Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania
Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.
CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.
A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.
O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.
A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.
Etapas desenvolvidas:
Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.
Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.
Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.
Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.
De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.
Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.
Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.
Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.
As apresentações:
Ensaios individuais e coletivos
Organização do ambiente para socialização.
Recepção aos demais alunos.
Socialização das oficinas, conforme cronograma previamente organizado.
Avaliação pelas demais turmas.
Assista ao Vídeo sobre o Código Florestal, sisleg e demais itens sobre o meio ambiente.
Assista ao vídeo sobre as questões ligadas a Poluição- Lixo. etc.
http://www.youtube.com/watch?v=5iQjzFKf358
Vídeo sobre Alimentos transgênicos elaborado pelos alunos.
l
Ações
Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.
Entrevistas para jornal local e canal de Tevê
Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).
Uma mensagem por dia impressa no jornal local.
Repasse via face book de trabalhos e mensagens
Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.
Avaliação do Seminário.
Eu gostei de pesquisar e socializar o tema, meio ambiente, pois eu aprendi muito mais do que eu sabia e um tema bom de pesquisar falar , e bom compartilhar com os outros quando temos informações importantes.
a respeito de tudo o que envolve o meio ambiente. Foi um trabalho muito bem organizado todos os trabalhos tinham um tema diferente com base no meio ambiente, todos são muito importante.