Seminário – Formas de Violências

Seminário- Tema –Formas de violência–Cidadania

Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Bullying, violência juvenil, drogas, alcoolismo juvenil, violência no trânsito. Tabagismo .

Projeto

CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial  de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e  é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.

Trabalho coletivo

O mundo, precisa  de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.

Ação conjunta.

A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.

Etapas desenvolvidas:

Primeiramente  todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, Bullying e demais formas de violência, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders,etc.

Alguns materiais pesquisados.

Trabalhou-se diferentes gêneros textuais jornalísticos, como notícias, editoriais, artigos, carta do leitor sobre o tema em questão.

Para o seminário de socialização:

Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.

Divisão em 6 grupos cada sala.

Divisão dos grupos.

Tema Violência; -Bullying.  Violência juvenil, gangues – Drogas , Alcoolismo, Tabagismo –cigarros . Violência no Trânsito- Medidas sócio-educativas.

Bullying – prejudicial para todos os envolvidos.

Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar  as informações, montar as oficinas  para posterior socialização em seminário.

Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação  e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.

Algumas das violências pesquisadas.

De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor, escolheu  o entrevistado, marcou hora para as entrevistas,  entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.

Buscas estipuladas

Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina.

Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.

Revendo os slides já prontos.

Trabalho de fundamentação teórica

Produziram slogans e textos para serem socializados via redes sociais, Blog, facebook e   jornalimpresso.

As apresentações:

Ensaios.

Ensaindo as falas

Murais coletivos.

Organização do ambiente.

Murais individuais- Mapa do trânsito local.

Slogans produzidos.

Recepção aos demais alunos.

Apresentação do tema

Expectadores

Socialização das oficinas.

Grupo- violência de gangues e Con.Tutelar

Grupo – Violência no trânsito

Grupo- tema- Drogas

Tema – tabagismo.

Avaliação pelas demais turmas.

 

 

 

 

Vìdeos contendo o conteúdo pesquisado e as entrevistas:

Vídeo com a entrevista da Professora Célia Vigorena. Medidas para diminuir a violência nas escolas e sociedade.

 

Ações.

Campanha “Cultura da paz” desenvolvida nos dois bimestres com todos os alunos do Colégio e Comunidade escolar.

Participação no Concurso do Televisando o Futuro. Grupo GRPCOM

Participação individual dos alunos no concurso,como redatores e repórteres tens.

Organização de livros com paródias, mandamentos e abecedários da Paz, disponibilizados na Biblioteca do Colégio e murais do  Colégio.

Repasse em forma de oficina para os pais durante entrega de boletins no primeiro bimestre.

Apresentação de paródias para os pais, versando sobre a necessidade de paz no ambiente escolar e fora deste.

Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.

Entrevistas para jornal local e canal de Tv.

Repasse de slogans e mensagens via celulares; ( Corrente consciente).

Após a socialização do Seminário, primeiramente para as demais turmas de 9º Anos, e depois para os 8º, 7º ,

e 6º Anos, os alunos do 9º Ano B, na aula subsequente, de posse dos slogans criados, enviaram mensabens via celular para pelo menos de 10 a  30 pessoas de sua convivência e solicitaram que estes repassassem também as mensagens enviadas. Foi uma atividade diferenciada e que surtiu em resultados positivos.

Alunos utlizando os celulares para o repasse das mensagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma mensagem por dia impressa no jornal local ( em execução)

Repasse via facebook  de trabalhos e mensagens

Realimentação dos dois Blog do Colégio e Projeto.

Vídeos elaborado pelos alunos sobre os assuntos já relacionados.

Tema- Drogas

http://www.youtube.com/watch?v=sc409qdlQks

Tema- Violência no trânsito

http://www.youtube.com/watch?v=UeZ5q5lxPBg

One thought on “Seminário – Formas de Violências

  1. As redes sociais tem uma importância muito grande, quanto as formas de socialização pois, a partir delas nós podemos interagir com pessoas de qualquer lugar do mundo e assim trocar experiências, sejam elas boas ou ruins.
    No seminário obtive vários aprendizados entre eles: eu aprendi que quando obtemos um conhecimento é muito importante repassá-lo para outras pessoas, principalmente aos menores; entre aprendizados aparecem os conhecimentos entre tantos me recordo de um que vale tanto para as pessoas que estão em processo de recuperação do alcoolismo, quanto para quem tem uma vida normal; cada um faz uma escolha, se você fez a melhor delas você tem que saber que ela não vai ser fácil mas você tem que ser forte.
    As TIC’s possuem grandes vantagens e importâncias para socializar os trabalhos, pois a partir do seu uso nós podemos repassar os conhecimentos que obtivemos no seminário para outras pessoas (enviar conhecimento à várias pessoas em segundos).
    O trabalho com projeto: é importante pois quando participamos de um projeto, criamos expectativas e fazemos o máximo possível para alcançá-las.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s