DSCN2033Socializando a Cartilha 04- Apresentação dos grupos.

DSCN2036

 

Durante algumas aulas de Língua Portuguesa, os alunos do 7º Ano B, que estão vivenciando cada etapa do Projeto Televisando o Futuro,tiveram a oportunidade de apresentarem suas pesquisas e trabalhos para os demais colegas, em relação aos títulos contidos na Cartilha 04. Cidadania: Direitos e Deveres. Cada equipe preparou seu conteúdo previamente dividido e agendado e exposto via Redes Sociais.

DSCN1955

 

DSCN1957DSCN1961

DSCN2012

 

 

DSCN2015

 

 

 

DSCN2018DSCN2020DSCN2027??????????

 

??????????

 

 

 

 

 

DSCN2033

Os trabalhos foram filmados e brevemente serão expostos para toda comunidade.

22 thoughts on “

  1. Nós já estudamos todas as cartilhas.Elas falavam sobre que as pessoas têm de direitos, o primeiro que é direito à vida.Do registro de nascimento.As mães tem direito de quando seus filhos nascerem ter um hospital.Se a pessoa precisa se vacinar,as vacinas tem que ser de graça.Os alunos tem o direito de estudar.E o direito de ter o transporte escolar.Os idosos tem direito de ganhar aposentadoria todo mês.Os trabalhadores tem que ter carteira assinada para continuar a trabalhar.Os trabalhadores tem que ter um salário mínimo no mês.
    Os deveres do cidadãos também são citados. Os cidadãos vão ter que se organizar mais.E cuidar mais dos materiais públicos para que outros poderem usar.Os cidadãos são obrigados a votar.Ter o serviço militar caso alguma coisa aconteça .Ter o dever obedecer as leis do Brasil.E ter cuidado com meio ambiente.
    O trabalho que eu apresentei:Em 10 anos,os fundos de previdência privada no Brasil aumentaram oito vezes,saltando R$100 bilhões para R$800 bilhões.Não há idade para começar a poupar quanto mais cedo melhor.Já que a ideia é guardar a longo prazo,para ver o dinheiro render a juros compostos.A aposentadoria é um benefício que os idosos recebem a partir dos 60 anos.

  2. CIDADÃO

    Os moleques frio no asfalto quente, igual eu.
    Tossindo e comentando sobre os amigos da gente que morreu.
    (Foi!) Virou passado, por não tá mais presente.
    Igual os valor esquecido por não ter cifrão na frente.
    Mó friaca, tio. Deixa eu botar meu moletom.
    Vendo os gambé zoando os que é menino bom.
    Ponho o boné e sigo na fé, nego nem óia.
    Atravesso a rua pois se passa perto móia.
    Trago no olhar a luz do poste fria, sem esperança.
    Me guia, teus holofote é que cria minha temperança.
    Minhas lembrança é trote, eu via.
    Que a nossa herança é um cobertor na calçada que ia envolvendo as criança.
    É embaçado, eu vou levar como carma.
    Meus vizinhos saber menos nome de livro que de arma.
    E a máquina que faz Bin Laden, trabalha a todo vapor.
    Solta na Babilônia, ensina a chamar rato de senhor.
    Nós tá na fila do emprego, mantimento, visita.
    Vive pra ser feliz e morre triste, ó que fita.
    As pessoas se esbarra, se olha, se cala.
    Não pede ou cobra desculpa, porque ninguém mais se fala (memo).
    Joga lixo no chão, como se fosse um lugar à esmo.
    Aí da enchente, os mesmos reclamam do governo.
    Que não governa nada, tá nem pro mal nem pro bem.
    Ia governar como, se aqui ninguém ouve ninguém.
    Minha cidade trampa 24 horas por dia.
    Os que não morrer de tédio, morre de asfixia.
    A CIA monitora isso que cê faz agora.
    Mas não interfere, só fere, o pai da criança que chora.
    Nosso sofrimento dá prêmio pra quem se esconde em bairro nobre.
    Tô cheio disso, igual as cadeias cheias de pobre (porra!).
    Cidadania onde? Nós cuspiu na lei de Gandhi.
    É quente memo, cidadão é uma cidade grande.
    A rua é nóiz!

    o Rap representa o sofrimento de crianças perdidas nas ruas, o sofrimento de um Pai sem saber onde estar o seu filho, sociedade que não colabora e joga lixo no chão.

    nomes: Matheus Schroder,25, Eliton machado rauber,9,Murilo Gabriel Gomes,26. 9 ano D

  3. Vida Vida Vivida Sofrida
    Detentos do Rap

    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    Nos tempos passados tudo de errado fizeram
    Pensando ser o melhor com o pior se envolveram
    Sem saber que tudo aquilo era ilusão
    A serviço do Diabo com o revolver na mão
    Cocaína e maconha tudo muito natural W Fluido negativo
    protestado do mal
    Que tanto fizeram pra lhes derrubar
    E dentro da Febem aquele menor foi parar
    Então quando estava na rua
    Não tinha ninguém pra te orientar
    Fazer sua matricula na escola
    Para ele poder estudar
    E que ninguém nada fez para sua situação melhorar
    E por enquanto que as pessoas da alta sociedade
    Viviam discriminando a classe pobre mais eles nada
    fez, eles nada faz para a situação do nosso país mudar

    Se eles parassem, pensassem, refletissem um pouco mais

    Eles eram capaz de ver os nossos meninos de rua se
    transformando em marginais
    E na realidade essas crianças só querem um pouco de
    paz e nada
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida
    E eu digo um pouco mais
    Não falo de vocês que estão crescidos e criados
    Mas falo dos pequenos que estavam curtindo um som
    naquele clube da cidade
    E as pessoas da alta sociedade querem proteger, querem
    esconder
    Esses otários fardados que chegam atirando e
    espancando
    Não sei nada mano querer saber
    E esse foi o fim daquele menor que só queria um pouco
    de paz
    Junto com seus pais, mas isso não foi capaz
    Vida Vida vivida sofrida
    Vida Vida vivida sofrida..

    Esse rap fala sobre uma pessoa que viveu uma vida sofrida, que fez coisas erradas achando que estava fazendo a coisa certa.

    Katia dos Santos e Gabriela Wengrat N°:25 e 12 9°Ano “B”

  4. Qual é o problema
    Por que me trata assim
    Sou igual a você
    Você é igual a mim
    Também sou normal
    Não me trate mal
    Nossos direitos e nossos deveres são iguais
    Ninguém é menos ou mais
    Você me deve me respeitar
    Se não a coisa vai complicar
    Fica ligando
    Tô ficando bolado
    Isso não é legal
    Você é muito mal
    Para de me incomodar
    Já avisei
    A coisa vai complicar
    Não vô falar de novo
    Já tô ficando nervoso
    Vô pula no seu pescoço
    Não tenho dó de quem me maltrata
    Não tenho sangue de barata
    Mano, para de me incomoda
    Já cansei de fala
    Agora eu vô parti pra cima
    Agora vamo briga
    Não, não
    Desculpa
    Não quero me ferra
    Não to afim de briga
    Vamo conversa
    E resolver numa boa
    No fundo sou uma pessoa
    Cara, não é pessoal
    Tá cara
    Mas só não vai começa de novo
    Que se eu fica nervoso
    Eu racho no meio
    Tá pode deixar
    Não vou mais te maltratar
    É assim que se fala
    Pois violência não leva a nada
    Se liga nessa parada
    É a hora da virada
    Tô te falando numa boa
    Isso vale pra qualquer pessoa.

    O rap que nós fizemos fala sobre bullying e discriminação e serve de exemplo para as pessoas que praticam bullying, para que elas vejam que isso não é legal.

    Katia dos Santos e Gabriela Wengrat
    N°:25 e 12
    9°Ano:”B”

  5. A primeira cartilha falou de direitos e deveres. os direitos:direito a vida,registro de nascimento,ter hospital,vacinas gratuitas,transporte escolar,saúde,aposentadoria,carteira assinada,salario minimo.
    Deveres:cuidar dos materiais públicos,votar,cumprir as leis,cuidar do meio ambiente.
    A segunda cartilha falou sobre o voto,repreensão adequada a crianças e adolescentes.
    A terceira cartilha falou sobre leis.

    meu grupo apresentou sobre violência. Eu falei que os indices de violência urbana são cada vez mais altas.Em 2010 o numero de homicidios em Curitiba aumentou 53%.

  6. Nos alunos do 7 ano , estamos fazendo um trabalho, dos direitos e deveres dos cidadões
    os direitos são direito a vida, registro de nascimento,e é importante hospital para a familia vacinas gratuitas,escola, transporte escolar, e ter saude .
    Para os adultos e os idosos que trabalham é importante ter carteira assinada para os idosos tem o direito da aposentadoria e tambem salario minimo.
    Os deveres são: organizar o material público ,votar cumprir as leis e cuidar o meio ambiente.
    Meu grupo falou sobre a internet. Eu falei que a internet não é segura.

    nome: Andressa Thais n 4 7 ano B

  7. Todos nós alunos(a) do 7 ano B estudamos todas as cartilhas. E elas falam sobre direitos e deveres para todas as pessoas.Exemplo = nós cidadãos temos direito a vida, para mães e filhos hospitais, saúde,e para nós que somos alunos transportes escolares,para idosos transportes públicos e a aposentadoria e para os trabalhadores carteira assinada e salário mínimo. E como temos direitos temos deveres também como = organizar e cuidar dos materiais escolares públicos que ganhamos,cuidar de locais públicos como = praça,lago e etc . . . Eu e meu grupo apresentamos sobre a cartilha 4 é sobre direitos dos idosos e eles também tem direito como = acesso a atividades culturais,direitos a desconto,passagem de graça no transporte coletivo e aposentadoria.

  8. O que eu lembro sobre a cartilha 1,2,3 que falou sobre os direitos da vida, sobre leis, serviços militares, cuidado com lugares públicos e muito mais.
    Com essas cartilhas não só eu mais sim ou meus colegas de sala vamos saber algo sobre direito e cidadania quando alguém for nos perguntar.
    Essas leis dificilmente alguém não sabe, ou comprir mais as poucos vão descobrindo, e tudo isso alguns vão dar valor outros não.
    Aluna:Ana Wilma
    Numero:1

  9. Cartilha 4
    Apresentamos um trabalho aonde dizemos um pouco sobre a portabilidade,aonde falamos o que é isso ou seja falamos sobre trocar de operadora sem trocar de número, esse assunto é muito importante, pois ficamos sabendo qual os riscos que corremos e quais as atitudes que devemos tomar quando formos prejudicados.

    Larissa Almadaz Lembeck
    Numero:23
    Serie:7ºB

  10. Foram estudas 4 cartilhas e todas elas falavam sobre direitos e deveres.
    A cartilha 1 falava sobre o direito da vida, o direito de votar, ter escola pública, direito do serviço militar.
    A cartilha 2 falava dos direitos de quando a pessoa casa, quando a mulher tem o filho e o direito a licença maternidade.
    A cartinha 3 fala sobre todas as leis desde as leis das crianças até as leis dos idosos.

  11. Cartilha 4
    Bom,eu achei interessante minha parte,minha parte mostra que todos temos que ter o direito a segurança,de qualquer maneira o Estado deve proteger a vida.
    Todo cidadão,quer ter segurança,pelo menos ter o seu seguro de vida.
    Todos tem o direito á segurança,principalmente os idosos que muitos precisam de ajuda para:atravessar a rua,ajudar a levar as compras…
    Todos temos direito a segurança,à educação,à saúde,à vida.

  12. Pessoas incapacitadas para voltar ao trabalho tem direito a aposetadoria por invalidez garantido pela costituiçao. Na maioria dos casos esse tipo de aposetadoria é precedido pelo auxilio de doenças, pagamento mensal para o empregado afastado do trabalho por motivode doença por mais de 15 dias .

    Para peceber a aposetadoria o doete pre ser submetido a perícia médica do ministério da previdência social para que contratada a invalidez sem previsao de cura.
    n12 7b

  13. Eu lembro que mesmo que as leis existam, ainda muitas pessoas que cometem irregularidades . Sabemos que todos temos o direito de estudo e materiais do governo . Temos o direito de registro de nascimento , vacinação gratuita , e para os idosos aposentadoria . Mas como cidadãos devemos cuidar do meio ambiente , cumprir as leis , votar e cuidar dos materiais públicos .
    A minha parte da cartilha 4 era sobre o imposto de renda : os professores , médicos , enfermeiros , todos temos que pagar o imposto de renda, para ajudar o lugar onde trabalhamos. Se ninguém paga-se o imposto de renda não teríamos escolas , hospitas e muitos outros lugares importantes para o cidadão .

  14. Na cartilha 4 nós aprendemos que nós devemos ter nossos direito e deveres e devemos lutar por eles. Estudamos sobre os cuidados com os vírus do computador, e como não sofrer com problemas que podem aparecer via Internet.

  15. CARTILHA 4

    E ai pessoal blz.Eu vou falar sobre minha apresentação com meu colega e parceiro,sobre os direitos que todos os idosos tem.
    Eles tem direito a aposentadoria,ter um pequeno elevador no ônibus e nos hospitais,precisar de acompanhamento.Só que muitas vezes, os idosos sofrem agreções físicas por que são mais frageis,e por isso eu pesso a atenção de toda a pópulação para esse fato,e aqui termina minha apresentação ok até +.

    Aluno:William N. Dörner
    Nº:30

  16. Cartilha 4

    Eu vou falar um pouco sobre a minha presentação junto com os meus colegas sobre os portadores de deficiência e o que os mesmos dever ter, rampa, portas para a passagens de cadeira de rodas,pequena rampa no ônibus. É preciso respeitar os portadores de deficiência para que eles tenham um vida digna.

    nome:Djeysson Ian Wolfart nº 08

  17. Na cartilha 04, fala de direitos e deveres, cidadania, como ser um bom cidadão, direitos à vida de todas as pessoas, e também que as crianças devem ter registro de nascimentos a todas as crianças têm direito á educação em escola Pública…

  18. Para sermos um verdadeiro cidadão devemos ter o nosso registro de nascimento pois isso é um documento muito importante que significa a nossa identificação.No registro de nascimento consta o dia do nosso nascimento.
    O nome da criança, o hospital nome dos pais atividade de ambos,o municipio onde residem,o nome dos avos paternos e maternos.
    TER HOSPITAL PARA OS FILHOS
    Todas as pessoas tem o direito de um atendimento de saude com dignidade em hospitais postos de saude indifentemente das idades e condições financeiras.
    VACINAÇÃO
    As pessoas tem o direito de reseber todos as vacinas que o governo oferece independente de graça e cores . Os direitos de todos os cidadoes sao iguais .
    ESCOLA
    O dever de ”uma boa escola é de ter uma educaçao qualificada .
    Todos os alunos tem o direito aos estudos,não importa se tem dificuldades nos estudos,ou não todos devem ser tratados igualmente ,independentemente de raça e cor.
    TRANSPORTE ESCOLA
    É a prefeitura que é responsavel pelo transporte escolar.
    Todos os alunos tem o mesmo direito do transporte não tem como chegar a uma escola mais proxima de sua casa.
    APOSENTADORIA
    As pessoas de uma certa idade tem o direito de uma aposentadoria digna, pois trabalharam por muitos anos .E contribuiram no INS.
    E outras se aposentam por doenças , invalides nos todos tem o direito de uma aposentadoria digna comforme cada caso.
    Lais n 32 7 ano b

Deixe uma Resposta

