CIDADANIA DIREITOS E DEVERES. QUAL É O MEU PAPEL?

Pesquisas e Seminário de Socialização- Tema: Cidadania- Direitos e deveres.

 Qual é o meu papel?

Colégio Estadual Eron Domingues.

DSCN4107

Subtemas trabalhados.

Direitos e  deveres.

Direito à vida.

Direito à educação.

Direito à Saúde. Sistema único de saúde.

Saneamento básico.

Trabalho – Carteira de trabalho – Leis trabalhistas.

Aposentadoria.

Leis- Justiça.

Serviço militar.

Voto – Voto consciente.

Imposto de renda.

Democracia. Liberdade. Acessibilidade.

Segurança. Liberdade de expressão.

DSCN3990

Justificativa

-Pela necessidade e urgência em trabalhar o tema com as crianças e adolescentes, para que saibam desde cedo que cidadania, direitos e deveres são essenciais na vida de cada um.

-Saber que para uma boa convivência e vivência é primordial que conheçamos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos.

-Para que cada cidadão, de forma individualizada, saiba que ele é parte fundamental de todo o processo, que não é preciso esperar para que o outro tome uma atitude, que cada ação sua reverte no bem estar do outro. Visando a igualdade de condições.

 

DSCN3991

-Saber que é preciso ação coletiva na sociedade, em busca do bem comum, em busca do crescimento pessoal e da comunidade.

O tema já citado e outros que permeiam e são contemplados no projeto, são essenciais, principalmente para que, se torne autor de sua própria história, saber que têm direitos garantidos por lei, e da mesma forma tem deveres que são de sua responsabilidade e intransferíveis.

- Por ser um momento especial e poder contar com materiais disponibilizados, via net para leituras e trocas de informações.

 DSCN4000

 

Objetivos Gerais

 

Ler, conhecer e discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e ou ações que cabe a cada aluno e cidadão, e que são imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, como consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana e participativa.

 

DSCN3916

Objetivos específicos

 

- Estudar, discutir para distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.

- Entender o que é cidadania plena de fato e de como vivê-la efetivamente.

- Desenvolver o senso crítico dos alunos, para que sejam protagonistas de sua história e saibam quais são os seus deveres e quais direitos podem e devem exercitar, primeiramente na escola e posteriormente fora desta.

- Discutir os direitos e deveres de cada cidadão e do aluno primeiramente, um cidadão em formação.

- Tomar atitudes, organizar ações a partir dos temas e subtemas trabalhados como diversidade, valores e problemas sociais

- Propiciar momentos de leituras individuais e coletivas de textos relacionados ao assunto cidadania.

- Promover o acesso de leituras via Redes Sociais, Blog, Facebook e participar com comentários, expressando seu ponto de vista.

- Socializar com os demais colegas, comunidade escolar, família e Redes Sociais os temas trabalhados e as ações desencadeadas.

 

DSCN4027

 

DSCN4083

 

 

 

 

 

Metodologia- estratégias para o desenvolvimento dos trabalhos

- Pesquisas por grupo de seus temas e subtemas.

- Coletânea/subsídios, estudo dos textos encontrados, dentre eles reportagens, artigos, notícias, entrevistas etc.

- Elaboração das questões para a entrevista. Trabalho em sala, por grupo.

- Envio das questões via e-mail, ou Facebook, para uma primeira revisão.

- Devolução das questões já corrigidas e entrega das cartas de apresentações para cada grupo.

- Levantamento dos profissionais –futuros entrevistados.

- Agendamento das entrevistas, com os profissionais da comunidade, conforme o tema da equipe.

- Comparecer ao local marcado para a entrevista com meia hora de antecedência, uniformizados e com a carta de apresentação.

- Gravar, filmar, fotografar e anotar a entrevista para registrar detalhes importantes.

- Organizar o conteúdo em slides, a parte introdutória do assunto, dados significativos, e conclusão do tema.

- Editar as entrevistas.

- Reescrita das entrevistas da oralidade para a escrita. Envio das mesmas via e-mail.

- Organizar o material a ser socializado, tendo a entrevista como uma complementação do estudo.

- Distribuição das partes e funções do grupo.

- Estudo individualizado e por grupo/ensaio.

- Verificação do material pertinente para cada apresentação.

- Organização do espaço.

DSCN4117

 

- Socialização dos temas e subtemas.

 

- Apresentação para as demais turmas do Colégio e Comunidade escolar e pais, no período vespertino e matutino.

- Relatório escrito das apresentações, feita individualmente, das apresentações dos outros grupos.

- Postagem no Facebook do Colégio, grupos, alunos, etc. e Blog de Língua Portuguesa, o conteúdo e o resultado.DSCN4121

DSCN4144- Inserido no Youtube as entrevistas efetuadas, para serem postadas no Blog, bem como os slides do trabalho.

- Postagem de comentários, no Blog, sobre a importância dos temas trabalhados, da socialização e do envolvimento da comunidade.

- Envio de mensagens e slogans, via suportes tecnológicos com celulares e afins.

- Entrevistas para a TV local sobre a importância e essência dos trabalhos.

 

DSCN4153

Como a atividade parte do Projeto foi  desenvolvido

De forma gradativa, permeada pelos gêneros textuais presentes no Currículo da série em questão. Priorizando a leitura e oralidade e produção textual. Envolvendo o maior número de alunos e comunidade escolar. Socializando os resultados via Redes Sociais, jornais e TV.

DSCN4131

 

5 – Locais onde foram desenvolvidas as atividades

- Algumas na própria sala de aula.

- No laboratório de informática.

- No saguão do Colégio.

- Em casa junto aos familiares.DSCN3980

- Câmara Municipal.- Prefeitura.

- Demais locais onde as entrevistas forma efetuadas, com diferentes profissionais da comunidade.

DSCN4027

Confira a reportagem veiculada pelo Jornal O Presente.

http://www.opresente.com.br/geral/oficina-aborda-cidadania-entre-alunos-do-eron-domingues-39889/

 

About these ads

1 pensamento em “CIDADANIA DIREITOS E DEVERES. QUAL É O MEU PAPEL?

  1. Eu Vinicius Mariano fiz parte do grupo que representou o tema pedofilia, Apresentamos no colégio Eron Domingues no dia 12/06/13 numa terça feira à tarde. O meu grupo foi muito importante para compreender um dos subtemas de formas de violência, porque nós mostramos que devemos fazer o certo , denunciar , representamos ensinamos fizemos muitas coisas boas. Espero que todos tenham aprendido várias coisas. É preciso que todos, igual a nós, que todos aprendam a denunciar esses pedófilos que também essas pessoas que denunciaram fiquem com a consciência limpa de terem feito a coisa certa. Foram relatados vários grupos como a cidadania que diz que devemos ajudar um ao outro e fazer o que é certo e também foi relatado sobre a lei Maria da Penha

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s