Gênero – Poema. Tema: Aluno Cidadão.

Gênero poesia. Tema Aluno cidadão

Atividade de “instigação” e motivação para a produção de poemas.

 

Após o trabalho com as cartilhas do Televisando  o futuro “João Cidadão”, e DSCN1795das pesquisas realizadas pelos alunos com os pais e responsáveis, pesquisa com os alunos do Colégio , os alunos produziram seus poemas.

 

 

 

Primeira atividade: Completar as frase e analisar cada item, em relação aos verbos, que indicam ações.

DSCN1687

 

Sou aluno cidadão quando…

  • Não gasto …………………………………………………………………………………………………
  • Não desperdiço………………………………………………………………………………………….
  • Quando respeito………………………………………………………………………………………..
  • Quando analiso………………………………………………………………………………………….
  • Quando não discrimino………………………………………………………………………………
  • Quando valorizo…………………………………………………………………………………………
  • Quando cuido……………………………………………………………………………………………
  • Quando permito………………………………………………………………………………………..
  • Quando faço……………………………………………………………………………………………..
  • Não estrago………………………………………………………………………………………………
  • Quando estudo………………………………………………………………………………………….
  • Quando exijo…………………………………………………………………………………………….
  • Quando ajudo……………………………………………………………………………………………
  • Quando respeito………………………………………………………………………………………..
  • Quando denuncio ……………………………………………………………………………………..
  • Quando sou……………………………………………………………………..,………………………
  • Quando quero……………………………………………………………………………………………
  • Quando não sou conivente………………………………………………………………………….
  • Quando não permito………………………………………………………………………………….
  • Quando não danifico………………………………………………………………………………….
  • Quando poupo…………………………………………………………………………………………..
  • Quando sou gentil………………………………………………………………………………………
  • Quando colaboro……………………………………………………………………………………….
  • Quando preservo………………………………………………………………………………………
  • Quando sei que…………………………………………………………………………………………DSCN1118

Posteriormente,  em duplas ,compararam  as ações evidenciadas de cada um, discutiram e  elaboraram seus poemas.

Os poemas serão colocados nos murais do Colégio e postados no Bolg da disciplina, facebook do Colégio , da professora, partilhado com os amigos ,nos grupos fechados por turma , e página de textos no face do Colégio. E alguns serão encaminhados para o Jornal O Presente.

 ATIVIDADE . POSTAR OS POEMAS  LOGO ABAIXO NOS COMENTÁRIOS

 

22 thoughts on “Gênero – Poema. Tema: Aluno Cidadão.

  1. Sou aluno Cidadão

    Sou um aluno cidadão
    Quando presto atenção
    Eu sou um aluno cidadão
    Quando não brigo com o meu amigo joão
    Eu sou um aluno cidadão
    Quando não julgo meu irmão!

    Eu penso em estudar
    Até quando vou caminhar
    Sou um aluno consciente
    Quando cuido do meio ambiente
    Quando penso em dançar
    Vou logo estudar!

    As vezes meus pensamentos
    Interfere no ensinamento
    Já chegou a pensar, que o aluno não quer estudar?
    Ele acha que pode apenas passear!

    Quando quero sentir um ar
    Desisto, vou logo um texto decorar
    Livros são papeis pintados com tinta
    Estudar é uma coisa que esta indistinta!

    Larissa Nº 23
    Maria Eduarda N° 26
    7ºB

  2. Sou aluno cidadão

    Quando cuido dos meus pertences
    Me concentro nas aula
    E não do bola para os repetentes

    Respeito os professores
    os colegas e os
    zeladores

    Faço os trabalhos,
    provas e tarefas.
    Não perco tempo com
    bobagens
    Só faço o que me interessa

    Sou aluno cidadão
    Quando cuido
    da limpeza na sala
    Não grudo de baixo das carteiras
    Chicletes ou balas

    Cumprindo meu dever
    de aluno cidadão
    Participo das aulas
    e presto atenção

    Kelly N° 25
    Ana Wilma N° 01
    7°B

  3. Sou aluno cidadão…
    Quando eu quero estudar
    prestar atenção ,
    O bagunceiro vai lá
    e tira minha concentração

    Sou cidadão de fato quando
    preservo a água pro futuro
    Respeito os professores
    e não pratico a discriminação

    Quando respeito
    os zeladores
    E não incomodo
    os professores

    Quando vou à escola
    quero aprender ,agir , cooperar
    Não bagunçar , muito menos atrapalhar

    Sou aluno cidadão
    Quando faço
    minha lição
    E deixo a sala
    em organização

    Gabriely N°14
    Sara N°28
    7 °B

  4. Sou aluno cidadão.
    Quando faço coisas boas.
    Quando estudo para saber as coisas.
    Quando não discrimino e sigo as regras.
    Não estrago as coisas dos outros.

    Quando quero ser uma pessoa melhor.
    Quando sei que preciso ser melhor.
    Quando analiso quando alguém esta chutando as carteiras.

    Quando poupo material escolar.
    Quando preservo meus cadernos.
    Quando respeito os professpres e colegas.
    Quando sou gentil com os outros colegas.

    Quando ajudo os outros.
    Quando sou querido com os outros.
    Quando valorizo os colegas e a sala.
    Quando colaboro com a escola.

    Luiza.

  5. Sou cidadão quando

    não gasto
    dinheiro atoa

    nao desperdiço
    energia boa

    quando analiso
    uma coisa

    não discrinino
    uma pessoa

    quando não permito
    quando não danifico

    quando poupo
    quando sou gentil

    quando faço aos outros
    o que eu quero para mim…

  6. Sou aluno cidadão quando…

    Não gasto energia elétrica,
    Para uma cidade não ficar às escuras.
    Quando não gasto, nem estrago
    As coisas que eu gosto.

    Quando faço novos amigos,
    E também mais coisas boas.
    Quando exijo meus direitos,
    E respeito o das pessoas.

    Quando amo minha familía,
    Quando cuido da minha vida.
    Quando os sonhos se realizam,
    E se cuida da realidade.

    Quando leio o que é importante,
    E transformo para melhor.
    Quando a vida é tudo,
    E a ganância não é nada.

    Alunos : William N. e Djeysson I. Nº: 30 e 08

  7. Poema
    Sou aluno cidadão quando ajudo meu irmão
    E também quando estou consiente que não
    posso julgar nenhum afro-descendente.

    Sou aluno cidadão quando sou solidário
    e quando ajudo o necessitado.
    E não estrago os materiais dos
    incapacitados.

    Sou aluno decente quando
    sou conveniente.
    E ajudo o descendente.

    Sou aluno fraterno quando
    ajudo meu amigo com o caderno.

    Nomes:Gabrielly V. R. Estigarribia e Emili B. Gerke
    N°:13 e 09

  8. Sou aluno cidadão

    Sou cidadão quando faço as tarefas
    Sou cidadão quando respeito os professores
    Sou cidadão quando eu ajudo os colegas
    Sou cidadão quando respeito meus amigos
    Sou cidadão quando não falo nada de errado.

    Aluno cidadão quando não pratico o Bulling
    Aluno cidadão quando faço as coisas que a professora manda.
    Aluno cidadão quando faço os trabalhos em sala de aula.

    Eu sou um aluno cidadão!

    Ayessa
    Nº 5
    7ºB

  9. Sou aluno cidadão

    sou cidadão quando eu obedeço
    sou cidadão quando eu ajudo
    sou cidadão quando poupo
    sou cidadão quando eu cumpro as regras

    sou cidadão quando eu nao minto
    sou cidadão de fato quando eu deixo as minhas tarefas em dia
    sou cidadão quando eu nao jogo o lixo no chão

    sou cidadão quando eu sei que é importante
    sou aluno cidadão não quando estragos as minhas coisas.

    nome: gabriela esquinca dias n 11

  10. Sou cidadão…
    Quando poupo o meu tempo
    quando gasto o que tenho
    por isso tenho dinheiro

    Sou aluno cidadão quando
    nao estrago o que tenho
    respeito todos e isso é bom
    por isso todo mundo que eu respeito
    me respeitam também

    Sou cidadão quando valorizo o que é meu
    minhas coisas.quando sou cuidadoso

    serie:7B

    Nº 15

    NOME:GUSTAVO CEZAR

  11. Sou aluno cidadão

    Quando sou um aluno esforçaado
    Quando sei que algo esta errado
    Quando analiso as situações
    Quando faço as minha lições

    Quando preservo a educação
    Quando exijo atitude,respeito,explicação
    Não desperdiço folhas do meu caderno
    E quando sou fraterno

    Quando sou decente
    E não julgo um descendente
    Quando sou consciente
    E preservo o meio ambiente

    Sou aluno cidadão quando…
    penso no meu futuro
    Quando faço dele um
    lugar mais seguro….

    Jùlia W.Genz N° 20 7° ano “b”

  12. Sou aluno cidadão
    quando sou aluno que respeito o professor
    quando escuto meu o pai e a mãe
    quando eu sou educado com as meninas
    sou aluno ciadadão quando dom bom com as pessoas necessitadas
    sou aluno cidadão quando respeito meus colegas
    sou aluno cidado quando escuto meu diretor
    quando eu nao gasto a luz,agua,e o dinheiro
    sou cidadão quando cuido dos meus bens e dos outros
    sou cidadão quando sou alguém responsável.
    nao sou cidado quando eu estou errado
    nao sou cidadão quando se não cuidar do meio ambiente.

    nome : Pedro n 27

  13. Sou aluno cidadão

    sou cidadão quando eu obedeço
    sou cidadão quando eu ajudo
    sou cidadão quando eu poupo
    sou cidadão quando as regras eu cumpro

    sou cidadão de fato quando eu não minto
    sou cidadão quando eu deixo as minhas tarefas em dia
    sou cidadão quando eu não jogo o lixo no chão

    sou cidadão quando eu sei que é importante
    sou cidadão quando eu não estrago minhas coisas
    Quando faço a vida ficar mais interessante.

    nome : gabriela esquinca dias n 11

  14. sou aluno cidadão

    sou aluno cidadão quando ajudo de montão
    sou aluno cidadão quando estudamos de montão
    sou aluno cidadão quando cumpro as leis

    sou aluno cidadão quando nao disperdiço água não
    sou aluno cidadão quando sou gentil alegre e meu dever cumprir
    sou aluno cidadao quando ajudo as pessoas de montão

    sou aluno cidadao quando cuido da naturesa com meu ermao
    sou aluno cidadao quando preservo nossa cidade com meu amigao
    sou aluno cidadao quando ajudo o protesto que é bom para a nossa naçao

    sou aluno cidadão para o futuro de nossa nação
    sou aluno cidadão que nasce como aluno minhas atitudes.
    sou aluno cidadão quando ajudo os idosos dando-lhes minha mão.

    Gustavo henrique N 31

  15. Sou cidadão quando sou consciente
    nao gasto dinheiro atoa

    nao desperdiço
    cuido de água numa boa

    quando analiso uma pessoa
    nao discrimino ninguém
    quando valorizo pessoas
    e me cuido também

    quando permito o bem
    quando não estrago cuido
    quando eu estudo
    eu de escola nao descuido

    quando nao permito
    eu nao danifico nada enfim
    quando poupo
    eu sou gentil

    quando cuido das minhas coisas
    quando não deixo mexer em nada
    e dos outros, pois valorizo meu ambiente
    e meus amigos.Sou consciente.

    n 12 7 ano b

  16. Sou aluno cidadão

    Quando respeito: professores, pais e os idosos

    Quando analiso: provas,trabalhos,tarefas e pesquisas

    Quando faço bem para as outras pessoas

    Quando denuncio, as pessoas que fazem coisas de errado

    Quando sou: ouvinte e respeitador

    Quando não permito, quando fazem algo de errado

    Quando poupo, quando sou respeitado

    Quando se quer mudar o que se está ao lado.

    Quando não danifico, algo que não é meu

    Quando me preocupo com a população

    Quando dou o melhor de min

    Quando quero um mundo melhor

    Mais humano “Sim”!

  17. Sou aluno cidadão quando…

    Presto atenção e não fico pensando em besteiras

    Quando analiso e por que tenho dúvidas

    Quando poupo é por que não gasto

    Quando reciclo

    Quando preservo a natureza

    Quando presto ajuda aos idosos

    Quando faço as tarefas

    Estou sendo aluno cidadão

    Quando penso antes de fazer para não magoar as pessoas

    Quando zelo pelo meio ambiente

    Quando ajudo crianças carentes

    Andressa K hermes
    n° 03

  18. Sou aluno cidadão
    Quando não gasto folha de caderno sem precisão
    Quando não desperdiço água.Uso com moderação
    Quando não estrago meus materiais
    Quando não permito que as pessoas zombem de mim..
    pois eu sou assim.

    Quando respeito os professores
    Quando sou solidária
    Quando ajudo os mais velhos
    Quando quero o bem para os outros
    Por que quero o mundo igualitário.

    Quando sou gentil com as amizades
    Quando faço as tarefas
    Quando preservo a natureza
    Quando estudo tenho que cumprir meu dever
    Quando sei que o mundo precisa de cada um para existir.

    Andressa Thais n 04 e Juliana n 19

Deixe uma Resposta

