Seminário – meio ambiente.

Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania

Organizando material para os murais.

Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.

Organizando murais.

CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.

conferindo os temas.

 

Verificando os materiais.

O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.

A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.

Conferindo os materiais.

Etapas desenvolvidas:

Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.

Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.

Oficinas …

Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.

Vídeos gravados pelas equipes para posterior socialização.

Preparação dos detalhes finais.

Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.

De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.

Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.

Tema Código Florestal e Sisleg.

Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.

 

Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.

 

As apresentações:

Ensaios individuais e coletivos

 

 

Organização do ambiente para socialização.

Grupo biodiversidade.

Recepção aos demais alunos.

 

 

 

 

Socialização das oficinas, conforme cronograma previamente organizado.

 

Alunos das 9º B e C.

Avaliação pelas demais turmas.

Ações

Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.

Entrevistas para jornal local e canal de Tevê

Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).

Uma mensagem por dia impressa no jornal local.

 

 

Apresentação – paródia.

Repasse via face book de trabalhos e mensagens.

Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.

Avaliação do Seminário.

 

 

14 thoughts on “Seminário – meio ambiente.

  1. A importância de pesquisar sobre o meio ambiente é que aprendemos coisas que não sabiamos sobre ele,e também de usar as novas tecnologias é para aprendermos sobre oque não sabemos. O nosso trabalho foi bom descobri coisas que não sabia, aprendi muito sobre o sisleg, sobre o código florestas e demais assuntos.

  2. Os trabalhos foram bem realizados, bem descritivos, e bem explicados , a realização foi bem organizada , O mais importante foi passar a imagem para os alunos de como anda nosso planeta, mostrar um pouco da realidade como e feita como é executada.Em primeiro o meio ambiente de forma geral, foi falado sobre coleta seletiva, sobre lixos e etc.
    Deu pra passar bem a imagem e as mensagens sobre o assunto , Já no segundo dia Foi citado O trânsito( os acidentes etc ) e as drogas, Alcoolismo , entre outros, com um bom Resultado.

  3. Nos trabalhos foi falado sobre coisas muito importante como a água, código florestal, sustentabilidade, trangênicos, biodiversidade, bioconbústivel, sisleg,etc…..
    Para nós isso foi muito bom porque ficamos sabendo mais sobre os temas apresentados,
    sobre as causas, as consequências se não cuidarmos do meio ambiente e as soluções que deve ser feitas por todos.
    Por isso foi muito bomm e sábio.
    PARABÉNS!!!!

  4. É importante usar essas formas de trabalho para interagir melhor com a turma e tirar um pouco o tédio da turma, assim fugindo um pouco da rotina, e descontraindo a turma não só usando livros e passando atividades. O tema que foi passado é importante, por que é algo que iremos levar para a vida toda, e isso se destacou mais, por que podemos passar para as outras classes também o que aprendemos.
    Também é importante usar as redes sociais, para o nosso tema se destacar e ir além da escola. Muitos dos jovens usam muito as redes, então com isso chamamos a atenção de todos.
    O tema do meu grupo foi sobre “trangênicos”, antes de fazer esse seminário eu nem sabia que os trangênicos existiam e pelo fato de ter feito esse trabalho eu aprendi muito, tanto com a entrevista como com a apresentação.
    Entre isso, eu aprendi e relembrei muitas coisas que eu não sabia e que eu ja havia esqecido. Foi muito bom ter trabalhado isso por que além da gente saber, os demais também puderam saber o que estamos trabalhando.
    Eu gostei muito de ter feito esse trabalho. Ele também ajudou a perder um pouco da vergonha entre os de mais colégas e descobrimos mais coisas novas.

  5. Com esse projeto e tema,nós nos preparamos para o futuro,e também aprendemos a cuidar melhor do meio ambiente.
    É uma boa forma de todos aprenderem sobre várias coisas que não sabíamos.
    O meu tema foi sobre a poluição ambiental,e nós entrevistamos 2 professoras da escola Bento,e falamos sobre poluição e lixo no meio ambiente.
    E todos aprendemos também muitas coisas como : Não jogar lixo na rua,no meio ambiente,apenas no lixo,aprendemos também a economizar a água. Relembrar e agir de forma diferente sempre é válido.

  6. Nos trabalho de socialização foi falado sobre água , Biodiversidade , Código Florestal e Sisleg , Trangnicos , Sustentabilidade , Biocombustivel e outros assuntos ligados ao meio ambiente.

    Isso é bom para saber mais sobre sobre os temas e não estragar o nosso meio ambiente com ações erradas.
    Igor de Avila.

  7. A importância de mostar em projetos o que é o meio amiente e como está,é muito grande, pois você incentiva as pessoas a preservar o meio ambiente ,talvez se você mostrar fotos sobre as coisas horríveis que acontece na natureza com as árvores e principalmente com os animais. Quem sabe assim as pessoas colocam a mão na consciência E AJUDEM A SALVAR O PLANETA!!!!
    As redes sociais também são um meio de falar sobre o meio ambiente ,de convocar as pessoas a ajudar o meio ambiente ,de fazer com que a nosso próxima geração tenho um bom futuro!!

  8. O mais importante de trabalhar com o meio ambiente é o aprendizado. Já pararam pra pensar o que e o quanto aprendemos de novo ou até mesmo relembramos algo que já sabíamos, com apenas uma frase em relação ao meio ambiente? Estudando, escutando, lendo, escrevendo sobre o meio ambiente nos faz querer cuidar mais e melhor da natureza do nosso planeta.
    A vantagem que podemos ter, usando a tecnologia e as redes socias é que sempre estaremos aprendendo algo novo sobre o meio ambiente. Como mesmo nosso blog, tanta coisa que interessa a todos, pois todos nós habitamos a natureza, e por isso mesmo, temos que cuidar muito bem dela. E com as redes sociais podemos seguir dicas
    e ser estar sempre antenados sobre o assunto.
    Uma das formas que podemos fazer para cuidarmos bem do meio ambiente, é não poluir. A poluição pode acabar com tudo, até mesmo com a saúde de todos nós. Por isso, não polue, vamos viver em mundo limpo e conservado. Faça sua parte!

  9. Desenvolver o trabalho foi muinto importante para todos, por que com esse trabalho nos aprendemos com o tema meio ambiente novas coisas. e tambem foi uma forma de perder a timidez diante das pessoas. E foi trabalhado em outros espaços fora da sala de aula.
    Igor Batista,

  10. Foi muito bom fazer esse trabalho, consegui novas experiencias, perdi mais a vergonha de apresentar trabalho para outras pessoas e principalmente aprendi muita coisa sobre meio ambiente. Com esse trabalho podemos aprender a utilizar novas formas de fazer e apresentar os trabalhos.
    O tema do meu grupo é Transgênicos, um tema pouco comentado na sociedade, mas muito importante. Aprendemos que transgênicos estão diariamente na nossa vida, aprendemos a identificá-los e seus benefícios e malefícios.
    Tivemos tambem a aportunidade de aprender muito sobre outros temas, por exemplo, biodiversidade, código florestal, água e muito mais.

  11. O trabalho foi muito bem organizado, o ambiente ficou muito bom e conforme o assunto.
    O nosso trabalho era sobre biodiversidade. Aonde a impotância desse trabahlo que ao memso tempo você aprende sobre o assunto, você solta a sua criatividade e a realiza, você aprende a trabalhar em grupo e apresentar ou saber lidar com a apresentação em público.
    A utilização dos novos meios de técnologia nos ajudam a ter mais acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo os divulgar em redes de fofocas, conversas e etc…De forma mais rápida e melhor.
    Então o nosso assunto biodiversidade é um tema muito expansivo, por isso nós nos preparamos para apresentar expecificamente sobre a biodiversidade brasileira que é um tema muito importante pois temos além do pulmão do mundo, 2 maravilhas mundias : as cataratas do Iguaçu e a floresta Amazônica .Tentamos passar o máximo de conhecimento atravéz da apresentação de forma que ninguém ficasse cansado de assistir, colocando maquetes entrevistas e uma apresentação sobre o assunto.
    Com esse trabalho nós revimos coisas, e aprendemos além do que conheciamos sobre o assunto.

  12. Eu acho muito importante trabalhar em forma de projeto, pois esses temas são importantes e por que fica muito mais fácil das pessoas se conscientizarem e de agirem.
    E você usando as redes sociais para mostrar esses trabalhos, as pessoas vão ver mais e fazer mais.
    O meu tema era sobre sutentabilidade e biocombústivel,eu aprendi pesquisando que o biocombustivel é formado por fontes renováveis exemplo soja,mamona,etc…
    Eu aprendi com esses trabalhos que tudo que nós fazemos afeta o meio ambiente ,e que daqui a alguns anos o mundo vai começar a “reclamar” e todos nós vamos ser afetados.

  13. Um trabalho baseado em projetos é muito mais informativo pois prescisamos correr atrás e conseguir alguém experiente no assunto que possa nos ensinar mais .Com a tecnologia e as redes socias podemos ficar enformados de tudo sem nem prescisar sair de casa pois com a tecnologia muitas pessoas criam blogs , sites e muito mais e com isso plublicam muitas informações nas redes socias , e além de notícias as redes socias também possuem várias informaçôes sobre estudos.Com a minha pesquisa sobre poluição pude relembrar que é muito importante a separação do lixo e também jogar o lixo no lugar certo para termos um mundo melhor sem poluição e com isso poderemos salvar o mundo.
    Matheus M.

  14. Os trabalhos dos 9º Anos A, B, C foram muito bem sucedidos, pois todos os grupos falaram sobre temas super importantes no dia-a-dia para, os adolescentes e adultos, vários temas que foram muito bem explicados e com isso nós só podemos aproveitar para aprender e socializar, temas sobre meio-ambiente,sexualidade e drogas, espero que com esse projeto todos os alunos do 9º A, B, C aprendam alguma coisa e que passem esse aprendizado para a família e amigos, para a futura geração não cometer os mesmos erros que muitas pessoas cometeram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s