Seminário- tema- Sexualidade

Seminário

Tema-Sexualidade – Projeto: Aprender, socializar e agir para transformar.

 

O tema sexualidade foi o assunto pesquisado, debatido, aprendido e socializado, durante os meses de trabalho, envolvendo as três turmas de 9º Anos do período matutino tendo como base inicial

Textos sobre sexualidade e adolescência.

o conteúdo apresentado no material do alunos do Programa Agrinho.

 

 

 

 

 

 Par a socialização, envolvendo o gênero entrevista e organização das oficinas para socialização, o tema citado foi subdividido em vários subtemas pertinentes a seguir: Sexualidade precoce, Gravidez na adolescência, DST, Métodos contraceptivos, Aborto, Mídias e sexualidade- Erotização passada pelas propagandas, filmes, músicas, novelas, etc.

Sexualidade- maturidade

 

 

Temas trabalhados

 

CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.

Oficina Mídia e Sexualidade.

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.

Dividindo tarefas.

O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.

A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.

Organizando murais.

Etapas desenvolvidas:

O tema sexualidade foi amplamente trabalhado a partir do Gênero entrevista, com o DR Dráuzio Varella e médica especialista no assunto. A partir desta trabalhou-se inúmeros textos veiculados em diferentes revistas, livros específicos, jornais, bem como em artigos disponibilizados via online.

Buscando dados nas entrevistas.

Métodos contraceptivos

Trabalharam-se, além da leitura e comparação de diferentes gêneros textuais, sobre o tema em questão, inúmeras produções conforme especificidades e características.

Utilizando as TIC.

 

 

 

 

 

Para o seminário de socialização:

A turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.

Divisão em 6 grupos cada sala.

Tema Sexualidade.

Sexualidade precoce, gravidez na adolescência, Métodos contraceptivos, Doenças sexualmente transmissíveis, Aborto, Mídia x sexualidade precoce. Erotização através de mensagens apelativas.

Etapas:

Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.

Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.

Utilizando as diferentes mídias.

De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.

 

 

 

Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina.

Tema aborto.

Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.

Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.

 

 

 

As apresentações:

Ensaios.

Verificando os materiais.

 

 

 

 

 

Organização do ambiente.

Murais coletivos.

 

 

 

 

 

Recepção aos demais alunos.

Socialização das oficinas.

 

Expectadores

Avaliação pelas demais turmas.

Grupo- DST

 

 

 

Grupo- Métodos contraceptivos.

  Grupo-Sexualidade precoce.

Grupo- tema- aborto

Ações após socialização.

Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).

Mensagem impressa no jornal local

Repasse via face book de trabalhos e mensagens

Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.

 

 

 

 

8 thoughts on “Seminário- tema- Sexualidade

  1. Estudando temas como a sexualidade estaremos ensinando os alunos a não cometerem erros e estaremos aprendendo mais sobre métodos contraceptivos para nos também não cometermos erros . Porque pesquisando nós sempre iremos aprender mais e poderemos ensinar os outros o que estamos aprendendo . Que poderemos divulvar mais o nosso trabalho e poderemos sempre melhorá-lo . Aprendi a pensar antes de fazer qualquer coisa , para não cometer erros na juventude e poder estragar a vida inteira.

  2. A vantagem de se trabalhar com projetos é que aprendemos em conjunto com as pesquisas que foram feitas e depois apresentadas.
    A importância de trabalhar com pesquisas para buscar mais dados sobre esse assunto é que buscando os dados acabamos aprendendo mais.
    Utilizando os diferentes meios de tecnologia podemos ver sobre um mesmo assunto por vários jeitos(imagens,vídeos,etc…)
    Eu aprendi que devemos ter uma relação sexual responsável para evitar qualquer problema como doenças sexualmente transmissíveis e também para evitar uma gravidez precoce.

  3. Trabalhar com temas como sexualidade precoce ajuda a conscientizar os alunos a não cometerem tantos erros na juventude , ajuda a pensar duas pensar 2 vezes antes de fazer um filho sem ter maturidade para criá-lo .Além disso, faz conhecer melhor o assunto , pois é muito utilizado no dia a dia .Só com o que o aluno tem na escola ele não consegue saber muita coisa , buscando fora, pesquisando o aluno tem acesso a mais imformações.Além do aluno saber mais ele faz um trabalho mais esclarecido para imformar melhor os outros alunos a terem acesso a mais imformações , com isso, fazer um melhor trabalho para saber mais e explicar aos colegas de maneira mais rapida e fácil .
    Aprender a pensar duas ou mais vezes antes de fazer uma besteira e ajudar a concientizar meus amigos a não cometerem erros ,pois , quando tem um filho você acaba “perdendo parte de sua juventude, pois ao invés de sair com seus amigos tem que ficar em casa com seu filho.

  4. Sempre é muito bom trabalhar com projetos,pois você acha que conhece tudo sobre o assunto mas acaba vendo que não é só isso é muito mais ,além de aprender mais ,você faz pesquisas busca em livros etc.

    Trabalhar com tecnologia também é muito bom e legal pois é algo diferente você tem vontade de fazer mais pesquisas ,mais entrevistas , buscar mais dados ;é muito bom e envolvente.

    Com o tema Sexualidade eu pude ver que não é uma simples palavra é uma palavra escondendo várias outras .Aprendi que os métodos contraceptivos podem prevenir uma adolescência infeliz ,também vi que o aborto é algo muito ruim pois é a mesma coisa que matar alguém ,aprendi que se não tomarmos cuidados podemos pegar DSTs e até morrer .

  5. Muitas são as vantagens de trabalhar os assuntos em forma de projetos.Aprendemos mais, ficamos por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.Para aprender como se faz de forma correta e mostrar para os outros aquilo que aprendemos. Como as pesquisas que realizamos pude saber mais sobre o assunto sexualidade precoce, tomar conhecimento e saber como essas pesquisas interagem na nossa vida,um exemplo é a mídia que interfere na vida sexual de um adolescente.
    Hoje em dia vivemos no mundo da tecnologias desenvolvida,a onde tudo é mais fácil,rápido,e pra]ático, onde tudo é moderno.Se um dia você precisar fazer uma cirurgia ou algo assim a tecnologia vem mais avançada.
    Com as pesquisas sobre o assunto sexualidade nós podemos perceber com as informações são muito importante para nós sabermos como agir com esse situações (mídia).Hoje qualquer pessoa pode ver como os jovens reagem quando vê uma propaganda sedutora, nas televisões e internet.

  6. Tem muitas vantagens de trabalhar com os projetos,como foi o nosso. Você interage com os colegas, ensina outra pessoa, aprende muito mais sobre o assunto, não faz de qualquer jeito. Você fica mais por dentro das novidades,aprende coisas novas e legais e é bom para seu futuro. Eu aprendi sobre sexualidade que muita gente nem liga para esse assunto,pensa que com ele nunca vai acontecer uma gravidez precoce ou uma DST,só com os outros. Dai nem se importa em se prevenir para não engravidar ou contrair uma doença. É preciso pensar com mais seriedade, e ás vezes estas doenças são muito graves como é o caso da AIDS.Então cada um tem que ter responsabilidade e se prevenir,e também esperar a hora certa da sua relação sexual.Só com maturidade e afetividade.

  7. Enviado em 22/09/2013 as 9:09 pm
    Eu achei que o seminário sobre Sexualidade e seus subtemas foi muito bom, mas faltou mais preparação da parte de alguns alunos.
    O tema sexualidade é muito bom e é preciso para ser estudado, seus subtemas são muito importantes para nossa formação. Aprendemos muito sobre a DSTs, o risco que o sexo sem proteção, a influência das mídias na sexualidade precoce, a gravidez na adolescência que é muito comum nos dias de hoje, a importância dos métodos contraceptivos, para evitar uma gravidez indesejada.
    Tivemos muitos pontos positivos no seminário, como a colaboração do grupo, as pesquisas todas que nós fizemos aprendermos muito mais, as bonitas apresentações de alguns. Tivemos pontos negativos que foram: a não preparação de uns, alguns que também não ajudaram o grupo e a falta de responsabilidade de poucos.
    Em minha opinião alguns deveriam ter se preparado mais,
    Para mostrar um trabalho mais completo em colaboração com todos os demais grupos.
    Nome:Flaviane N:10 9 ano E

    Nome:Flaviane N:10 9 ano E

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s