Seminário – Meio ambiente

Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania

Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.

CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.

Grupos organizando as oficinas.

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.

Apresentação do Grupo -transgênicos.

Assistentes das oficinas

O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.

A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.

Etapas desenvolvidas:

Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.

Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.

Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.

Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.

Vídeos gravados pelos alunos sobre o assunto.

De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.

Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.

Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.

Organização dos murais coletivos.

Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.

As apresentações:

Ensaios individuais e coletivos

Organização do ambiente para socialização.

Recepção aos demais alunos.

Socialização das oficinas, conforme cronograma previamente organizado.

Avaliação pelas demais turmas.

Observações feitas por grupo de alunos.

Assista ao Vídeo sobre o Código Florestal, sisleg e demais itens sobre o meio ambiente.

Assista ao vídeo sobre as questões ligadas a Poluição- Lixo. etc.

http://www.youtube.com/watch?v=5iQjzFKf358

 

Vídeo sobre Alimentos transgênicos elaborado pelos alunos.

l

Ações

Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.

Entrevistas para jornal local e canal de Tevê

Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).

Uma mensagem por dia impressa no jornal local.

Repasse via face book de trabalhos e mensagens

Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.

Avaliação do Seminário.

1 thoughts on “Seminário – Meio ambiente

  1. Eu gostei de pesquisar e socializar o tema, meio ambiente, pois eu aprendi muito mais do que eu sabia e um tema bom de pesquisar falar , e bom compartilhar com os outros quando temos informações importantes.
    a respeito de tudo o que envolve o meio ambiente. Foi um trabalho muito bem organizado todos os trabalhos tinham um tema diferente com base no meio ambiente, todos são muito importante.

Deixe um comentário