Homofobia

 

Homofobia é o termo utilizado para designar uma espécie de medo irracional diante da homossexualidade ou da pessoa homossexual, colocando este em posição de inferioridade e utilizando-se, muitas vezes, para isso, de violência física e/ou verbal.

A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual. Esse termo teria sido utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em meados dos anos 70 e, a partir dos anos 90, teria sido difundido ao redor do mundo.  A palavra fobia denomina uma espécie de “medo irracional”, e o fato de ter sido empregada nesse sentido é motivo de discussão ainda entre alguns teóricos com relação ao emprego do termo. Assim, entende-se que não se deve resumir o conceito a esse significado.

Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades. Todavia, deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.

No decorrer da história, inúmeras denominações foram usadas para identificar a homossexualidade, refletindo o caráter preconceituoso das sociedades que cunharam determinados termos, como: pecado mortal, perversão sexual, aberração.

Outro componente da homofobia é a projeção. Para a psicologia, a projeção é um mecanismo de defesa dos seres humanos, que coloca tudo aquilo que ameaça o ser humano como sendo algo externo a ele. Assim, o mal é sempre algo que está fora do sujeito e ainda, diferente daqueles com os quais se identifica. Por exemplo, por muitos anos, acreditou-se que a AIDS era uma doença que contaminava exclusivamente homossexuais. Dessa forma, o “aidético” era aquele que tinha relações homossexuais. Assim, as pessoas podiam se sentir protegidas, uma vez que o mal da AIDS não chegaria até elas (heterossexuais). A questão da AIDS é pouco discutida, mantendo confusões como essa em vigor e sustentando ideias infundadas. Algumas pesquisas apontam ainda para o medo que o homofóbico tem de se sentir atraído por alguém do mesmo sexo. Nesse sentido, o desejo é projetado para fora e rejeitado, a partir de ações homofóbicas.

Assim, podemos entender a complexidade do fenômeno da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. A homofobia implica ainda numa visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”.

A questão não se resume aos indivíduos homossexuais, ou seja, a homofobia compreende também questões da esfera pública, como a luta por direitos. Muitos comportamentos homofóbicos surgem justamente do medo da equivalência de direitos entre homo e heterossexuais, uma vez que isso significa, de certa maneira, o desaparecimento da hierarquia sexual estabelecida, como discutimos.

Podemos entender então que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de um lado a questão afetiva, de uma rejeição ao homossexual; de outro, a dimensão cultural que destaca a questão cognitiva, onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno, e não o homossexual enquanto indivíduo.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. A decisão retomou discussões acerca dos direitos da homossexualidade, além de colocar a questão da homofobia em pauta.

Apesar das conquistas no campo dos direitos, a homossexualidade ainda enfrenta preconceitos. O reconhecimento legal da união homoafetiva não foi capaz de acabar com a homofobia, nem protegeu inúmeros homossexuais de serem rechaçados, muitas vezes de forma violenta.

Créditos da imagem: Patrycja Mic / Shutterstock.com

http://www.brasilescola.com/psicologia/homofobia.htm

Bullying homofóbico colabora com evasão escolar, diz Unesco

Pela primeira vez no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou na terça-feira uma consulta internacional para lidar com o bullying contra estudantes LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) nas escolas e universidades. De acordo com o diretor de Educação pela Paz e pelo Desenvolvimento Sustentável do órgão, Mark Richmond, é preciso combater esse tipo de violência, que contribui para o aumento da evasão escolar.

“Devemos trabalhar o bullying homofóbico nas escolas porque jovens em todo o mundo são afetados por essa violência, e isso infringe os direitos desses jovens a uma educação de qualidade. O bullying homofóbico influencia no desempenho dos alunos, bem como, aumenta a taxa de evasão escolar”, afirmou durante evento que acontece durante esta semana no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

http://noticias.terra.com.br/educacao/bullying-homofobico-colabora-com-evasao-escolar-diz-unesco,17b942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/escola-luta-homofobia-685317.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/sera-elas-sao-451878.shtml

ATIVIDADE ARA OS ALUNOS DOS 9º ANOS- A, B, C, D, E, 

LER O TEXTO POSTADO, E PELO MENOS MAIS UM, DOS SUGERIDOS ACIMA.

SINTETIZAR AS IDEIAS OU OPINIÕES QUE JULGAR IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DO ASSUNTO. REGISTRAR NO CADERNO.

 

 

153 thoughts on “

  1. A homofobia é o preconceito contra homossexualidade ou homossexual.
    As pessoas que praticam o bullyng homofóbico, ridicularizam, violentam e até assassinam pessoas que tem preferência pelo sexo oposto.
    Com esse tipo de bullying as vítimas costumam ficar com medo de ir a aula e sair na rua, algumas vítimas provocam o seu próprio assassinato.
    Devemos falar, anunciar e entregar panfletos, falar mais sobre esse crime que é a homofobia. Devemos anunciar na tv na internet em todos os meios de comunicações possíveis para que as pessoas saibam mais sobre esse assunto, para que as pessoa não causem mais esse mal à outras pessoas. Acho que cada um tem a preferência de namorar quem quiser cada um é cada um, devemos respeitar.

  2. Homofobia é um caso muito sério.Homofobia causa repulsa pois é o preconceito bobo contra homossexualidade e ou homossexual, com isso as pessoas discriminadas não tem vontade de ir à escola, pessoas que acabam se matando por uma besteiras, por se sentirem excluídos. HOMOFOBIA É UM CASO SÉRIO ! Eu acho isso um absurdo, tenho certeza que se todo mundo parasse com isso o MUNDO estaria muito melhor !
    beijos :* .
    n° 12 ano: 9D

  3. Esse texto fala tudo sobre a homofobia.A sociedade deveria cuidar de sua vida,as pessoas estão sofrendo porque outra pessoas não aceitam homem ficar com homem ou mulher com mulher. Devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são e não ficar interrompendo a vida dos outros.9;D N;32

  4. É tao triste ver que existem pessoas que não compreendem a homossexualidade…afinal o que é homofobia? É o desrespeito contra pessoas homossexuais, acho tão repulsivo pessoas que batem xingam ou ameaçam homossexuais. O bullying homofóbico contra homossexuais é tão constante, que eu me sinto estar em um mundo que quem não é ‘igual a todos’ não tem o direito a ser tratado como igual.
    O texto é ótimo, quando lemos percebemos e repensamos no que falamos ou fazemos, e percebemos o que deve sentir quem sofre bullying por no gostar do sexo oposto.
    Nem todo mundo é perfeito, mais nesse nosso mundo perfeito quer dizer o quê?

  5. Homofobia é um termo usado para as pessoas que sentem raiva das pessoas homossexuais e elas com isso acabam sendo violentas com os homoxessuais. As pessoas que sofrem esse tipo de violência ficam excluídas das pessoas e da da sociedade e acabam ficando com depressão e não saem mais de casa por medo de de serem violentada. Por que essas pessoas tem preconceito? CADA UM TEM O DIREITO DE TER A SUA OPÇÃO SEXUAL E NINGUÉM TEM NADA VER COM ISSO!!!

  6. Homofobia é uma palavra utilizada para designar uma espécie de medo irracional,diante da homossexualidade, significa repulsa ou preconceito contra homossexuais.
    A homofobia é crime e pode dar até 20 anos de prisão, quando for comprovada.
    É muito importante falar sobre a homofobia nas escolas,pois é um assunto muito sério.

  7. HOMOFOBIA
    O autor do texto lido fala sobre pessoas que são do mesmo sexo e ficam juntas. E que as pessoas criticam por preconceito, e não sabem que todos tem o direito de fazer suas próprias escolhas…
    O texto ficou muito bem elaborado, queria que muitas pessoas entendessem que todos temos direito de fazermos nossas próprias escolhas.
    Eder Matos de Oliveira!!!## fuiii

  8. Considerando que a minha formação se baseia nos principios bíblicos, onde Deus fez o homem e a mulher, mandando eles se multiplicarem, não posso concordar que a semente do homem seja depositada em outra coisa senão na árvore que lhe foi dada (mulher). Mas respeito as leis, portanto não tenho o porquê “debochar”, “ironizar”, ou tirar sarro, ou seja, SEM PRECONCEITO.

  9. Homofobia é o termo utilizado para designar uma espécie de medo irracional diante da homossexualidade ou da pessoa homossexual, colocando este em posição de inferioridade e utilizando-se muitas vezes para isso, de violência física ou verbal.
    Este é um problema cada vez mais comum infelizmente.
    Isso ocorre pela falta de caráter das pessoas e a ignorância pelo assunto .
    Com essa agressão verbal e física as vítimas se traumatizam e tomam ações erradas como depressão e até o suicídio. Isso ocorre pela falta de caráter das pessoas e a ignorância pelo assunto .
    Muitas vezes quem pratica esse preconceito não conhece sobre o assunto.
    N°14 9°D

  10. Homofobia: a palavra significa repulsa ou preconceito contra a homossexualidade ou o homossexual.
    Eu acho que o bullying homofóbico deve ser trabalhado nas escolas,pois afeta os jovens de hoje e interfere nos direitos deles a uma educação de qualidade.
    Eu também acho importante trabalhar o assunto homofobia ,pois assim sabemos o que é, quais as consequências,as causas e como prevenir a homofobia.
    O tema homofobia pode ser trabalhado de diferentes formas,mas que as pessoas tenham noção do que é homofobia e assim todos nós juntos podemos acabar com o preconceito que as pessoas tem uma com as outras.

  11. A homofobia é o preconceito contra pessoas que tem um gosto diferente dos outros, ou seja pessoas homossexuais. A homofobia é um tipo de Bullying que afeta a vida de muitas pessoas, pois são ofendidas por outras pessoas e excluídas da sociedade. A homofobia é um crime grave, mas nem por isso pessoas deixam de praticar a homofobia. hoje em dia tem homossexuais que se isolam de tudo e de todos, pois são pessoas que sofreram ou sofrem a homofobia, então diga não a homofobia pois todos temos direitos de sermos ou gostarmos do que queremos

  12. A Homofobia é uma forma de preconceito na sociedade, uma pessoa homossexual é considerada ” Diferente ” ou inferior. Eu discordo disso ! Pois a pessoa homossexual não tem opção de sexo, apenas nasce assim.
    Por muitos anos acreditava-se que a aids era uma doença homossexual.
    “A homofobia implica ainda numa visão patológica da homossexualidade.
    A questão não se resume aos indivíduos homossexuais, ou seja, a homofobia compreende também questões da esfera pública, como a luta por direitos. Muitos comportamentos homofóbicos surgem justamente do medo da equivalência de direitos entre homo e heterossexuais.” Todos têm o direito de escolherem o que querem. Ninguém pode menosprezar o outro pela sua escolha sexual.

    9°”D”
    N°09

  13. Eu achei muito bom o texto , pois relata de forma bem clara, o que acontece no dia a dia, envolvendo a homofobia, ou melhor o preconceito contra homossexuais. Ninguém tem o direito de julgar ninguém a não ser que é muito perfeito, o melhor, sem defeitos. Mas uma coisa eu digo para quem sofre homofobia … denuncie pois é crime !!

  14. Jesus Chorou…
    O que é o que é??
    Clara e salgada, cabe em um olho e pesa uma tonelada…tem sabor de mar,
    pode ser discreta, inquilina da dor, morada predileta….na calada ela vem, refém da vingança, irmã do desespero, rival da esperança… pode ser causada por vermes e mundanas…e o espinho da flor, cruel que vc
    ama, amante do drama, vem pra minha cama, por querer, sem me perguntar
    me fez sofrer…e eu que me julguei forte…e eu que me senti…serei um fraco, qdo outras delas vir..se o barato é louco e o processo é lento…no momento…deixa eu caminhar contra o vento…o que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável…o vento não, ele é suave, mas
    é frio e implacável….(é quente) borrou a letra triste do poeta (só) …..correu no
    rosto pardo do profeta…verme sai da reta…a lágrima de um homem vai cair…esse é o seu B.O. pra eternidade…diz que homem não chora…ta bom, falou…não vai pra grupo irmão ai …. JESUS CHOROU ! ! !
    Porra vagabundo óh, vou te falar, tô chapando…eita mundo bom de acabar….o que fazer qdo a fortaleza tremeu…e quase tudo ao seu redor, melhor, se corrompeu…(epa pera lá, muita calma ladrão, cadê o espírito imortal do Capão?? lave o rosto nas águas sagradas da pia, nada como um dia após o outro dia…sou eu seu lado direito, tá balado pq veio, negô, é desse jeito)…Durmo mal, sonho quase a noite inteira, acordo penso, acordo com olheira, na mente sensação de mágoa e
    rancor…uma fita me abalou na noite anterior…Alô!! (Ae dorme em doidão, mil fita acontecendo e cê ai)…que horas são?? (meio dia e vinte ó..a fita é o seguinte ó….não é isqueirando não ó, fita de mil grau, ontem eu tava ali de CB, no peão, com um truta firmezão, cê tem que conhecer, se vc liga ele vai saber de repente, ele fazia até um Rap no passado recente…vai vendo a fita, se naum acredita, quando tem que se é Jão, presta atenção, vai vendo…parei pra fumar um de remédio,
    com uns muleque lá e pá, trafica nos prédios…o que chegou depois, pediu pra dar uns 2…logo, um patrício ó, novão e os caráio…fumaça vai, fumaça vem hein chapou o côco, se abriu que nem uma flor, ficou louco…tava eu mais dois truta e uma mina num tempra prata show filmado ouvindo Guina…o bico se atacou ó, falou uma pá do cê)…tipo o que??
    (Esse Brown aí é cheio de querer ser, deixa ele moscar e cantar na quebrada, vamo ver se é isso tudo qdo ver as quadrada, periferia nada, só pensa nele mesmo, montado no dinheiro e vcs aí no veneno…e a cara dele truta?? cada um no seu corre, durmo pelas veia, uns mata, outros morrem…eu mesmo se eu catar voa numa hora dessa, vou me destacar do
    outro lado de pressa, vou comprar uma house de boy depois alugo, vão me chamar de senhor…não confundo… mas pra ele só a zona sul que é a pa… diz que ele tira nós, nossa cara é cobrar…o que ele quiser nós quer, vem que tem, pq eu naum pago pau pra ninguém…E eu?? só registrei né, não era de lá, os manos tudo só ouviu, ninguém falou um A)…Quem tem boca fala o que quer pra ter nome, pra ganhar atenção das muié e/ou dos homens…amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor, naum entende o que eu sou, não entende o que eu faço, não entende a dor e as lágrimas do
    palhaço…mundo em decomposição por um triz, transforma um irmão meu em um verme infeliz…e a minha mãe diz: Paulo acorda, pensa no futuro que isso é ilusão, os proprio preto não tá nem ai com isso não, olha o tanto que eu sofri, que eu sou, o que eu fui, a inveja mata um, tem muita gente ruim…Pô mãe não fala assim que eu nem durmo, meu amor pela
    senhora já não cabe em Saturno, dinheiro é bom, quero sim se essa é a pergunta, mas dona Ana fez de mim um homem e não uma puta…ei vc, seja lá quem for, pra semente eu não vim, então, sem terror …inimigo invisível, Judas incolor, perseguido eu já nasci, demorou…apenas por 30 moedas o irmão corrompeu, atire a primeira pedra quem tem rastro meu…cadê meu sorriso?? onde ta?? quem roubou??
    é…humanidade é má, e até Jesus Chorou…Lágrimas…Lágrimas…Jesus Chorou….vermelho e azul, hotel, pisca só luz, nos escuros do céu…Chuva cai lá fora e aumenta o ritmo, sozinho eu sou agora o meu inimigo intimo…lembranças más vem, pensamentos bons vai…me ajude, sozinho penso merda pra caráio…gente que acredito, gosto e admiro, brigava por justiça e em paz levou tiro: Malcon X, Ghandi, Lennon, Marvin Gaye, Che Guevara, Tupac, Bob Marley e o evangélico Martin
    The King…lembrei de um truta falar assim: naum joga pérolas ao porco irmão, jogue lavagem eles preferem assim, se tem de usar piolhagem?? Cristo que morreu por milhões, mas só andou com apenas 12 e um fraquejou…periferia…corpos vazios e sem ética lotam os pagodes rumo a cadeira elétrica…eu sei vc sabe o que é frustação…máquina de fazer vilão…eu penso mil fita, vou enlouquecer…e o piolho diz assim qdo me vê: (famoso pra karáio, durão, ih truta…faz seu mundo não Jão,
    hã, a vida é curta…só modelo por ai dando boi, põe elas pra chupar e manda andar depois…rasgar as madrugadas só de mil e cem..se sou eu truta hã, tem pra ninguém…Zé Povinho é o Cão, tem esses defeitos, cê tendo ou naum cresce os zóio de qualquer jeito…cruzar se arrebentar, de repentemente vai, de ponto quarenta, se querer tá no pente)…se só
    de pensar em matar já matou, prefiro ouvir o pastor: Filho meu, não inveje o homem violento e nem siga nenhum dos seus caminhos…
    Lágrimas…molha a medalha de um vencedor…chora agora ri depois, ae, Jesus Chorou…Lágrimas…
    (faltou o comentário)

Deixe um comentário