadãos moram e trabalham. A relevância dos Municípios pode ser mensurada
    através de uma pesquisa de opinião realizada pelo Ibope, na qual se apurou que
    55% dos brasileiros entrevistados apontaram ser as prefeituras a esfera de
    governo mais importante no seu dia a dia.

    2-Diferenciar: Poder executivo de Poder legislativo.

    Poder executivo é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais. O executivo pode assumir várias diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.

    Poder legislativo (também legislatura) é o poder do Estado ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes.

    3-Qual a importância de acompanhar o trabalho dos vereadores de seu município?

    Para ver as leis que os governos fazem, os projetos que são aprovadas, para ver se a sociedade está sendo contemplada pelas leis criadas..

    nome : Luan Corte
    N:20
    serie:9 ano A

  3. A função do vereador é fiscalizar as contas públicas e desenvolver projetos que venham de encontro às necessidades da população, um exemplo de projeto seria o restaurante popular em Rondon sugerido pelo vereador João Marcos.

    Sabemos que poder executivo aplica as leis e pode até criar as leis, (chama-se medida provisória) no entanto como não é o poder executivo que geralmente faz as leis, o poder Legislativo ainda teria que opinar sobre a lei do poder executivo.

    A participação do povo na politica tem sido muito pouca, pois os cidadãos não tem a vontade de acompanhar seus vereadores, prefeitos, deputados em quem elegeram, as pessoas só começam a fiscalizar a política quando há um assunto mais interresado a população e que os beneficiará muito, quando isso acontece o apoio do povo cresce e o povo demonstra a vontade de ser beneficiado apoiando o projeto, promovendo campanhas, passeatas e etc.

  4. 1-R:O vereador desempenha como funções típicas as tarefas de legislar e de exercer o controle externo do Poder Executivo. A função legislativa consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse para a vida do município. Essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular.
    Existem dois tipos de funções desempenhadas pelo vereador: função típica e função atípica.

    2-R:O Poder Executivo é um dos poderes governamentais, segundo a teoria da separação dos poderes cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. O poder executivo pode ser representado, em nível nacional, por apenas um órgão (presidência da república, no caso de um presidencialismo), ou pode ser dividido (parlamento e coroa real, no caso de monarquia constitucional).
    O poder executivo varia de país a país. Nos países presidencialistas, o poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado. Nos países parlamentaristas, o poder executivo fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado. Em regimes totalmente monárquicos, o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado.
    O executivo, porém, nem sempre se resume somente aos chefes. Em regimes democráticos, o presidente ou o primeiro-ministro conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.
    O Poder Legislativo é o poder de legislar, criar leis.

    No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembleias ou câmaras.
    O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral (ou, raramente, de abrangência individual) que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.
    Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou por câmara legislativa nomeada por ele.
    Entre as funções elementares do poder legislativo estão as de fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo.

    3-R:No plano federal temos os representantes do governo na pessoa do senador, enquanto os deputados, seja federal ou estadual, representam o povo.
    No plano municipal a Casa de Leis é dirigida pelos Vereadores, nos quais elaboram as leis necessárias aos munícipes viverem em sociedade. Posto isso, se não houver o povo (munícipes) não haveria necessidade dos vereadores, pois as leis aprovadas na Câmara dos Vereadores são o espelho da vontade e do querer dos munícipes.

  5. 1R Os vereadores têm o papel de aprovar os gastos e fiscalizar as ações da prefeitura do município em que legislam. São eles que acompanham o andamento de obras, os serviços oferecidos a população e garantem que a constituição municipal seja respeitada.:O vereador desempenha como funções típicas as tarefas de legislar e de exercer o controle externo do Poder Executivo.

    2R O Poder Executivo tem esponsabilidade de implementar, ou executar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo.
    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.

    3R A importância de saber o que nossa cidade vai se tornar, o que os vereadores pretendem fazer nela, quais são as suas proposta para o melhoramento de atendimento de sua Saúde. plano federal temos os representantes do governo na pessoa do senador, enquanto os deputados, seja federal ou estadual, representam o povo.

    IAGO
    Nº 16
    7ºB

  6. 1- Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal).

    2- O Poder Executivo tem responsabilidade de implementar, ou executar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo.

    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.

  7. 1- Enquanto agente político, ele,o vereador, faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal).

    2- O Poder Executivo tem responsabilidade de implementar, ou executar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo.
    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.

    3- A importância de acompanharmos de perto o trabalho dos vereadores, que acontece na Câmera Municipal, é de sabermos sempre o que eles estão fazendo para tentar melhorar o nosso município. Saber o que eles tem a falar nas dinâmicas das discussões e votações nas sessões a respeito de nós cidadãos .

  8. NOME : Yan Rberto da Costa
    NUMERO : 35
    SERIE : 9º ano C
    DATA : 01 / 06 / 13

    TRABALHO DE PORTUGUÊS

    1-Pesquisar a função e a importância dos trabalhos dos vereadores.
    Resposta
    A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:
    – Ter nacionalidade brasileira;
    – Estar filiado em algum partido político;
    – Ter idade mínima de 18 anos;
    – Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
    – Ter pleno exercício dos direitos políticos.
    Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento

    2-Diferenciar: Poder executivo de Poder legislativo.
    Resposta
    O Poder Executivo tem responsabilidade de implementar, ou executar as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo.
    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.

    3-Qual a importância de acompanhar o trabalho dos vereadores de seu município?
    Resposta
    A importância de saber o que nossa cidade vai se tornar, o que os vereadores pretendem fazer nela, quais são as suas proposta para o melhoramento de atendimento de sua Saúde, de como iram determinar novas leis em sua cidade e qual sera a próxima proposta que iram cumprir…

  9. Atividade para os alunos do projeto:

    Respostas:

    1-Os vereadores devem trabalhar em função de melhoria da qualidade de vida da população,elabora leis,recebendo o povo,atendendo á reivindicações,desempenhando a função de mediador entre os habitantes o prefeito.
    2-O Poder executivo é um dos poderes governamentais/implementar/executar,as leis.
    O Poder legislativo é o poder de legislar/criar leis.
    3-É importante,porque assim você sabe o que o vereador que você elegeu faz pelo seu município,e assim você possa lutar pelos seus direitos.

  10. 1 :
    Fiscalizar as contas públicas, aprovando-as ou desaprovando-as o que implica em culpabilidade caso ao aprovar algo que for desaprovado pelo TCM(Tribunal de Contas dos Municípios).
    Desenvolver Projetos que venham de encontro às necessidades da população.

    2:
    O legislativo faz as leis que regulam a convivência em sociedade.

    O executivo cumpre as leis feitas pelo legislativo e direciona as políticas de educação, saúde, segurança, etc…

    3:
    É importante para saber que rumo vai tomar a nossa cidade , oque irá acontecer de mudanças , que inovações vão ser feitas, para dar sua opinião sobre os projetos pelos quais os vereadores estão apurando , enfim , para saber oque está sendo manipulado em nossa cidade.

  11. Qual é o meu papel ?

    Ser cidadão.
    Ser cidadão é ajudar a combater toda e qualquer discriminação, é tomar as precauções necessárias e alertar os vizinhos, na escola seus amigos é também uma atitude de cidadão.
    Todos nós alunos temos deveres algum deles são: respeitar as professoras, fazer as lições de casa, devemos também não jogar lixo no pátio da escola e na sala de aula.
    Os direitos que todo cidadão tem que ter saúde publica, mais postos de saúde, transporte escolar, para deficientes que precisam ir para à escola se locomover melhor, elevadores nos Ônibus e elevações nos meio fios.
    O mundo ficaria melhor se todos agissem como cidadão, fizessem menos protestos não quebrassem orelhões públicos. É preciso começar a cobrar dos vereadores e prefeitos o que eles prometeram e não cumprem
    Sendo assim o Brasil seria mais digno das palavras que as autoridades falam. Assim os jovens não seriam mais dependentes químicos, não iam consumir álcool e outras coisas. O Brasil precisa dum basta em muitas coisas uma delas e quando as crianças menores de 16 anos‘’roubam’ e não são presas. EU NÃO APROVO ISSO…
    Ayessa Guerreiro.

  12. Cidadania.Um trabalho de todos.
    Para sermos um cidadão de verdade precisamos cumprir com nossos deveres, pois se cada um cumprir com seus deveres e suas obrigações, teremos uma cidade melhor, um país melhor ou até um mundo melhor. Nossos deveres como aluno é trazer sempre os materiais, respeitar os professores, não jogar lixo no chão e sim nas lixeiras certas, para o lixo ser reaproveitado. Como cidadão todos temos que cumprir e obedecer às leis e também respeitar o espaço dos outros, no trânsito, nos locais públicos ou não. Fazendo assim você também será respeitado, ou seja, respeite para ser respeitado. Se cumprirmos com nossos deveres, os direitos chegarão até nós, mas caso contrário não teremos direito algum. Portanto se não cumprirmos nosso papel como um verdadeiro cidadão não temos o direito de exigir dos outros. Se todos nós cumprirmos nosso papel como cidadão o mudo ficará melhor, mas se não cumprirmos o mundo não vai melhorar. Além disso, as pessoas pensam: Do que adianta eu ajudar se os outros não fazem o mesmo? Outros ainda pensam: deixe que os outros façam um a menos cumprindo o seu papel nada vai mudar. Mas não é bem assim se todos penarem assim que cada um deve fazer a sua parte que é preciso ajudar, o nosso mundo será um mundo melhor, Um país desenvolvido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s